Acesso direto ao conteúdo
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

 

Aprendendo inglês com séries de TV - Parte 1

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 29 de Julho de 2009

Em meus livros e artigos, eu sempre defendo a idéia de que aprender deve ser um processo que traga prazer e alegria ao aluno. É difícil aprender alguma coisa quando se está tenso ou sobrecarregado. Com idiomas a situação é ainda mais complicada, pois o progresso não é linear. Estudamos com intensidade sem notar melhorias, quando de repente, notamos um grande salto de qualidade em nossas competências. Estes saltos ocorrem diversas vezes. Ignorar ou desconhecer esta característica pode ser muito desmotivamente, levando muitas vezes à desistência.

Da mesma forma, em cursos tradicionais de inglês, a estratégia é sempre a mesma, com pequenas variações. Embora pareça mais complicado, o fundamental para o sucesso é que cada pessoa desenvolva suas próprias estratégias, tanto como complemento a cursos tradicionais ou para auto-estudo.

Muitos anos atrás, em uma palestra do Prof. Walther Hermann, eu ouvi a história de um executivo que sempre que precisava ir para um país diferente, passava dias e mais dias vendo um mesmo filme, várias vezes ao dia. Ao final de um ou dois meses, estava familiarizado com a pronúncia, tinha aprendido diversas frases, e já conseguia se comunicar.

Mas em linha com o que eu já disse anteriormente, deve ser extremamente chato assistir a um mesmo filme centenas de vezes. Se algo é chato, se torna monótono, desmotivante e no fim abandonamos o estudo. O ideal é se adotar esta estratégia, que certamente funciona, porém com pequenas variações. Aqui entram as sérias de TV.

Primeiro, escolha uma série que seja engraçada e com muitos diálogos. Prefira aquelas em que o inglês falado seja mais comum e sem regionalismos. Em segundo lugar, escolha séries em que os episódios sejam mais curtos, de preferência não mais do que vinte minutos. As séries de TV, sem os intervalos comerciais, variam de vinte a quarenta minutos. Terceiro, não assista na programação normal da TV, pois é sempre difícil estar com o tempo livre exatamente no mesmo horário, todos os dias. Imprevistos sempre acontecem. Se puder, compre uma caixa de uma temporada. O preço já está bem acessível e sempre existem ofertas.

A estratégia para assistir aos episódios vai depender de cada pessoa. Apenas dois fatores são imprescindíveis: regularidade e repetição. Por regularidade entenda-se assistir à série todos os dias. Por repetição entenda-se assistir a um mesmo episódios várias vezes.

Eu recomendo uma estratégia que consiste em assistir a um mesmo episódio três vezes: a primeira vez, com as legendas em português, para podermos entender bem a história; a segunda vez com as legendas em inglês e a terceira, sem legendas. Passamos então para o segundo episódio, e assim por diante. Ao chegar ao último episódio da série, voltamos ao primeiro. Fazer isto por três vezes gera resultados inacreditáveis. Se a série for boa, você não vai se aborrecer e vai aprender muito, sem nem notar que está aprendendo.

Após algumas semanas você notará a incorporação de diversas frases ao seu vocabulário, sem nem se dar conta disto. A sua pronúncia terá uma melhoria substancial também.

Em complemento a esta estratégia, você pode também baixar da Internet as transcrições dos episódios, de forma poder dedicar mais alguns minutos de seu dia ao estudo. As transcrições são úteis para que você possa identificar e gravar expressões idiomáticas, construções gramaticais com as quais não tenha familiaridade e palavras desconhecidas.

Ainda uma outra possibilidade, para quem tem facilidade de visualizar situações, é se lembrar dos quadros da série e repetir as falas, em voz alta ou mentalmente. Com o tempo você será capaz de aproveitar estas situações em diálogos de seu dia a dia, substituindo as palavras por outras mais adequadas ao contexto.

As possibilidades são infinitas, mas se você não tem tempo, ou não quer pensar muito, limite-se a assistir aos episódios da forma recomendada.

A escolha da série é o próximo passo. Eu recomendo fortemente a série Friends. É curta, cada episódio dura por volta de 22 minutos. Por ter sido encerrada há alguns anos, o box sai por algo entre 50 e 60 reais. Extremamente divertida e viciante, é repleta de diálogos interessantes e os atores falam o tempo todo. Se você comprar as dez temporadas, o preço cai ainda mais, para algo em torno de 40 reais. Como hoje tudo é parcelado em dez vezes, você desembolsa apenas 40 reais por mês, bem mais barato do que um curso de inglês e os resultados são equivalentes. É só fazer como digo :-) E acredite, você vai querer assistir a todas as temporadas.

Na mesma linha da série Friends, tem a série Two and a Half Men, que também é muito engraçada e possui uma duração curta. Os diálogos não são tão ricos, mas dá para o gasto.

Não recomendo séries como Lost. Eu adorei a série, vi todos os episódios, mas os episódios são muito longos, 40 minutos, e tem muita ação, ou seja, muitos minutos com gente brigando, tiros, explosões, etc. E não é engraçada, você precisa rir para se esquecer que está tentando aprender inglês. E não sei se aguentaria assistir um episódio de Lost mais do que uma vez.

Existem muitas outras séries por aí, as minhas recomendações se basearam naquelas que eu assisti, mas a decisão final é sua. Você é quem tem que gostar, para não desistir no meio.

Como já disse, aprender inglês assistindo séries de TV é apenas mais uma estratégia. Uma estratégia muito rica, pois você assiste às situações que por sua vez lhe dão os elementos para compreender cada vez mais o vocabulário, a pronúncia e outros elementos que compõem um idioma. Mas existem outras estratégias. Eu aprendi muita coisa de inglês lendo as historinhas do Charlie Brown, Snoopy e sua turma. Eu tinha umas cinco revistas e devo ter lido cada uma delas algumas centenas de vezes. Depois de algum tempo sabia todas as histórias de cor, as frases, as situações, etc. Quando precisava conversar com alguém em inglês era só buscar uma frase no meu repositório, trocar uma ou outra palavra e parecer inteligente :-)

Outra possibilidade, aprender com música, ouvindo a mesma música diversas vezes. Muita gente aprende inglês sem se dar conta e mesmo sem querer, ouvindo suas músicas favoritas inúmeras vezes. Eu particularmente não gosto, pois muitas músicas possuem letras incompreensíveis, mas enfim, a estratégia é sua.

Para quem é fã da série Friends, eu baixei as transcrições de quase todos os episódios, e gerei arquivos PDF, a partir das páginas html, com a ajuda do software htmldoc. Todos estes arquivos foram reunidos coloquei um arquivo zipado (17 MB), com todos os arquivos, na seção de downloads da Dicas-L. Cada temporada está gravada em dois arquivos. Para economizar papel de quem for imprimir, eu criei arquivos em que coloquei duas páginas por folha, reduzindo pela metade o tamanho do arquivos. Por exemplo, para a sétima temporada, o arquivo friends-7.pdf, maior, contém uma página por folha. Já o arquivo friends-7-2x1.pdf (metade do tamanho) contém duas páginas por folha, no formato paisagem (landscape). As páginas foram baixadas do site TWIZ TV.

Em linhas gerais, é isto. Se você resolver seguir por este caminho, passe por aqui novamente e conte suas experiências e as estratégias desenvolvidas para seu aprendizado. A comunidade agradece.

Leia também os outros artigos sobre este tópico

 

 

Veja a relação completa dos artigos da coluna 10 Anos

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir
  • Currently 3.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1029 votos)


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

10 Anos de Dicas-L

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Opinião dos Leitores

Claudia
02 Jun 2014, 09:11
Olá, pode me passar por email? Não estou conseguindo baixar :(
obrigada
Odival
07 Fev 2014, 17:21
Olá vc pode me passar pelo o email os pdfs de FRIENDS, não estou conseguindo baixar !
Mateus
10 Set 2013, 15:54
Não gosto muito de assistir várias vezes o mesmo episódio. O máximo que faço é repetir alguma cena com uma frase que eu gostei bastante ou que não entendi.

No entanto, assistir mais de um seriado (para compensar o número de episódios diários) é algo que eu faço. Ou, de vez em quando, pego alguma série que já foi encerrada e assisto em um mês ou menos.

Para quem quer um curso para acompanhar essa técnica, indico o http://www.inglesfluenteonline.com.br/
Adriana Serrano
03 Jan 2013, 16:11
Eu amei essa dica, sou apaixonada por séries, e coleciono os boxes das minhas preferidas (Sex and the City, The Vampire Diaries, True Blood, Once Upon a time, Glee etc), as vezes realmente me pego fazendo brincadeiras c frases de alguma dessas séries. Já repetia pq gostava agora vou aproveitar p aprender tb.
Luciano
22 Nov 2012, 17:14
Boa tarde , eu assisto a série Desperate housewifes, e os episódios são de 42 minutos, mas incrivelmente interessantes e divertidos. diálogos inteligentes e uma ótima fonte para aprender inglês , estou na quinta temporada e consegui todas na internet, inclusive as legendas em inglês. Outra dica é depois de assitir o episódio eu converto o áudio em mp3 e ouço no carro , aproveitando o tempo no trânsito. o programa pra converter é o ATUBE.
Marcel
21 Fev 2012, 13:31
Muito obrigado pelos pdfs com os scripts.
marineia pires
12 Out 2011, 23:25
Rubens
Agradeço muitíssimo pelas transcrições, pois não tenho conhecimento em informática para fazer esse tipo de trabalho. Assisto quase que diariamente a série Friends pela TV e adoro, pois além de me ajudar na aprendizagem da lingua, me divirto muito. Mas agora c/ sua dica,vou comprá-la e usar as transcrições que vc tão gentilmente nos disponibilizou,o que acredito, irá contribuir para me desbloquear para conversação.
Recentemente eu e algumas colegas estamos nos reunindo semanalmente na casa de uma delas,onde por cerca de uma hora só conversarmos em inglês (sem grandes preocupações de falarmos totalmente de forma correta, mas para começarmos a nos "destravar"), a partir de um tema pré determinado, que combinamos na semana anterior ao encontro. Isso tem nos ajudado,e me fez sentir que ainda preciso me desbloquear mais e mais. Essa sua dica veio de encontro a essa minha necessidade!
Um abraço e parabéns por suas sugestões.
Marinéia
Jordana Lima
22 Jul 2011, 20:03
Amei o post!

Hoje eu estava aqui na casa da minha irmã sem fazer nada daí peguei um DVD do Friends para assistir. Assisti 3 episódios sem legenda e c/ audio em inglês. Entendi cerca de 70% e ri muito. Nem pareceu que estava estudando inglês.

Valeu msm por disponibilar as trancrições! Vão ser muito úteis!
Diego
09 Mai 2011, 21:11
Gostei muito da dica, meu ingles melhorou...estava assistindo the big bang teory, é pequeno, porém fala muito de física, coisas dificeis para iniciantes, então resolvi baixar friends como sugeriu
GustavoCJ
06 Fev 2011, 14:43
Eu estava vendo a série Ghost Whisperer pois tinha diálogos lentos e sem gírias.
Mas lendo sua dica vou mudar pra Friends, motivo: Ghost é uma série de 40minutos, uma série de 20min vai ser mais fácil assistí-la mais de uma vez!... valeu!
.
23 Jan 2011, 06:23
Também uso séries para estudar inglês. No momento estou estudando com My Wife and Kids.
joao
14 Set 2010, 14:47
vcs lembram do WAR ? aquele mesmo do tabuleiro,viciante e emocionante..entao..tem um site muito legal pra jogar free.. http://www.conquerclub.com/index.php?ref=391708 ..da uma olhada lá..meu nick lá é chandler bing..e ai..vai uma partida?
igor972
22 Ago 2010, 03:28
Opa, estava em busca da série friends com legenda em ingles e acabei achando seu site. Muito bom. Parabens mesmo.
Fico muito feliz por encontrar pessoas com ótimas dicas de ensino.
Obrigado mestre!

Igor
no brain.
11 Dez 2009, 00:07
bem , estou comecando a faser esta tecnica, achei otima ideia , so que eu so consigo compreenmde a ultiam palavra das frases. espero que isso seja pelo pouco tempo , boa dica ae ,vlw
Maicon
30 Set 2009, 01:40
Adorei as dicas
Valeu....

Como faço para comprar essas series de tv... teria algum site especifo...
Wenzel Ayres
15 Set 2009, 10:39
Excelentes dicas. Já faço uso deste expediente há muito tempo. Minhas séries prediletas são: Alias, 24 Horas e CSI Las Vegas. Já assisti "TODAS" as temporadas e alguns episódios por mais de duas vezes.
Atualmente, além das facilidades de comprar os "box" por valores baixos, temos também a oportunidade de assistir à alguns episódios on line na internet, há vários sites que transmitem "live".
Valeu Rubens. Parabéns...
Leo
06 Set 2009, 12:12
Hello Rubens,

Congratulations for your explanation.
I'm learning English alone, and the text above will help in my self-development.

Thank you.
marivone
26 Ago 2009, 22:56
RUBENS parabens, gostei das dicas
Alberto
23 Ago 2009, 00:01
Muito boa a dica... comecei um curso na escola ICBEU da minha cidade e já estava baixando o seriado (Everybody Hates Chris - Todo Mundo Odeia o Chris) para estender a sala de aula, então na procura de dicas na adoção desta estratégia encontrei seu post. Qual sua opinião deste seriado?

Wlad
13 Ago 2009, 10:42
Caro Rubens,

Obrigado pelas dicas, tenho dificuldades para aprender inglês minha memória precisa de bastante treino para fixar as palavras devido a isso sempre desisto, mas conheci seu trabalho e me motivou a tentar novamente,vou ser mais perseverante, obrigado.
Denilson
13 Ago 2009, 02:21
Ótima dica !!!!!!!!

passei o dia inteiro procurando por videos e artigos que me ajudassem a aprender ingles sozinho já estava quase desistindo mais resolvi persisitir um pouco mais, e foi quando achei o dicas-l e foi realmente o melhor conselho para aprender a lingua sobre do qual eu li

Eu vou praticar imediatamente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Débora
10 Ago 2009, 21:51
Parabéns pelo trabalho! Seus textos e dicas são ótimos. Depois que comecei a lê-los, realmente notei diferença na minha aprendizagem. Quanto à dica das séries,também é maravilhosa. Tenho feito isso com filmes que já assisti várias vezes, e apesar da longa duração, agora consigo assisti-los sem legenda, e a cada vez que revejo, consigo entender sutilezas que antes eu não percebia.
Muito obrigada!
adalto
08 Ago 2009, 19:51
Tenho interesse em conhecer os artigos sobre ingles.
Roselaine
08 Ago 2009, 13:39
adorei seu artigo e claro sua dica =D
comprei o box com todas as temporadas, no www.bondfaro.com.br tem uma boa pesquisa de preço e eu recomendo, já garanti o meu e já já meu inglês vai sentir o resultado do investimento, depois volto pra contar...

abraços
Laine
pablofmatos
07 Ago 2009, 12:09
Muito bom. Contarei os resultados obtidos. Obrigado pela motivação.
Dorian
06 Ago 2009, 18:48
Excelente postagem! Excelent work!!!=)
Tânia
06 Ago 2009, 14:52
Olha, eu tenho ouvido muito podcasts, e tenho achado isso muito legal, mas sinto que falta algo ainda, pois quando assisto a filmes ou séries de TV, sinto um pouco dificuldade...ADOREI a sua idéia, vou adotá-la o mais rápido possível.
Valeu!
Diego
06 Ago 2009, 00:04
Excelente dica com certeza, essa técnica eu uso a tempos, no começo eu nem tinha conhecimento dela. Eu sabia que tinha um vocabulário imenso mas sempre pensa da onde, pois nunca estudei de fato o inglês. Então parei para pensar e cheguei a conclusão que era por causa das músicas que no começo eu via lyrics + tradução e com o passar do tempo eu passei a só ver a lyrics sem tradução... hoje em dia eu entendo muita coisa já sem lyrics nem nada, mas com certeza me comunicar já o faço bem.

E quanto a pronuncia já falei com americanos e eles falaram que é muito boa, devo isso muito as músicas.

Abraço a todos.
Jorge Jeferson
05 Ago 2009, 17:33
Muito obrigado,
Ótima dica... vou procurar agora mesmo um seriado maneiro para aprender o velho e necessário inglês.

Obrigado.
Mary
04 Ago 2009, 22:41
Adorei as dicas! Vou colocar em prática! Obrigada!
Alberto
04 Ago 2009, 13:54
Rubens parabéns e obrigado... suas dicas são realmente sensacionais! suas idéias nos ajudam a definir estratégias de estudos... leio seus e-mails diariamente. abs.
Maicon
04 Ago 2009, 13:45
GOSTEI MUITO DA IDÉIA, VOU COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, EM BREVE VOLTAREI PARA FALAR A RESPEITO DOS RESULTADOS.
Claudia
04 Ago 2009, 12:55
Caro Rubens,
Gosto muito de seu trabalho: claro, objetivo e sempre aplicável.
Obrigada,
Claudia
Reginaldo Bitencourt
03 Ago 2009, 21:21
Grande Rubens... muito obrigado !!!
Rodrigo
03 Ago 2009, 16:00
Há alguns anos assinei a lista English for Reading e, juntamente com a minha estratégia de ouvir músicas e procurar pelas letras, aprendi muito do inglês que utilizo hoje em dia.

Meu problema é apenas a gramática. Na hora da escrita fico com algumas dúvidas. Para resolver esse problema tento procurar livros de gramática da língua inglesa e praticar os exercícios que existem neles.

=]
JesseJr
03 Ago 2009, 11:27
Realmente excelente dica! Vou aplicar.

Muito grato pelo seu trabalho, Rubens. Com os textos diários que você envia, melhorei bastante meu vocabulário, além de de me divertir e informar.

Um forte abraço.
Mirian Souza
03 Ago 2009, 10:37
Adorei, tenho muita dificuldade para aprender a lingua, mas essas dicas sao importantes e motivadoras. Com certeza vou adotar mais esse método. Obrigada.
Stéfano Tavares Diane
02 Ago 2009, 12:20
Muito boa as dicas Rubens
aproveito ainda pra recomendar o site

www.englishexperts.com.br

valeu
Ramon
01 Ago 2009, 23:40
Sensacional, estava utilizando as séries porém, de forma desorganizada e sem referências.
Gostei muito da matéria e já estou utilizando as recomendações.
Parabéns Rubens
Helcio
01 Ago 2009, 16:20

Caro Rubens,

Parabéns pelas dicas excelentes. O recebimento de seus textos diários melhorou muito a minha motivação para aprender o idioma, melhorou também a minha leitura. Tenho o seriado The Office e seguirei mais essa dica. Você faz um ótimo trabalho.
Obrigado !
Fabio Lima
01 Ago 2009, 12:29
Por falar em documentários, lembrei dos vídeos do TED. Alguns deles têm legenda em vários idiomas.

http://www.ted.com/index.php/translate/languages/por_br
Rafael Magalhães
01 Ago 2009, 10:33
Excelente artigo,

Pratico com seriados há algum tempo e os resultados são realmente muito bons. Após um certo grau de compreensão e a sensação de conforto com o idioma começar a aparecer é interessante, como dica, utilizar documentários relacionados ao gosto pessoal, pois te estimulam duplamente com o idioma e com o assunto em questão.

Obrigado.
Cassiano A. Martins
01 Ago 2009, 02:08
Obrigado Rubens, como sempre fazendo um ótimo trabalho e dividindo conosco seus conhecimentos.. Parabens
JStarkey
31 Jul 2009, 22:07
Dear Mr. Almeida,

I appreciate your work too much. I get your e-mails daily and I use most of them in my classes. Your ideas to language acquisition are perfect.

Yours Truly,

J.F. Starkey
Claudio Kinzel
31 Jul 2009, 21:49
Ótimo texto. Tem alguns sites que dá para baixar séries inteiras, como o mininova ou pirate bay. Eu, pessoalmente, acho que Friends não é a melhor série, pois existem a linguagem em geral envolve muitas gírias e trocadilhos. Séries que recomendo: The Office, Damages e Weeds. Diálogos constantes, inglês pronunciado corretamente, enfim, diversão garantida.
Mariz
31 Jul 2009, 17:17
Olá Professor Rubens!!!

Gostei muito dessa dica, obrigado por sempre compartilhar conosco suas experiências.
fabio lima
31 Jul 2009, 17:02
Muito boa essa... Gostaria de mais dicas de séries que se adaptassem bem ao método. Falaram ai de House e Seinfeld...

Duas séries que tem bastante diálogo são Mentalist e Mental. Gosto muito de Dexter, mas os episódios são longos.

Para quem ainda tem dificuldade de entender a pronúncia e queria uma forma leve de praticar, sugiro assistir programação em inglês, mas feita em países que não são de língua inglesa. Pois, na minha opinião, um sotaque não americano sempre deixa a pronúncia mais compreensível, com exceção de alguns sotaques nórdicos.

Um bom exemplo é a edição internacional do jornal da NHK, canal japonês sempre presente nos planos básicos de TV a cabo. Outros canais em que se pode conseguir alguma coisa são o DW-TV (alemão) e o EuroChanel.

Outra dica e procurar por material de origem inglesa, pois também acho a pronúncia deles mais clara. Tem uma série de TV, live on mars, que eu me lembre. Ou filmes, como Rockinrolla.
Malba
31 Jul 2009, 16:52
Rubens, muito obigada por mais uma dica, vc é demais!! parabéns pelo seu trabalho, o mundo é muito carente de pessoas assim como vc. Acompanho o seu trabalho faz tempo e já apendi muita coisa, muito obrigada!Parabéns!
Luis Daniel Sander
31 Jul 2009, 16:38
Boa tarde Prof. Rubens, como vai?

Muito interessante sua dica, realmente funciona. Já assistiu a série "Frasier"? É uma série antiga, muito boa.
Não sei se já saiu em DVD, até se alguém souber por favor divulgue na lista.
Muito obrigado.

Luis Daniel Sander.
Thiago Zerbinato
31 Jul 2009, 15:28
Tb uso o www.eslpod.com e o www.china232.com, o primeiro o ingles é claro e Dr. Jeff fala pausadamente... no segundo os 2 participantes falam mais rapido, uso os dos sites como base.. aproveitando a deixa, alguem conhece sites neste estilo para aprender o espanhol ?
Ednei P. de Melo
31 Jul 2009, 15:09
Prefiro House. O inglês de Hugh Laurie, com a sua cadência "quase" perfeita é excelente! &;-D
Fabio
31 Jul 2009, 15:04
Parabêns pelo artigo. Já utilizei um pouco de filmes para melhorar o inglês. Nada estruturado, como o proposto. Mas com essa estratégia proposta com certeza os resultados serão excelentes.
Mateus Bisterço Mendonça
31 Jul 2009, 14:46
Bom, vou tentar. Já tinha ouvido falar em aprender assistindo telejornal americano e ouvindo rádio em inglês... mas também nunca tentei. Vou seguir seus conselhos e posto o resultado depois. Abraço.
Marcos
31 Jul 2009, 14:45
Otima iniciativa. Um seriado que comecei a assistir utilizando a legenda em ingles foi Two and a half men. Alem de ser um seriado muito bom muito, os dialogos nao sao tao rapidos.
Uma outra tecnica que venho utilizando é escutar podcast em ingles, venho utilizando o www.eslpod.com

abracos
Xavierloo
31 Jul 2009, 09:48
Olá!

Li este artigo, and going with you! Estudo inglês sozinho há um bom tempo, como resultado paprendi a ler e escrever. Há um mês estive em contato com um grupo de americanos e fiquei frustrado com a dificuldade de entendê-los.
Já havia começado assistir friends mas sempre legendado em português. Então decidi abandornar as legendas em português pela de ingles, nos ultimos 40 dias percebo que tenho desenvolvido de forma surpreendente. Tenho incorporado naturalmente palavras e expressões ao meu vocabulário. Estou fascinado!!!

O melhor é que nunca gastei 1 real com essas escolas de idioma!
EricFlamalaer
30 Jul 2009, 16:15
Opa, realmente ótimas dicas, já usei alguns recursos parecidos apenas para teste e realmente funciona, porém não fora com tanto afinco, mas tentarei me dedicar mais para ficar melhor.. Tiro também por base animes, alguns já assisti 5x epsodios curtos e engraçados, acabei aprendendo muitos termos e frases em japones devido a isso, algo que julgava extremamente dificil, logo estava repetindo e vendo na net se estava certa a frase... Agora tem outro ponto também, ressaltou as leituras, musicas e filmes/séries, faltou falar dos games rsss.. qndo tinha uns 13 para 16 anos isso me ajudou a aprender bem inglês, pois como jogava muito rpg ou jogos de estratégias, tinha de traduzir muitas partes do texto para saber do que tratava tal situação e isso colaborava para iniciar um aprendizado prazeroso ;)
abçs e valeu pela dica.
Francisco Teles
30 Jul 2009, 12:27
Muito bom o artigo. Veio de encontro ao que estava precisando.

Obrigado, Francisco.
Rafael Henrique da Silva Correia
30 Jul 2009, 10:13
Boa dica! Tentarei aplicá-la aqui em casa pra ver se consigo finalmente melhorar minha pronúncia!
Amara
30 Jul 2009, 08:51
Dica interessante.

Já aprendi algumas coisinhas do inglês simplesmente assistindo aos filmes e seriados, agora com esta rotina vou aprender muito mais.

Valeu!
Devalla Liveware
30 Jul 2009, 08:01
Rubens, Adorei o artigo já fiz um "spam" pra galera ;)

Prezados outra dica de como pronunciar uma determinada palavra em inglês é o site: www.howjsay.com ( A free online Talking Dictionary of English Pronunciation).

Marcos
30 Jul 2009, 01:30
Excelente artigo.
Recomendo a série "My name is Earl" engraçada e cada episódio tem média de 20 minutos.
João Roberto
30 Jul 2009, 00:10
Ótima dica.

As transcrições no formato PDF ficaram excelentes. Vale a pena o download.

Rubens Queiroz, obrigado por disponibilizar seu trabalho.
Suelengc
29 Jul 2009, 20:48
Como tenho pouco tempo acabo ouvindo muito musicas no carro em meio ao trânsito e isso me ajuda muito com meu inglês, mas esta dica êh muito boa, tive uma época que passava horas e horas do dia vendo Friends com uma amiga. Ótima serie e ótima dica. Abraços.
Cristiano Roma
29 Jul 2009, 19:35
Muito boa a dica, faço isso a 1 mes com a série Seinfeld que é de extremo bom gosto, muito engraçada, cada episódio tem 45 minutos aproximadamente mas é excelente pois usa-se muito diálogo do dia a dia, formas de falar que só o americano entende e que um curso de ingles tradicional não ensina. Excelente dica, quem seguir essa linha como eu, estará no bom caminho. Boa sorte a todos.
Murilo Fujita
29 Jul 2009, 17:55
Eu devia dedicar mais tempo estudando inglês, mas com tantos afazeres ainda estou conseguindo conciliar meus compromissos.
Pelo menos tenho lido muita documentação técnica em inglês e melhorado a escrita. Quanto à pronúncia, recorro ao zzpronuncia do funcoeszz, autoria do grande Aurelio Jargas Marinho. Faço um laço FOR e ouço insistentemente a palavra. Veja

$ for i in `seq 10`; do zzpronuncia WORD; done

O que eu faço tem muito a ver com a publicação do Queiroz que é repetir o que se quer aprender.

Belo artigo, Queiroz! Obrigado novamente! :)
Wendell
29 Jul 2009, 17:48
Tenho dificuldade em aprender de forma completa esse idioma. Essas dicas são maravilhosas. Trazem motivação para continuarmos na aprimoração do mesmo.
gar0t0
29 Jul 2009, 17:12
Muito boa dica :D
Valeu mais uma vez Rubens.

[]s
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

 

Análise de tráfego em redes TCP/IP