você está aqui: Home  → Colunistas  →  Sysadmin

Registro de Domínios

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 22 de Fevereiro de 2007

No Brasil o registro de domínios Internet foi feito, durante muitos anos, pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). No final de 2005 esta atividade passou a ser de competência do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Todo o processo é feito a partir do servidor Web do Registro.BR, localizado em http://registro.br.

Todo o processo de registro de domínios, cadastramento de usuários e dúvidas gerais estão muito bem documentados no próprio site. Como estas regras são passíveis de mudança frequente, o mais recomendável é, sempre que necessário, consultar a versão oficial, disponível no site ou então através de contato com o suporte técnico do Registro.BR. Este tutorial é um pequeno resumo do processo de registro de domínios e permite ao interessado uma rápida visão de todos os passos.

1. Obtenção de uma identificação

Basicamente, o primeiro passo é obter uma identificação junto ao Registro.BR. Isto é feito preenchendo-se um formulário e seguir as instruções das telas que geradas pelo sistema e nas mensagens por email que são enviadas para o endereço eletrônico fornecido.

Esta identificação é necessária para que cada domínio tenha um responsável, que irá se responsabilizar pelo pagamento das taxas, responder por qualquer ocorrência relativa ao domínio, receber alertas etc.

Figura 1: Cadastro de Usuário Registro.BR

2. Consultas ao Registro.BR

Uma vez obtida a identificação para acesso ao sistema do Registro.BR, podemos então passar ao passo seguinte, o registro dos domínios. Para registrar qualquer domínio é necessário primeiramente verificar se o domínio desejado está livre. Esta verificação pode ser feita já na primeira tela do site do Registro BR, como podemos ver pela figura abaixo.

Figura 2: Tela Principal Registro.BR

Façamos então um teste, verifiquemos o domínio linuxforall.com.br:

Figura 3: Consulta de disponibilidade de domínio

Figura 4: Resultado da Consulta

Este domínio, na data da consulta, em fevereiro de 2007, está ainda livre para registro.

Façamos então uma outra consulta, para o domínio ibm.com.br:

Figura 5: Consulta sobre o domínio ibm.com.br

Este domínio, é claro, já tem dono.

3. Registro de Domínios

Uma vez consultada a base de dados do Registro.BR e obtido um nome de domínio ainda livre, podemos passar então à solicitação de registro do novo domínio.

Figura 6: Registro de Domínios

Após se clicar em Registro, aparece a tela de login no sistema.

Figura 6: Tela de login Registro.BR

Na tela exibida após o login temos acesso a diversos tipos de informações associadas ao identificador obtido, tais como o nome dos domínios já registrados e um menu que nos permite alterar as informações dos domínios pelos quais se é responsável, alterar os dados cadastrais, e registrar novos domínios.

É possível fazer o registro de diversos tipos de domínios, cada um deles regido por normas distintas. São possíveis hoje o registro dos seguintes tipos de domínios:

3.1. Domínios Institucionais

O domínio institucional mais conhecido é o COM.BR. Entretanto existem diversas outras alternativas. No Brasil, representtam domínios institucionais todos aqueles terminados em:

AGR.BR, AM.BR,AM.BR, ART.BR, COM.BR, COOP.BR, EDU.BR, ESP.BR, ETC.BR, FAR.BR, FM.BR, G12.BR, GOV.BR, IMB.BR, IND.BR, INF.BR, MIL.BR, NET.BR, ORG.BR, PSI.BR, REC.BR, SRV.BR, TMP.BR, TUR.BR, TV.BR.

O nome dos domínios indicam a área de atuação, como por exemplo, ART.BR para artes, COOP.BR para cooperativas, etc. A lista completa e atualizada encontra-se no site do Registro BR.

Embora as alternativas sejam bastante variadas, permitindo a identificação bastante precisa da área de atuação da instituição, o mais comum é que se procure o registro do domínio COM.BR, que é o sufixo mais popular, e consequentemente, mais fácil de se memorizar e usar. Segundo as estatísticas disponíveis no site do Registro.BR, em fevereiro de 2007 os domínios COM.BR representavam mais de 91% do total de domínios registrados no Brasil. A maioria dos outros domínios, com exceção do domínio ORG.BR, não chegavam a representar nem 1%. Embora esta iniciativa do Registro.BR de oferecer mmais alternativas aos usuários, visando minimizar conflitos e indicando também, através do nome do domínio a área de atuação, seja louvável, na prática, o que ocorreu, é a continuidade da frenética corrida pelos domínios COM.BR.

Empresas estrangeiras que possuam um procurador legalmente estabelecido no Brasil, de acordo com as regras descritas em: Procedimentos para registro de empresas estrangeiras.

O registro de domínios institucionais é permitido apenas a entidades legalmente constituídas no país como pessoas jurídicas. Empresas estrangeiras precisam constituir um procurador no Brasil, segundo as condições descritas no site.

3.2. Profissionais Liberais

Os registros destinados a profissionais liberais possuem as seguintes terminações:

ADM.BR, ADV.BR, ARQ.BR, ATO.BR, BIO.BR, BMD.BR, CIM.BR, CNG.BR, CNT.BR, ECN.BR, ENG.BR, ETI.BR, FND.BR, FOT.BR, FST.BR, GGF.BR, JOR.BR, LEL.BR, MAT.BR, MED.>>BR, MUS.BR, NOT.BR, NTR.BR, ODO.BR, PPG.BR, PRO.BR, PSC.BR, QSL.BR, SLG.BR, TRD.BR, VET.BR, ZLG.BR

Os sufixos identificam as profissões. ENG.BR é reservado para engenheiros, MUS.BR para músicos, MED.BR para médicos e assim por diante.

3.3. Pessoa Física

Para as pessoas físicas o Registro.BR reservou os domínios terminados em nom.br, como em www.roberto.carlos.nom.br.

O valor anual a ser pago para o registro de um domínio, em fevereiro de 2007, é de R$ 30,00. O boleto para pagamento é impresso diretamente a partir do website do Registro.BR.

4. Pré-Requisitos para o Registro de Domínios

Para se registrar um domínio, além da obtenção de um identificador junto ao Registro.BR, do preenchimento dos formulários e pagamento das taxas, é necessário também que já existam no mínimo dois servidores DNS configurados e respondendo corretamente pelo domínio.

Este trabalho geralmente é feito pelo provedor Internet, que se encarrega de realizar as configurações necessárias. Caso você seja o responsável direto pelo domínio e pelo servidor DNS, não se esqueça de fazer a configuração adequadamente antes de solicitar o registro. Durante o processo de preenchimento do formulário de solicitação de um domínio, é necessário especificar o nome dos servidores DNS que responderão pelo domínio sendo registrado, os quais são consultados ao final do processamento. Caso tudo esteja correto, o processo é concluído e em 24 horas os servidores DNS do domínio BR serão alterados para redirecionar as consultas para os servidores DNS do domínio recém registrado.

Caso haja alguma pendência o registro ficará em suspenso aguardando a solução dos problemas.

Finalizando, a documentação do site Registro.BR é bastante completa e clara. Com a leitura cuidadosa da documentação disponível todos os pontos relativos ao registro poderão ser facilmente esclarecidos.

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna