Nossos Cursos

Programação Shell Linux

Shell Script é uma linguagem de programação utilizada em diferentes sistemas operacionais e o domínio do Shell Script proporciona a otimização de tarefas que são executadas com frequência. Os conceitos de Shell Linux são apresentados de forma descontraída mas aprofundada, por meio de atividades práticas com utilização de inúmeros exemplos úteis de comandos e expressões regulares, cobrindo desde a criação do primeiro programa à depuração de erros. Os conceitos são apresentados utilizando centenas de exemplos, com linguagem acessível e de fácil compreensão. O Shell Linux é uma linguagem de programação extremamente poderosa e simples de usar, permitindo a resolução rápida e eficiente de diversos problemas do dia a dia de um administrador de sistemas.


»»» SAIBA MAIS 

YAD - O Shell em Traje de Gala

YAD - que significa Yet Another Dialog - foi criado há pouco tempo por um ucraniano chamado Victor Ananjevsky (aka Ananas) que fez um fork do projeto do Zenity e incrementou inúmeras facilidades que o Zenity não contemplava (com muitos diálogos a mais, diversas facilidades para customização e criação de formulários e botões por exemplo). Por isso, é frequente vê-lo na internet sendo tratado como Zenity on Steroids. Se baseia na lib GTK (Gnome Tools Kit) para gerar diálogos gráficos que interagem com o Shell na entrada e na saída de dados, de forma a que o usuário possa trabalhar com o sistema, "conversando" com ele no modo que está habituado, isto é, usando mouse em uma interface gráfica (GUI - Graphical User Interface).  Se encaixa filosoficamente com Shell como uma luva, pois é também muito conciso, desenhando formulários detalhados de forma muito simples, uma vez que cada diálogo é escrito em uma única linha.


»»» SAIBA MAIS

Expressões Regulares

O conhecimento de expressões regulares é fundamental para o domínio de inúmeras linguagens de programação, editores de texto como vim, emacs, LibreOffice, LaTeX, e muitos outros. De uma forma bastante simples, as expressões regulares permitem que você filtre padrões em um texto e, em seguida, você poderá atuar sobre estes textos, alterando-os ou simplesmente usando-os para a tomada de decisão. Por exemplo, por meio de expressões regulares você pode vasculhar os arquivos de log de email de um sistema e localizar os endereços que não existem mais e que estão gerando erros. Ou então, você pode varrer o arquivo xml de uma emissora extraindo o endereço dos podcasts para gerar uma lista para download direto. As aplicações são múltiplas e variadas, pode-se fazer praticamente tudo.


»»» SAIBA MAIS 

Dialog

Você que é um super admin, um cara que se orgulha de ser o root da instalação, entrega para os seus usuários aqueles scripts anêmicos e sem graça, com interface CLI (Interface de Linha de Comando)? Seus usuários não merecem isso. Ponha uma carinha mais amigável nas suas aplicações e deixe-os usar o mouse.  Então como fazer para melhorar a sua apresentação? O novo Dialog tem 29 caixas de texto, cada uma com diversas opções específicas e 72 opções genéricas delas, que possibilitam criar uma interface amigável para qualquer aplicação, desde uma entrada via radiobox, ou de uma caixa para selecionar arquivos ou diretórios, mostrando o andamento do processo via uma barra de progresso ou uma de multi-progresso.


»»» SAIBA MAIS

Linux: Dicas e Truques

Este curso consiste de centenas de soluções para problemas do dia a dia de administradores de sistemas GNU/Linux e usuários em geral. Está sendo lançado inicialmente com 250 artigos mas a nossa meta é crescer continuamente, sempre oferecendo conteúdo novo. Os alunos recebem acesso vitalício, podendo consultar o material quantas vezes desejarem, por quanto tempo precisarem. Os artigos são voltados para quem já possui um conhecimento básico de sistemas GNU/Linux. O conteúdo pode ser usado de diversas formas, consultando os artigos para resolver algum problema ou mesmo para fazer um estudo mais sistemático, estudando com cuidado e absorvendo os conceitos com mais atenção.


»»» SAIBA MAIS 

Programando com Zenity

Zenity é um programa que se utiliza de ferramentas do GTK+ (que significa GIMP Tool Kit) para produzir interfaces gráficas muito bem acabadas que atuarão entre scripts em Shell (e outras linguagens orientadas a caractere) e os usuários, provendo entre ambos uma correlação amigável e bonita.  O Zenity é um executável, que recebe todos os parâmetros via linha de comando e retorna - no código de retorno ($?) e/ou na saída primária (stdout) a escolha do usuário. Isso permite apresentar, pedir e trocar informações com o operador.


»»» SAIBA MAIS

Interfaces Gráficas do Shell Linux

Este curso reúne informações sobre como desenvolver interfaces gráficas para scripts Shell Linux.  Começamos com o YAD - que significa Yet Another Dialog. Foi criado há pouco tempo por Victor Ananjevsky, que fez um fork do projeto do Zenity. Em seguida apresentamos o Zenity, que é um programa que, assim como o YAD, se utiliza das ferramentas do GTK (que significa GIMP Tool Kit) para produzir interfaces gráficas muito bem acabadas que atuarão entre scripts em Shell (e outras linguagens orientadas a caractere) e os usuários. Finalmente apresentamos o DIALOG, que é um software que usa uma interface TUI (Text-based User Interface ou Interfaces baseadas em texto), que não necessita do X.


»»» SAIBA MAIS

Introdução ao Shell Linux

Zenity é um programa que se utiliza de ferramentas do GTK+ (que significa GIMP Tool Kit) para produzir interfaces gráficas muito bem acabadas que atuarão entre scripts em Shell (e outras linguagens orientadas a caractere) e os usuários, provendo entre ambos uma correlação amigável e bonita.  O Zenity é um executável, que recebe todos os parâmetros via linha de comando e retorna - no código de retorno ($?) e/ou na saída primária (stdout) a escolha do usuário. Isso permite apresentar, pedir e trocar informações com o operador.


»»» SAIBA MAIS

Quem somos

Desenvolvemos treinamentos sobre programação com ferramentas livres. Nossos instrutores possuem larga experiência e são autores de livros sobre os temas que lecionam. Nossos cursos apresentam seu conteúdo de forma organizada, didática e profissional, refinada ao longo de centenas de cursos presenciais sobre o assunto.

Nossos Clientes

Nos últimos dez anos ministramos mais de 300 cursos em instituições governamentais e empresas da iniciativa privada. Participamos também ativamente dos principais eventos nacionais e internacionais de divulgação de software livre.

Depoimentos de nossos alunos

Trabalho com Linux desde antes do kernel chegar à sua versão 1.0 e, antes disso, já trabalhava com Linux. O bash shell e as expressões regulares já eram parte da minha vida em pequenas tarefas de automação na administração de sistemas. Eu achava que sabia ao menos o suficiente e que o curso oferecido pelo Júlio e o Rubens seria uma divertida reciclagem com esses dois feras. A parte da diversão é verdade. A da reciclagem não! Eu vi que sabia muito menos do que imaginava.


Os pulos do gato oferecidos no curso fizeram com que meu conhecimento desse um salto enorme. Eu não conhecia nem de longe o suficiente e o curso mostrou-me que ainda tenho muito espaço onde continuar aprendendo. 


O material disponibilizado virou minha referência quase diária quando preciso entender, modificar ou criar qualquer script e as expressões regulares têm me economizado um tempo enorme! Recomendo muito esse curso!

CESAR BROD, LAJEADO, RS


Quando comecei o curso não sabia praticamente nada de shell script, após participar do curso a primeira vez, fui compreendendo como a linguagem funcionava, como o shell "pensava". Já depois da segunda participação me sinto alfabetizado em shell script, consigo ler os scripts de outros e saber o que eles fazem, além de já conseguir escrever meus próprios scripts. A possibilidade de fazer o curso diversas vezes, sem pagar a mais por isso, é fantástica. O ambiente de interação entre novos e velhos participantes favorece em muito o estudo e motiva o aprofundamento no curso. Acho que o fato de ter começado a aprender shell no ambiente feito pelo Júlio e pelo Rubens foi fundamental para não pegar maus hábitos e para não perder tempo procurando informação na internet. O curso é realmente muito estruturado e se sente que há realmente muito saber acumulado ali, saber esse que é transmitido de forma muito amigável. Minha experiência foi muito satisfatória, recomendo fortemente.

ALLAN CALDAS, SÃO CARLOS, SP



Profissionais

Julio Cezar Neves


Trabalhou por 8 anos na empresa Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros, que foi a primeira empresa brasileira a desenvolver, fabricar e comercializar computadores. Participou da equipe de desenvolvimento do SOX, que foi o 4º sistema operacional reconhecido com padrão Unix e que é o único sistema, até hoje, desenvolvido fora dos Estados Unidos. Além de ter trabalhado na criação de diversas ferramentas para o mercado bancário brasileiro que, para se adaptar a uma inflação de 80% ao mês, tornou-se o sistema mais ágil e eficiente e exportou a nossa tecnologia de hardware e software bancário para todo o mundo. Possui mais de 35 anos de experiência em sistemas com a filosofia Unix e sua vivência com o desenvolvimento de sistemas operacionais e muitas linguagens de programação, lhe permitiu estudar a fundo o código da shell Bash e descobrir recursos não documentados que facilitam enormemente a vida de quem programa. É autor do bestseller Programação Shell Linux, atualmente na 11ª edição, e do livro Bombando o Shell - Caixa de Ferramentas Gráficas do Shell Linux.

Rubens Queiroz de Almeida


Criador do portal Dicas-L, um dos primeiros portais no Brasil a tratar de software livre em geral. Engenheiro eletricista, trabalhou no Centro de Computação da Unicamp de 1988 a 2019. Possui grande experiência em sistemas operacionais Unix e derivados, protocolos TCP/IP e aplicativos e tecnologias Web. Experiente instrutor e palestrante, com participação em diversos simpósios e eventos no Brasil e no exterior.

Fale Conosco

Você também pode entrar em conosco pelo email educacao@Dicas-L.com.br ou pelo WhatsApp (+55 19 997 575 191) que teremos o maior prazer em atendê-lo.


LIVRATE - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE

© Todos os direitos reservados

Abrir conversa
Podemos te ajudar?