você está aqui: Home  → Colunistas  →  Segredos do Google

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Surpresas escondidas no Google

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 12 de Agosto de 2009

Ao escrever meus artigos sobre como Aprender Inglês com Séries de TV, eu fiz a conversão para PDF das páginas HTML que continham as transcrições da série Friends. Mas o resultado final continha uns caracteres estranhos, que o software HTMLDOC não interpretou corretamente. Estes caracteres eram grafados em HTML e eu não sabia o que significavam. Buscando no Google, não consegui localizar uma tabela que listasse o significado de todos eles. Então, digitei os caracteres diretamente no campo de busca do Google. Para minha surpresa, o Google retornava uma mensagem de erro, dizendo que não havia achado nada com o argumento de busca fornecido, mas fazia a tradução do código para seu equivalente.

Por exemplo, ao digitar !, que é a representação do caractere "!" (ponto de exclamação), no campo de busca, a tela de resultado retorna:

Sua pesquisa - ! - não encontrou nenhum documento correspondente.

Uma mão na roda.

A outra descoberta acidental, é a verificação ortográfica. É obvio, eu já havia passado por isto centenas de vezes, mas somente hoje, me ocorreu usar este recurso como verificador ortográfico.

Por exemplo, hoje eu estava em dúvida sobre a grafia da palavra "conversion". Eu havia escrito "convertion" no meu texto, mas estava com uma sensação incômoda. Fui então ao Google e digitei "convertion" no campo de busca e o resultado:

Você quis dizer: conversion

Óbvio, mas muito útil.

É verdade que existem diversos verificadores ortográficos por aí afora, mas o Google está bem à mão, usamos dezenas de vezes por dia, e porque não usá-lo também para isto?

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna