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Como sou burro: comprei uma HP na Submarino!!!!

Por Carlos Nepomuceno

Data de Publicação: 11 de Julho de 2007

Hoje, vou sair um pouco sobre o tema geral da coluna, mas no fundo o assunto passa também pelo conhecimento em rede, como veremos.

Acabo de comprar uma impressora (que também é fax, scanner e copiadora) HP 4355 na Submarino. Fui burro duas vezes. A HP é uma empresa que tem boas impressoras, mas sofre de algum problema de marketing. Deve ser algum sádico que assumiu o controle da empresa, demonstrarei.

E a Submarino - esqueci - censura os comentários negativos aos produtos dos usuários, por incrível que pareça. Assim, fui induzido ao erro. Vejam essa novela de final infeliz em pleno domingo. (Ainda bem que o Botafogo ganhou na véspera!)

A tal impressora custa 500 reais, mas não vem com o cabo USB, que custa R$ 7,00 (já comprei) para ligar a dita cuja no computador. Antes de cair a ficha, você acha que perdeu o tal cabo ao abrir a caixa, mas depois de quinze minutos procurando, vai no manual e descobre que ele não vem mesmo!!!!

Assim, sem nenhuma justificativa. Não vem e pronto!

Aí entra no site da HP e até encontra a atendente Denise no Chat em pleno domingo (que bom), mas descobre por ela que o tal cabo não faz parte do pacote. Como se viesse um carro sem o cabo da bobina, o volante ou o pneu.

Ou uma televisão sem o fio para ligar na tomada.

A lei do consumidor permite algo assim???

Vejam no site da HP o detalhe do equipamento no qual não informa que o cabo não vem.

Compra-se pela Internet pela confiança na marca. Acredita-se como qualquer internauta que vão te dar o conforto de ter uma impressora nova e pronta para funcionar sem sair de casa.

Não é essa a lógica na nova economia?

Tenho certeza que nas palestras de marketing da HP os caras dizem isso....

Vamos ao segundo capítulo...

O cabo USB não é padrão.

Não, não é daquele com as pontas iguais, pois desses até tinha um aqui em casa. É um especial para ligar a tal impressora no PC, que, segundo o atendente, "tem em qualquer loja de informática e deve ter uns três metros".

(Comprei e tinha mesmo. O Vendedor disse que a HP já faz isso há muito tempo, todo mundo reclama e ele não entende o motivo. Pensei que fosse algo técnico.)

Será que é copyright de alguém sobre um cabo de R$ 7.00???

Pôxa, pensei, se tem o cabo tão barato por que a HP não passou lá antes, por todos nós, e comprou e me mandou junto com todo o resto????

A Submarino até avisa em letras miúdas:

. 1 Multifuncional Officejet ñ . 1 Manual ñ . 2 Cartuchos (C9352AL e C9351AL) ñ . 1 Cabo de força ñ . Não acompanha cabo USB (------------------- ñ

Mas tem que dizer em letras enormes:

"Olha, a HP não manda o cabo e a impressora é diferente das outras, só funciona com USB. Aquele cabo que você tem em casa da impressora antiga, não serve mais!!!!. O cabo é tal, compra em qualquer loja, mandamos para você se quiser e custa mais tanto".

A Amazon em certa medida já faz isso, apontando na compra da impressora a venda casada com o cabo USB. Confiram.

Quem já pagou 500 não pode pagar 507? É um absurdo, mas a Submarino estaria nos defendendo, não seria, aliás, esse o novo papel de uma loja virtual? Interação? Web 2.0?

Do lado de fora da caixa da dita impressora também diz que não vem o cabo, sem mais informações do motivo. Se for algo sério, uma carta explicativa, até que aplacaria a ira. Quem sabe é algo do outro mundo: para tudo na vida tem-se um motivo.

Lá também não alerta que só vai funcionar depois que você for na loja de informática e comprar o cabo USB fora do padrão. Isso que eu sou um cara que conseguiu entrar no site e perguntar, mas quem é leigo? Será que toda loja já sabe o padrão USB da HP?

E quem mora em cidades pequenas? Ou longe de lojas de informática? A idéia não é vender para todos os recantos do planeta?

Aí você vai me pergunta: mas os usuários da HP não denunciaram isso na Submarino?

Depois de ler tudo e ter comprado a impressora, que me lembrei - como sou burro - que a Submarino censura os e-mails que criticam os equipamentos. Sim isso mesmo.

Aliás já denunciei isso antes e de novo cometi o mesmo erro.

Era o caso de uma tevê da Gradiente que tinha 10 anos de garantia e quebrou duas vezes em duas semanas. A Submarino considerou que a minha denúncia feria as normas da empresa. Chegaram até me ligar, por se tratar de jornalista e depois da minha matéria na Web denunciando-os.

Sim, já escrevi lá sobre o problema da impressora e eles não vão publicar (veja abaixo).

Sinto-me vítima de uma loja autoritária, que induz o leitor a achar que está tudo bem, pois censura as críticas aos produtos, que se alia a uma empresa do marketing do tempo do onça. Impossível que todos que compraram o equipamento não tenham passado esse sufoco.

Vocês devem até pensar. Pôxa, tudo isso por causa de um cabo? Relaxa...há sol lá fora...

Mas eu compro produtos há anos de informática e isso nunca me aconteceu. Estamos voltando para trás?

Isso não depõe contra verdades da nova economia pelas quais eu defendo e escrevo há anos: confiança na compra a distância, nas lojas que te vendem e na marca dos produtos que se compra?

É quase como se estivessem questionando os alicerces centrais do comércio eletrônico.

Um simples cabo de impressora mostra que todo esse discurso do usuário acima de tudo é tão virtual quanto um namoro entre duas pessoas no Second Life.

Assim, aviso aos navegantes, cuidado com ambas. Desconfiem e fiquem alertas.

Vejam abaixo o meu diálogo, em pleno domingo "relaxado"- que tirei para instalar feliz minha nova impressora de 500 reais - com a atendente da HP:

Denise: Boa tarde.
Denise: Obrigado por entrar em contato com o Centro de Soluções da HP Brasil. Em que posso lhe ajudar?
Carlos Nepomuceno: boa tarde
Carlos Nepomuceno: acabo de comprar uma impressora, abri a caixa e o cabo USB não veio
Carlos Nepomuceno: li no manual que vem separado, tem que comprar?
Denise: Senhor Carlos, para melhor atendê-lo, é necessário efetuarmos algumas perguntas durante o atendimento, podemos prosseguir ?
Carlos Nepomuceno: vá em frente
Carlos Nepomuceno: você é um robô?
Denise: Nos confirme o modelo de seu equipamento HP, por gentileza?
Carlos Nepomuceno: hp officejet 4355
Denise: O cabo USB realmente não acompanha o equipamento, sendo necessário adquiri-lo a parte.
Carlos Nepomuceno: e como é que a HP me vende uma impressora de 500 reais e não envia o cabo..é algum tipo de tortura aos usuários????
Carlos Nepomuceno: e onde compro esse tal cabo?
Carlos Nepomuceno: vou denunciar isso pode ter certeza nos jornais...
Denise: É um procedimento da empresa. O senhor pode encontrar em qualquer loja de informática.
Carlos Nepomuceno: mas o cabo da hp não é especifico?
Carlos Nepomuceno: ja vi aqui que não é qualquer cabo usb que entra ali...
Carlos Nepomuceno: não é um cabo padrão!!!!
Carlos Nepomuceno: qual a especificação do cabo????
Denise: Para obter melhor desempenho, a HP recomenda um cabo de comunicação (cabo USB), no padrão A/B 2.0 e que tenha pelo menos 3 metros ou menos de comprimento.
Carlos Nepomuceno: que absurdo, o cabo deve custar uns 5 reais...

Vejam a resposta da Submarino a minha crítica sobre a impressora da HP no site deles: (por causa disso ninguém nunca sabe dos problemas que acontecem com os aparelhos):

ESTE E-MAIL É AUTOMÁTICO. NÃO É NECESSÁRIO RESPONDÊ-LO.
Olá, Carlos Nepomuceno Silva.
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Fim da novela...pode chorar..seja solidário.

O assunto já rendeu uma boa discussão no site WebInsider.

Sobre o autor

Carlos Nepomuceno é Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense é consultor e jornalista especializado em Tecnologia (Informática e Internet), com larga experiência em projetos nestas áreas. Foi um dos primeiros webmasters do Brasil. Atualmente, presta consultoria permanente para as seguintes instituições: Petrobras, IBAM e Sebrae-RJ. É professor do MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/Coppe/UFRJ, com a cadeira "Inteligência Coletiva" e coordenador do ICO - Instituto de Inteligência Coletiva.

É autor, com Marcos Cavalcanti, do livro O Conhecimento em Rede Publicado pela Campus/Elsevier, é o primeiro livro no Brasil a discutir a WEB 2.0, a levantar paradigmas quanto à inteligência coletiva e a mostrar, na prática, como implantar projetos desta natureza. O livro trata desta nova revolução cultural, social e tecnológica a que todos estamos expostos.

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