Busca

Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 



 

Aprenda inglês em casa

Baixe gratuitamente as duas primeiras aulas

English for Reading and Listening

Receba por email, diariamente, mensagens contendo materiais para leitura e audição, incluindo arquivos no formato MP3 gravados por falantes nativos.

Saiba mais e faça sua inscrição

O que um cabo de R$ 7,00 ensina sobre o consumidor

Por Carlos Nepomuceno

Data de Publicação: 20 de Julho de 2007

Prática de vender impressora sem o cabo divide os leitores e abre um grande laboratório coletivo sobre como as pessoas pensam de maneira distinta sobre consumo e uso, relação com fornecedores e publicação online.

Publiquei um artigo, semana passada, que abordava o meu espanto e desagrado com a política da HP de não enviar na caixa, junto com os outros acessórios, um simples cabo USB de R$ 7,00 reais -- item fundamental para que uma impressora de R$ 500 se conecte e passe a funcionar.

Mais: denunciei e me surpreendi também em observar que o site Submarino ainda continua a censurar mensagens negativas de produtos enviadas por leitores. Não publicaram o meu protesto e nem enviaram a justificativa, quando avisaram que não iam publicar, apenas uma carta padrão, que aponta para regras gerais.

Os dois artigos -- quase iguais -- e os comentários podem ser lidos no Webinsider e no Dicas-L.

O que me surpreendeu foi a quantidade de comentários aos dois, (até o momento mais de 200) que complementam a informação e apresentam uma visão geral sobre o problema. E abrem um grande laboratório coletivo de como as pessoas pensam de maneira distinta sobre consumo e uso, relação com fornecedores, publicação online, etc.

(Esse tipo de tema -- defesa do consumidor -- me parece que mexe com as pessoas e particularmente esse problema do cabo, um absurdo pela falta de explicação lógica.)

Posso resumir o debate da seguinte maneira, em relação ao cabo:

A maioria não concorda com a política da HP em não enviar o cabo, mas há quem defenda que já é uma prática do mercado e que cabe ao usuário aceitá-la.

Em relação à política da Submarino:

A maior parte se mostrou também surpresa, muitos apresentaram problemas similares. Mas também há quem defenda o direito da empresa em não publicar determinados comentários que deponham sobre determinado produto.

Em segundo plano, podemos dizer que há muitas sugestões para que o usuário se informe ao máximo antes de comprar um aparelho, o que é um bom conselho. Mas que isso não deve ser motivo para que os fabricantes não informem até o extremo e de todas as formas, eliminando as dúvidas possíveis dos consumidores.

Na verdade, entretanto, o grande ensinamento, muito mais que o cabo de 7 paus, foi sobre o próprio processo da publicação e discussão com os leitores, o que nos leva a pensar sobre o mundo Web 2.0, que estamos entrando.

Nessa nova etapa precisamos, sem dúvida, mudar um pouco nossa cabeça, nossa maneira de pensar o mundo e até diria de como vemos o outro ser humano. A interação pressupõe duas coisas:

  1. Por mais que eu tenha dados, eles sempre estão incompletos e serão atualizados ao longo da conversa -- ninguém sabe tudo e nem viu tudo;

  2. Por mais que eu ache que a minha opinião é a melhor do mundo, sempre terá alguém que vai pensar de forma diferente e isso enriquecerá de alguma forma meus argumentos, mesmo que seja para concordar ou rebatê-lo.

Para nos prepararmos, de fato, e não no discurso para esse nosso ambiente, precisamos passar a praticar algo que hoje não é valorizado no mundo atual, a tolerância.

E tolerância passa principalmente por tentar entender o ponto de vista do outro -- pelo outro -- e não sob o nosso ângulo. Se não for assim, estaremos na verdade, monologando, ou querendo apenas eco para nossas idéias. E isso não é interação, mas pregação de surdos (não me coloco fora desse balaio, diga-se de passagem).

Isso, no fundo, é algo que ocorre, de certa forma, nos sites cada vez mais especializados, reunindo pessoas com o mesmo perfil, que acabam criando um sentido estranho de verdade, ou melhor, .a nossa verdade..

E como há sempre um consenso sobre .a nossa verdade., perdemos a noção do todo. Aqui todo mundo pensa assim. Ok, mas o mundo lá fora pode pensar diferente.

E passamos a considerar que como nós sabemos que o cabo não vem, o mundo sabe, ou o mundo deveria saber e se informar e aceitar da mesma forma, como eu aceitei.

No fundo, deveríamos nos esforçar para algo assim:

Não me incomoda tanto que o cabo não venha, mas posso entender que para um usuário mais leigo ou para um que não esteja embrenhado nos meandros da tecnologia, isso pode realmente ser um problema e levar a um grau de irritação.

Do outro lado:

Não me incomoda tanto que o fato de aceitarem que o cabo não venha, mas posso entender que para um técnico de informática embrenhado nos meandros da tecnologia, isso pode realmente ser um problema menor e não levá-lo a um grau de irritação como eu fiquei.

Ninguém mudou de posição, mas se percebe que dependendo do ponto de vista e da experiência se pode chegar a visões distintas sobre o mesmo problema. E ter até mais argumentos para trazer um ou outro lado mais para uma posição moderada.

O mesmo digo das duas empresas, que deveriam ser menos intolerantes. A HP já tem essa prática faz tempo. É óbvio que o problema tem gerado ruído. Pesquise no Google por .cabo usb Hp problema.. A empresa mandava o cabo e resolveu não mandar mais. O usuário fiel da empresa merecia uma explicação, bem como, os detalhes do novo cabo, que apuramos precisa ser específico e de um tamanho ideal.

Mais: a empresa mudou o padrão dos cabos. Como o usuário muda de quatro em quatro anos de impressora, a geração antiga está se deparando agora com as novas impressoras USB. A HP é, assim, surda para o que o consumidor tem dito faz tempo.

Será que não existe no mundo nenhum cabo confiável que elas possa enviar? E, se não manda, não merecemos uma carta com explicação da mudança de política? Veja que a empresa está fechada para aprender com seus consumidores. É a anti-web 2.0.

Eles sabem do problema, tanto que os atendentes recebem as reclamações, mas não se mexem. Os profissionais do help-desk ainda não são os conselheiros da empresa, mas serão no futuro.

O caso da Submarino é tão grave quanto.

A Submarino induz ao erro. Importou a idéia da colaboração dos leitores da Amazon, como algo moderno, mas quando alguém crítica, resiste ao máximo em publicar. Mandam uma carta sem explicação detalhada do motivo pela qual não vai publicar o problema.

Ou seja, não querem criar um debate em torno do produto, informar ao máximo o leitor, ser mais do que uma loja, mas um espaço de conhecimento sobre cada item, no qual o usuário pode confiar em estar fazendo um bom negócio. Não, a colaboração é algo de fachada não para ser moderno, mas para parecer moderno.

A atitude é perversa, pois ao entrar no site da empresa e ver os comentários aos produtos, o comprador não sabe que o usuário que teve problemas com o dito cujo está tendo dificuldades para publicar o problema naquele ambiente.

É meia Web 2.0. Ou melhor, é Web 2.0 se interessar a venda. Se não interessar, não é Web 2.0.

É a Web 2.0 fake.

Esses traços de intolerância, autoritarismo, falta de diálogo das empresas e também dos consumidores fazem parte do grande desafio que temos agora, no qual o outro estará cada vez mais presente na nossa vida.

Precisamos dele para sobreviver na tsunami da informação. Temos que reaprender a conversar e dialogar se quisermos viver em um planeta melhor. Foi um pouco o que aprendi nesse longo debate sobre um cabo de R$ 7.00. Sinceramente, não esperava que um cabinho fosse valer tanto!

Versão para impressão
  • Currently 3.11/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.1 /5 (312 votos)


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Cantinho do Shell NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.


Opinião dos Leitores

Juan suddendevice
23 Set 2007, 15:28
Essa história de Web 2.0 e que usuários interagem ativamente e que tudo é descentralizado e que empresas grandes vão interagir mais ativamente com clientes é ficção. O usuário deveria ser sempre o protegido, a causa central de um serviço, arazão de ser de um produto porque quem consome somos nós... Alguns professores desconsideram pesquisas da Wikipedia porque qualquer um altera conteúdo e portanto a informação é passível de falha... Como se não alterassem conteúdo na mídia para favorecer "vontades superiores"... Jornais boicotam com propaganda negativa os blogs, alegando que só um especialista de alguma corporação grande merece crédito, e que devemos acreditar piamente "nos gigantes do mainstream"... O possível controle de banda filtrando e afunilando por pacotes de diferentes tipos de dados, empresas de serviços web sempre oprimidas por governos para quebra de sigilo... Web livre??? É evidente que isto está muito longe de acontecer, e só piora, devido ao fato de empresas grandes demais não poderem se dar o luxo de permitir que usuários revelem falhas, denigram a imagem e que indiquem outra empresa que não a própria... Na verdade, somos os últimos a serem cogitados, os que consomem, fazem-nos sentir como mais um número num sobe e desce de estatística, nada mais.
Marcelo Augusto Z. Alves
31 Jul 2007, 09:54
Caro carlos,

Assim como você fez com o ponto de vista do técnico e do leigo com relação ao cabo-usb, faltou entender o ponto de vista das empresas:

HP:
Mandando ou não o cabo, sempre eles terão reclamação, uma porque o cabo é muito curto, ou mto comprido, ou pq o cabo é branco e todos os outros cabos são pretos, somos seres humanos, e nunca estamos satisfeitos ! "Na dúvida fique com a certeza", já dizia minha vó, melhor mandar sem o cabo, que é menos custo, menos preocupação para a HP (o cabo qdo enviado com o produto, se torna responsabilidade da HP), vai ver que a inda o dindin enconomizado dá pra cobrir o custo do povo ligando no SAC e pedindo info. sobre o bendito cabo.

SUBMARINO:
Cara, vc tá querendo confiar em conversa de vendedor ? Já viu algum vendedor falar mal do produto que vende ? O site é do submarino, é o dominio dele, ele faz o que bem entender ! Quem quiser saber da real de um produto, que tire referencias, não é assim que funciona no mundo real ? pq isso tem que mudar no mundo virtual ???

Abraços.
Carlos Nepomuceno
30 Jul 2007, 09:59
Sobre o comentário de
Paulo Sérgio Santos
29 Jul 2007, 14:26

Querido Paulo, entendo a sua preocupação e sempre temos que ter cuidado.

Mas note que expressões tais como: fiquei mais perdido que cego em tiroteio. Entrei calado e saí mudo.

Não se referem a deficiência física, mas a outros fatores, que é de quem tem a capacidade de ver, ouvir e falar, mas não a exercem plenamente em determinada situação.

Existem surdos, que são atentos para o que o outro diz, como os que são e não são. Assim, como existe gente que escuta e também é surdo para o outro. E vice e versa.

Mas acho que algo como "falando para portas", "diálogo de pedras" e "monólogos de umbigo"....podem evitar qualquer problema do tipo, ainda mais que há a luta contra o preconceito.

Valeu o toque, vou evitar na próxima,

Nepomuceno.
Paulo Sérgio Santos
29 Jul 2007, 14:26
[E tolerância passa principalmente por tentar entender o ponto de vista do outro — pelo outro — e não sob o nosso ângulo. Se não for assim, estaremos na verdade, monologando, ou querendo apenas eco para nossas idéias. E isso não é interação, mas pregação de surdos (não me coloco fora desse balaio, diga-se de passagem).]

Gostaria de fazer um comentário que foge o tema especificamente do artigo, mas é em relação ao artigo, ou pelo menos parte dele. Mas precisamente a parte que reproduzir acima.

Não sei se a expressão usada é uma expressão popular (eu desconheço), mas achei imprópria a expressão "pregação de surdos". O que se pretendia dizer com isso? Que a comunicação não é efetiva? Ou o quê? Seja o que for, dentro do contexto, não é algo positivo e não considero adequado fazer uso de expressões que envolvam pessoas com deficiência de forma negativa, principalmente quando não correspondem a verdade.

Já que o tema do parágrafo era a comunicação, os surdos são plenamente comunicativos entre si e entre aqueles que conhecem a sua linguagem própria (LIBRAS) que é uma língua oficial (já aqui no Brasil). E esta não tem menos valor que uma segunda língua oralizada como o inglês, francês ou outra qualquer.

Apenas fiz este comentário no sentido de que se tenha mais cuidado ao escrever os artigos. Tenho a certeza que não se tinha a intenção de menosprezar os surdos, mas de qualquer forma fica o alerta.

nilo dias cabral
29 Jul 2007, 11:04
A continuar deste modo, por sete reais comprar uma briga de tal tamanho, chegaremos a um tempo em que não haverá mais respeito algum ao consumidor. Já vivi vários problemas similares a este, não especificamente quanto ao cabo. Em todas as ocasiões, comprei briga séria, recorrendo ao procon para buscar os direitos, em outras vezes recorrendo a estratégias de divulgação massiva da falta de respeito para com o consumidor. O fato é que, se não buscarmos os direitos, os fornecedores continuarão agindo de má-fé. E todo contrato que envolve a compra de algo pode incorrer em problemas legais sérios.
Nepomuceno
27 Jul 2007, 09:22
Jairus Lopes
27 Jul 2007, 09:02
Olá Pessoal !!!

Veja que na Submarino:

http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&ProdId=1672969&ST=SR

Eles sobre o scanner avisam que vem o cabo:

1 Scanner
1 Manual
1 Cabo de força
1 Cabo USB <--------------

Para mim continua um mistério da vida: por que a hp não manda o cabo usb nas impressoras?

Se no scanner mandam.

Quebra um pouco a lógica do pessoal que aqui defende que não manda e pronto, pois se manda de um lado, por que não do outro?

Alguém mais inteligente do que eu, por favor, me explique...
Jairus Lopes
27 Jul 2007, 09:02
Olá Pessoal !!!


Sobre a questão do cabo USB da HP, quero informar que compramos um scanner da HP scanjet 3800, esta semana, e já veio com o cabo USB.

Abraços
internet100
25 Jul 2007, 22:02
Parece pouco mas tem mais é que protestar mesmo.

Quanto a não publicação do texto, talvez não configure censura nos comentários, mas sim uma seleção mais parcial, onde alguns produtos de determinadas marcas devem possuir uma aparência melhor entre os comentários. A HP é uma "lider de mercado" que dar uma "$ajudinha" para a loja em troca da divulgação melhor de seus produtos.

Infelizmente, a maioria das lojas não possui um lugar para tirar todas as dúvidas antes de comprar, como todos fazemos em lojas reais, ou em sites como o mercado livre que contemplaram tal funcionalidade.

Ainda nesta de cabos USB.. eu já comprei um cabo USB, isto é, um fio de cobre, que de acordo com a embalagem é compatível apenas com ®windows 2k/XP.
Carlos Nepomuceno
25 Jul 2007, 13:40
Renato S. Yamane, entrei no link que vc sugeriu e realmente estão lá comentários negativos....

Estranhamente, alguns entram e outros não.

Faça você a experiência, informe que o cabo da impressora não vem com o produto da HP e que você está apenas informando sobre o problema, talvez tenha mais sorte do que eu tive.

Queria avisar aos outros e não consegui - ainda.

A resposta que vem do site não é clara do motivo de não publicarem meu comentário.

E pelo que li outros leitores tb reclamam.

Não concordo que uma prática há mais de seis anos, ou há 200, justifique algo que seja injusto.

Vendia-se CD a 30 reais, como ainda vendem, e depois do MP3 o preço está caindo.

É também uma prática que era antiga e que mudou para melhor. Essa da HP foi para pior.

Falo da intolerância e peço que o pessoal que acha tão absurda a crítica ao cabo, pesquise no Google para ver o quanto esse pequeno problema, totalmente contornável, incomoda a tanta gente.

O que acho maior do que o cabo vir ou não vir, é como o brasileiro é oprimido e como os oprimidos oprimem outros oprimidos, como se isso fosse torná-los menos oprimidos.

Vide o caso das Cias aéreas, que vendem passagens e não entregam o serviço.

Talvez se eles passarem a colacar na passagem:

"Não garanto que você vai embarcar".

E eu reclamar aqui que não embarquei, muita gente ainda vai dizer: "Mas ele não avisaram?".

Tolerância, meus caros, tolerância.

O inimigo não é o primo!

PS - Conhecimento em rede é tudo aquilo que o editor do site considera que é conhecimento em rede.

Já sugeri ao Rubens que crie uma coluna tipo boca no trombone para dar vazão a esse tipo de problema.

Já que os usuários desse site, como vários outros, tb são consumidores, de servidor à impressora.

O artigo saiu aqui, mas concordo que seria melhor ali, mas não matou ninguém...certo?

Franciele Cardoso
24 Jul 2007, 18:15
DESDE O PRIMEIRO TEXTO PUBLICADO SOBRE A FALTA DO TAL CABO DE 7 REAIS E O SITE SUBMARINO.... PERCEBI DIVERSAS RECLAMAÇÕES.. PORQUE ISTO NAO TEM NADA A VER COM CONHECIMENTOS EM REDE...









.... MAS TODOS LERAM O TEXTO... NÃO LERAM???? ENTÃO NÃO RECLAMEM!!!!
Maicon Vinicius Nunes
24 Jul 2007, 16:34
Essa de impressora USB ser uma coisa nova também não dá pra engolir.
Típico de quem não sabe a diferença entre Web 2.0 e Internet 2.
dasdadsa
24 Jul 2007, 15:06
devolve a impressora se não gostou do produto, vc tem o direito de devolver não tem não !
Renato S. Yamane
24 Jul 2007, 14:43
1) O Submarino NÃO censura comentários negativos. Veja por exemplo:
http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=10&CatId=35573&PrevCatId=11124&ProdId=1946943&ST=BL35573&OperId=0&CellType=2

2) O submarino não tem nenhuma culpa da sua ignorância. Pois está bem informado que o produto NÃO ACOMPANHA CABO USB.

3) A HP não fornece o cabo USB a mais de uns 6 anos! É muito mais simples você comprar um do que eles enviarem e o consumidor ficar com 400 cabos sobrando.

4) O que isso tem a ver com "Conhecimento de Rede"?

Att,
Renato
Thiago
24 Jul 2007, 10:54
Só porque o Submarino excluiu comentários seus não significa que exclui todos os comentários negativos. Fiz um pequeno teste, clicando nos produtos anunciados na primeira página e pude encotrar vários comentários bem negativos sobre os produtos anunciados e sobre informações do site.

Quanto à impressora, concordo plenamente que deveria vir com o cabo. A minha impressora (Epson C65) veio com o cabo, e não compraria caso contrário.
Paulino Michelazzo
23 Jul 2007, 23:34
Carlos, cabo é pouco. Dê uma olhada no Submarino e qualquer outra loja virtual e procure onde está a referência do sistema operacional que você pode instalar o Dicionário Aurélio Eletrônico.

Se já não conhecesse a caca há tempos, morreria com 100 paus porque não roda no meu Mac e tampouco no Linux.

Abs
Guilherme Yan
23 Jul 2007, 22:05
Vocês comprariam um computador que não vem com o cabo de força, ou mouse, ou teclado, ou cabo vga, ou...

hehehe
Guilherme
Heitor Moraes
23 Jul 2007, 20:32
Cara, eu concordo em muita coisa com você.
Pelo menos no que diz respeito ao primeiro post.

Mas você escorregou quanto ao cabo não ser padrão e ao invés de assumir fica desviando do erro.

Esse teu segundo post não é sobre consumidor. É sobre você ter escorregado em algum argumento no primeiro email e estar tentando impor sua opinião apresentando a mesma sob outra perspectiva.

Porque você não foca no absurdo que é eles censurarem os comentários e pronto!
É realmente anti-ético.

Quanto a não vir com o cabo, acho que você devia se informar mais. Acho uma merda não vir com o cabo, mas aparelhos HDMI também não vêm, e roteadores não vem com uma pilha de cabos de rede.
Paul
23 Jul 2007, 20:13
Ola, concordo plenamente com este absurdo de o Submarino EXCLUIR comentários ruins acerca de determinado produto, achando-o imcompreensível e Absolutamente anti-ético pois não facilita a disseminação da informação aconselhando o consumidor a comprar ou não um produto Digo isto de carreira pois estava a comprar um determinado produto no submarino e achei estranho os comentários sempre colocando o produto no "alto" e após uma pesquisa verifiquei que o determinado produto não era esta maravilha, lá estava uma enganação para ser"mais uma a comprar" Uma forçe de venda. Após isto verifiquei que a "maravilha" entrou em promoção (estranho um produto bom e com desonto????) ai desconfiei mesmo e parti para outra!.
Isto me ensinou a pesquisar mais, muito mais antes de comprar. A esperar para ver a garantia (de fabrica, troca, problema) e enfim, como vc disse. a não confirmar em tudo que leio!
Wellington
23 Jul 2007, 18:20
Acho que essa discussão toda nos remete à algo mais sociológico...acho que a questão não é somente WEB 2 ou a falta ou não de informações, mas sim, quem dita as regras!

Supostamente, os interesses dos consumidores (nós mesmos) deveria ditar essa regra, porém, normalmente o que se vê é o contrário! As grandes empresas possuem força para ditar como as coisas funcionam, do ponto de vista delas, e nós muitas vezes assumimos isso por verdade.

Quem está certo ou errado afinal? Bem, eu não sei, acho que depende das regras do jogo! Se não existe a regra, aquilo que supomos correto não é nada além de um chute...

Acho a discussão importante, pois isso tende a crescer muito com a WEB 2.0, e caso esse tipo de problema não seja observado, a WEB 2.0 acabará sendo o vilão ao invés do mocinho.

[]'s.
Marcio
23 Jul 2007, 17:24
Amigo, acho q a história do cabo foi pura "bobeira" sua, pois em todas as lojas virtuais que visitei, inclusive no submarino no qual comprei impressora TEM SIM escrito que a impressora não acompanha o cabo.

Nao estou defendendo ninguem, muito menos os submarino pois sei se seus problemas, mas acho que para a WEB funcionar, é necessário também mais atenção daqueles que a utilizam.

[]'s
Kenjiro
23 Jul 2007, 16:47
Um dos principais problemas continua sendo o fato de uma discussão sobre CABO DE IMPRESSORA ter vindo parar na área CONHECIMENTO EM REDE.

Fora isso, que a meu ver é um grande erro, sim, a discussão é válida.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script

Artigos Publicados


Recomende este site
Recomendar este artigo