Interfaces Gráficas do Shell Linux

Este curso reúne informações sobre como desenvolver interfaces gráficas para scripts Shell Linux com os aplicativos YAD, Zenity e Dialog. Começamos com o YAD - que significa Yet Another Dialog - por Victor Ananjevsky, que fez um fork do projeto do Zenity.  Em seguida apresentamos o Zenity, que é um programa que, assim como o YAD, se utiliza das ferramentas do GTK (que significa GIMP Tool Kit) para produzir interfaces gráficas muito bem acabadas que atuarão entre scripts em Shell (e outras linguagens orientadas a caractere) e os usuários. Finalmente apresentamos o DIALOG, que é um software que usa uma interface TUI (Text-based User Interface ou Interfaces baseadas em texto), que não necessita do X.

Descrição

DESCRIÇÃO

Este curso reúne informações sobre como desenvolver interfaces gráficas para scripts Shell Linux. Começamos com o YAD - que significa Yet Another Dialog. Foi criado há pouco tempo por Victor Ananjevsky, que fez um fork do projeto do Zenity e incrementou inúmeras facilidades que o Zenity não contemplava (com muitos diálogos a mais, diversas facilidades para customização e criação de formulários e botões por exemplo).

Em seguida apresentamos o Zenity, que é um programa que, assim como o YAD, se utiliza das ferramentas do GTK (que significa GIMP Tool Kit) para produzir interfaces gráficas muito bem acabadas que atuarão entre scripts em Shell (e outras linguagens orientadas a caractere) e os usuários, provendo entre ambos uma correlação amigável e bonita. O Zenity, provavelmente em função da forma veloz que o YAD progrediu, retomou seu desenvolvimento, criando inúmeros novos diálogos. Ainda é sem dúvida o software GUI mais usado em conjunto com o Shell.

Finalmente apresentamos o DIALOG, que é um software que usa uma interface TUI (Text-based User Interface ou Interfaces baseadas em texto), que não necessita do X. Foi recentemente renovado e acrescido de diversos diálogos. Entre outras coisas, o DIALOG é a base do Anaconda, o instalador do Red Hat e é a única forma de gerar uma interface caprichada em ambiente cliente-servidor.

MATERIAL DO CURSO

O curso aborda em profundidade TODAS as opções de TODOS os diálogos dos três programas.

O novo DIALOG tem 29 caixas de texto, cada uma com suas diversas opções específicas e 72 opções genéricas que modificam características básicas delas, possibilitando criar uma interface amigável para qualquer aplicação, desde uma entrada via radiobox, ou de uma caixa para selecionar arquivos ou diretórios, mostrando o andamento do processo via uma barra de progresso ou uma de multi-progresso.

Na seção sobre o YAD você encontrará todos os diálogos (são 19) com todas as suas opções (cerca de 260). Nenhuma das opções de todos os diálogos foi esquecida. Estão todos explicados e com pelo menos um exemplo de uso, o que é o resultado de um esforço de criação muito grande para encontrarmos casos de uso para cada um deles, de forma a termos exemplos coerentes e consistentes.

A seção sobre Zenity é o resultado de uma coletânea de dados obtidos através de consulta à documentação (man pages) e alguns sites da Internet. Nasceu da necessidade de gerar uma interface mais intuitiva a alguns scripts shell e como o Zenity era um programa muito bem avaliado que fazia exatamente isto, resolvemos nos dedicar a documentá-lo de forma abrangente e precisa.

PÚBLICO ALVO

O curso foi criado para atender a qualquer pessoa que tenha a motivação para aprender a programar em qualquer linguagem usando o DIALOG, YAD ou Zenity, como todos que pleiteiam alcançar uma certificação, administradores em geral, bem como os DevOps, SysOps e *Ops.

Se você já usa bem o Shell e quer ficar PhD no assunto, estas ferramentas são indispensáveis, pois abrem portas imensas para aplicar o Shell em trilhas onde você sequer pensava e, nunca se esqueça, dando-lhes um excelente acabamento gráfico.

IMPORTANTE: O CURSO POSSUI COMO PRÉ-REQUISITO BONS CONHECIMENTOS DE PROGRAMAÇÃO SHELL LINUX.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Os autores do curso são pessoas reconhecidas pelo notório saber no assunto, pela contribuição desinteressada que dão aos meios de Software Livre, por serem professores dedicados (veja as avaliações nos nossos cursos mais antigos), pela seriedade e por serem autores de alguns livros muito bem sucedidos

garantia

7 DIAS

INCONDICIONAL

O seu investimento é 100% garantido!

Se por qualquer razão, você quiser desistir do curso, você tem sete dias a partir da sua matrícula, para solicitar o reembolso integral de todos os valores pagos. Não lhe faremos nenhuma pergunta ou tentaremos lhe convencer a não desistir, o reembolso é feito imediatamente.

Depoimentos de nossos alunos

Trabalho com Linux desde antes do kernel chegar à sua versão 1.0 e, antes disso, já trabalhava com Linux. O bash shell e as expressões regulares já eram parte da minha vida em pequenas tarefas de automação na administração de sistemas. Eu achava que sabia ao menos o suficiente e que o curso oferecido pelo Júlio e o Rubens seria uma divertida reciclagem com esses dois feras. A parte da diversão é verdade. A da reciclagem não! Eu vi que sabia muito menos do que imaginava.


Os pulos do gato oferecidos no curso fizeram com que meu conhecimento desse um salto enorme. Eu não conhecia nem de longe o suficiente e o curso mostrou-me que ainda tenho muito espaço onde continuar aprendendo. 


O material disponibilizado virou minha referência quase diária quando preciso entender, modificar ou criar qualquer script e as expressões regulares têm me economizado um tempo enorme! Recomendo muito esse curso!

CESAR BROD, LAJEADO, RS


Quando comecei o curso não sabia praticamente nada de shell script, após participar do curso a primeira vez, fui compreendendo como a linguagem funcionava, como o shell "pensava". Já depois da segunda participação me sinto alfabetizado em shell script, consigo ler os scripts de outros e saber o que eles fazem, além de já conseguir escrever meus próprios scripts. A possibilidade de fazer o curso diversas vezes, sem pagar a mais por isso, é fantástica. O ambiente de interação entre novos e velhos participantes favorece em muito o estudo e motiva o aprofundamento no curso. Acho que o fato de ter começado a aprender shell no ambiente feito pelo Júlio e pelo Rubens foi fundamental para não pegar maus hábitos e para não perder tempo procurando informação na internet. O curso é realmente muito estruturado e se sente que há realmente muito saber acumulado ali, saber esse que é transmitido de forma muito amigável. Minha experiência foi muito satisfatória, recomendo fortemente.

ALLAN CALDAS, SÃO CARLOS, SP



FAQ - Perguntas mais frequentes

Porque devo fazer este curso?

Este curso destina-se àqueles que gostam de fazer programas complexos, com poucas linhas de código e excelente apresentação.

Este é um curso para iniciantes ou para quem já é programador?

Este curso é destinado para aqueles que já têm facilidade com alguma linguagem de programação para a qual os aplicativos já foram portados, como Shell, Python, Ruby, ... Mas a linguagem adotada no treinamento é Shell e o código dos exercícios e dos exemplos é bastante explicado, quer a nível de Dialog, Zenity ou YAD, como também de Shell.

Qual a duração do curso?

O curso está estruturado para durar 5 semanas, com uma carga horária total de 50 horas. Para uma melhor compreensão dos tópicos abordados, o aluno deverá dedicar 2 horas diárias ao estudo.

Qual o horário das aulas?

O curso é oferecido na modalidade EAD, usando a plataforma Moodle. Quem faz o horário é o aluno, ou seja, você pode estudar nos momentos em que lhe for mais conveniente. O conteúdo é totalmente responsivo, o que garante que você consiga visualizar o material também a partir do seu telefone celular ou tablet. Desta forma, você pode estudar sempre que aparecer uma janela de tempo no seu dia, no ônibus, na sala de espera do dentista ou do médico, na fila do banco, no intervalo da novela. A responsividade da plataforma lhe garante que você poderá estudar sempre que quiser.

Que tipo de apoio dos instrutores terei durante o curso?

Muitos cursos oferecidos na modalidade EAD são apenas um copy & paste de material didático, sem nenhum tipo de acompanhamento ou apoio. Não é o caso deste curso. Programação em qualquer tipo de linguagem é uma atividade que requer muita prática e que gera muitas dúvidas. O curso é acompanhado pelos instrutores, respondendo dúvidas e esclarecendo tudo que for preciso por e-mail e pelos fóruns do curso.

E se eu tiver uma dúvida?

O curso tem um fórum de discussão para interação com os instrutores e entre os próprios alunos. Nestes espaços os alunos publicarão suas perguntas, que serão respondidas pelos instrutores. É importante que haja esta interação, visto que para o desenvolvimento da habilidade de programação é vital que haja uma reflexão e a busca por soluções. Nós estaremos de olho e faremos nossos comentários e sugestões de melhoria do código.

E se eu não gostar do curso?

O seu investimento é 100% garantido. Se por qualquer razão você não gostar do curso, você tem até 7 dias a partir do seu início para solicitar o reembolso integral de todo o valor pago.

Acreditamos na qualidade de nosso material e o nosso objetivo final é que você obtenha conhecimentos que lhe serão muito úteis em sua vida profissional. Os instrutores do curso possuem uma grande experiência em programação e o curso apresenta seu conteúdo de forma organizada, didática e profissional.

O Professor Julio tem paciência para ensinar?

O nosso compromisso é integralmente com o aluno e com seu sucesso. A coisa que o Professor Julio mais gosta de fazer é ensinar.

Milhares de alunos de praticamente todo o Brasil já fizeram seus cursos e assistiram suas palestras. A maior recompensa que o Professor Julio tem nesta vida é ver os seus alunos e alunas ganharem um conhecimento que lhes dará melhores oportunidades na carreira, o que traz também ganhos financeiros e pessoais.

 

Por quanto tempo posso acessar o material do curso?

Mesmo após o final do curso, os alunos continuarão com acesso vitalício ao material, para que possam retornar, consultar e reforçar os conceitos aprendidos.

Eu gostaria de fazer o curso, mas não tenho tempo.

Todas as pessoas no mundo possuem exatamente o mesmo número de minutos em um dia, nem mais, nem menos. O que as diferentes pessoas fazem com estes minutos é que conta. Se você ficar doente, tenho certeza que vai arrumar o tempo para ir ao médico. É a sua prioridade 0, cuidar da sua saúde. Se você tem a meta de se tornar um profissional bem sucedido e admirado, você vai encontrar o tempo necessário para estudar. Quem não estuda acaba gastando mais tempo, pois faz as coisas de maneira ineficiente, repetitiva e demorada.

O curso utiliza a plataforma Moodle e você pode acessar o material a partir do seu computador, do seu tablet ou telefone celular. Todo o material é responsivo, ou seja, o curso pode ser visualizado com qualidade em qualquer dispositivo. Desta forma você pode aproveitar para estudar os diversos momentos mortos do seu dia, que são aqueles momentos em que você está no ônibus, esperando em alguma fila, no intervalo de um programa de televisão. É só ter o Moodle instalado em seu celular ou tablet para encontrar aqueles minutos preciosos no seu dia que você precisa para estudar.

A questão é: Você realmente quer elevar a sua carreira a um outro patamar? Se você tem dúvidas a esse respeito, então nosso curso não é para você. Quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa.

Você conhece a história do velho lenhador que foi desafiado por um jovem? Fica comigo mais um pouquinho que vou te contar:

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.

Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

Viu só, a diferença entre quem investe em conhecimento e quem só sabe um pouquinho e nunca se aperfeiçoa? Não é o seu caso, certo?

Qual o investimento para  realização do curso?

O valor total do curso é de R$ 597,00, que pode ser dividido em até seis parcelas iguais e sem juros de R$ 99,50.

Eu não tenho dinheiro para investir no curso. O que devo fazer?

Este curso não representa um custo, mas sim um investimento naquilo que é mais importante na sua vida: conhecimento. O conhecimento que você vai adquirir com este curso não é descartável, como uma calça ou uma camisa cara, e que custam aproximadamente o mesmo, mas é algo que vai ficar com você e que vai se aperfeiçoar ao longo do tempo. Se você acha o investimento muito alto neste momento, pare por alguns minutos e faça um exercício simples: relacione em uma folha de papel todas as suas despesas e veja aquilo que é essencial e o que pode ser adiado ou substituído por algo de menor valor. Tudo o que você precisa fazer é achar no seu orçamento a quantia de R$ 99,50 por seis meses, para que você possa fazer o investimento para se tornar um profissional mais competente e admirado. Trata-se de estabelecer prioridades, afinal de contas, quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa e desiste.

Equipe

Julio Cezar Neves


Trabalhou por 8 anos na empresa Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros, que foi a primeira empresa brasileira a desenvolver, fabricar e comercializar computadores. Participou da equipe de desenvolvimento do SOX, que foi o 4º sistema operacional reconhecido com padrão Unix e que é o único sistema, até hoje, desenvolvido fora dos Estados Unidos. Além de ter trabalhado na criação de diversas ferramentas para o mercado bancário brasileiro que, para se adaptar a uma inflação de 80% ao mês, tornou-se o sistema mais ágil e eficiente e exportou a nossa tecnologia de hardware e software bancário para todo o mundo. Possui mais de 35 anos de experiência em sistemas com a filosofia Unix e sua vivência com o desenvolvimento de sistemas operacionais e muitas linguagens de programação, lhe permitiu estudar a fundo o código da shell Bash e descobrir recursos não documentados que facilitam enormemente a vida de quem programa. É autor do bestseller Programação Shell Linux, atualmente na 11ª edição, e do livro Bombando o Shell - Caixa de Ferramentas Gráficas do Shell Linux.

Rubens Queiroz De Almeida


Criador do portal Dicas-L, um dos primeiros portais no Brasil a tratar de software livre em geral. Engenheiro eletricista, trabalhou no Centro de Computação da Unicamp de 1988 a 2019. Possui grande experiência em sistemas operacionais Unix e derivados, protocolos TCP/IP e aplicativos e tecnologias Web. Experiente instrutor e palestrante, com participação em diversos simpósios e eventos no Brasil e no exterior.

Fale Conosco

Você gostaria de ser informado(a) sobre nossos cursos?
SIM
NÃO

Você também pode entrar em conosco pelo email educacao@Dicas-L.com.br ou pelo WhatsApp (+55 19 997 575 191) que teremos o maior prazer em atendê-lo.


LIVRATE - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE

© Todos os direitos reservados

Abrir conversa
Podemos te ajudar?