Hoje, vou sair um pouco sobre o tema geral da coluna, mas no fundo o
assunto passa também pelo conhecimento em rede, como veremos.
Acabo de comprar uma impressora (que também é fax, scanner e copiadora) HP
4355 na Submarino. Fui burro duas vezes. A HP é uma empresa que tem boas
impressoras, mas sofre de algum problema de marketing. Deve ser algum
sádico que assumiu o controle da empresa, demonstrarei.
E a Submarino - esqueci - censura os comentários negativos aos produtos dos
usuários, por incrível que pareça. Assim, fui induzido ao erro. Vejam essa
novela de final infeliz em pleno domingo. (Ainda bem que o Botafogo ganhou
na véspera!)
A tal impressora custa 500 reais, mas não vem com o cabo USB, que custa R$
7,00 (já comprei) para ligar a dita cuja no computador. Antes de cair a
ficha, você acha que perdeu o tal cabo ao abrir a caixa, mas depois de
quinze minutos procurando, vai no manual e descobre que ele não vem
mesmo!!!!
Assim, sem nenhuma justificativa. Não vem e pronto!
Aí entra no site da HP e até encontra a atendente Denise no Chat em pleno
domingo (que bom), mas descobre por ela que o tal cabo não faz parte do
pacote. Como se viesse um carro sem o cabo da bobina, o volante ou o pneu.
Ou uma televisão sem o fio para ligar na tomada.
Compra-se pela Internet pela confiança na marca. Acredita-se como qualquer
internauta que vão te dar o conforto de ter uma impressora nova e pronta
para funcionar sem sair de casa.
Tenho certeza que nas palestras de marketing da HP os caras dizem isso....
Vamos ao segundo capítulo...
O cabo USB não é padrão.
Não, não é daquele com as pontas iguais, pois desses até tinha um aqui em
casa. É um especial para ligar a tal impressora no PC, que, segundo o
atendente, "tem em qualquer loja de informática e deve ter uns três
metros".
(Comprei e tinha mesmo. O Vendedor disse que a HP já faz isso há muito
tempo, todo mundo reclama e ele não entende o motivo. Pensei que fosse algo
técnico.)
Pôxa, pensei, se tem o cabo tão barato por que a HP não passou lá antes,
por todos nós, e comprou e me mandou junto com todo o resto????
A Amazon em certa medida já faz isso, apontando na compra da impressora a
venda casada com o cabo USB. Confiram.
Quem já pagou 500 não pode pagar 507? É um absurdo, mas a Submarino estaria
nos defendendo, não seria, aliás, esse o novo papel de uma loja virtual?
Interação? Web 2.0?
Do lado de fora da caixa da dita impressora também diz que não vem o cabo,
sem mais informações do motivo. Se for algo sério, uma carta
explicativa, até que aplacaria a ira. Quem sabe é algo do outro mundo: para
tudo na vida tem-se um motivo.
Lá também não alerta que só vai funcionar depois que você for na loja de
informática e comprar o cabo USB fora do padrão. Isso que eu sou um cara
que conseguiu entrar no site e perguntar, mas quem é leigo? Será que toda
loja já sabe o padrão USB da HP?
E quem mora em cidades pequenas? Ou longe de lojas de informática? A idéia
não é vender para todos os recantos do planeta?
Aí você vai me pergunta: mas os usuários da HP não denunciaram isso na
Submarino?
Depois de ler tudo e ter comprado a impressora, que me lembrei - como sou
burro - que a Submarino censura os e-mails que criticam os equipamentos.
Sim isso mesmo.
Era o caso de uma tevê da Gradiente que tinha 10 anos de garantia e quebrou
duas vezes em duas semanas. A Submarino considerou que a minha denúncia
feria as normas da empresa. Chegaram até me ligar, por se tratar de
jornalista e depois da minha matéria na Web denunciando-os.
Sim, já escrevi lá sobre o problema da impressora e eles não vão publicar
(veja abaixo).
Sinto-me vítima de uma loja autoritária, que induz o leitor a achar que
está tudo bem, pois censura as críticas aos produtos, que se alia a uma
empresa do marketing do tempo do onça. Impossível que todos que compraram o
equipamento não tenham passado esse sufoco.
Vocês devem até pensar. Pôxa, tudo isso por causa de um cabo? Relaxa...há
sol lá fora...
Mas eu compro produtos há anos de informática e isso nunca me aconteceu.
Estamos voltando para trás?
Isso não depõe contra verdades da nova economia pelas quais eu defendo e
escrevo há anos: confiança na compra a distância, nas lojas que te vendem e
na marca dos produtos que se compra?
É quase como se estivessem questionando os alicerces centrais do comércio
eletrônico.
Um simples cabo de impressora mostra que todo esse discurso do usuário
acima de tudo é tão virtual quanto um namoro entre duas pessoas no Second
Life.
Assim, aviso aos navegantes, cuidado com ambas. Desconfiem e fiquem
alertas.
Vejam abaixo o meu diálogo, em pleno domingo "relaxado"- que tirei para
instalar feliz minha nova impressora de 500 reais - com a atendente da HP:
Vejam a resposta da Submarino a minha crítica sobre a impressora da HP no
site deles: (por causa disso ninguém nunca sabe dos problemas que acontecem
com os aparelhos):
Fim da novela...pode chorar..seja solidário.
Opinião dos Leitores
João Costa
25 Set 2007, 10:04
Nada de idiota,
Esses abusos têm que ser divulgados sim, niguém é obrigado a clicar no link, só vão clicar as pessoas que se interessarem pelo assunto: concordam?
É muito válida a divulgação desses assuntos, principalmente nos locais onde se fala de qualquer ramo que envolva informática, como é o caso do site.
Guilherme
23 Set 2007, 20:11
Olá,
Renato S. Yamane, espero, sinceramente, que eu e todos os outros leitores desse site possamos um dia alcancar o seu nivel de supremacia intelectual.
Já que tu é um cara tão, mas TÃO inteligente, responde ai:
1- Por que os fabricantes de impressora, em sua grande maioria, nao mandam o cabo de R$ 5,00 junto?
Acho que mesmo que o post nao tenha NADA haver com SL, como diz Jorge Pereira, o assunto é relevante no quesito TI.
Abraco,
Guilherme
sanguera
01 Ago 2007, 17:30
HahahaHAHAAHAHhahaha , eu fui la e fiquei o dia todo no chat da HP chamando o povo la de robo.
Luciana
31 Jul 2007, 13:10
Realmente aconteceu isso comigo, comprei no Extra algum tempo atrás, levei p/ casa e quando fui instalar cade o cabo? Eu tive que sair correndo, pegar um ônibus e ir lá comprar o tal cabo. É uma situação meio incômoda porque a loja era longe. Fiquei mei irritada, mas acabei engolindo, como tudo que a gente tem que engolir.
Daniel
24 Jul 2007, 10:50
Parabéns pela denúncia.
Inadmissível comprar algo que não venha pronto para operar satisfatoriamente, principalmente sem as devidas advetências. Frustrante para qualquer usuário.
A censura então.... Pior Impossível.
BOICOTE AO SUBMARINO!!!!
Carlos Nepomuceno
24 Jul 2007, 08:26
Pessoal, para atualizar o artigo, diria o seguinte:
1) apesar de ter mudado o meu texto, colocado ele de forma singela, sintética e educada, a Submarino, depois de uma semana não publicou a informação sobre o cabo.
Ver meu comentário 107 no seguinte debate:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/07/09/hp-nao-da-o-cabo-submarino-nao-da-a-menor-bola/
Nossa discussão já está armazenada no Google, se você pesquisar da seguinte forma: hp problema cabo usb
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=hp++problema+cabo+usb&meta=
já aparecemos por lá.
Ou seja, pode a Submarino não publicar, a HP não levar em conta, mas o protesto é válido e está registrado.
Escrevi outro artigo:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/07/19/o-que-um-cabo-de-r-700-ensina-sobre-o-consumidor/
No qual, comento minhas reflexões sobre tudo que discutimos aqui e o que aprendi desse rico debate.
Publiquei aqui também.
http://www.dicas-l.com.br/conhecimento_em_rede/conhecimento_em_rede_20070720.php
E novas discussões surgiram, o que me espanta é como somos oprimidos e como sentimos falta de espaços como esse.
Por fim, a enquete jocosa, já tem um resultado parcial:
Escolha abaixo o maior mistério da vida:
Por que nunca se viu um filhote de pombo?
15,15% (5 votos)
Por que nunca se fotografou um chester?
15,15% (5 votos)
Por que a HP não manda um cabo de 7 reais?
30,30% (10 votos)
E por que a Submarino não deixa que as notícias ruins sobre equipamentos circulem?
39,39% (13 votos)
Total: 33 votos
Marilda
16 Jul 2007, 11:22
Outro site que disfarça os comentários negativos, induzindo ao erro é o Buscapé. Por padrão ele só mostra os comentários positivos. Além do mais, estes comentários "positivos" são quase todos "plantados" pelas próprias lojas. Sempre comprei pela internet, mas muitas vezes parece um velho oeste, terra de ninguém.
Alexanndre
16 Jul 2007, 01:39
Coincidentemente sábado (14/07/07) entrei em contato com o chat da HP para saber tentar pegar especificações de um cabo S-Video (ligar notebook na TV). Já tinha lido todo o manual e a única coisa que o manual dizia era que era um cabo específico (aliás, de grande utilidade essa informação). No chat a única coisa que a pessoa do outro lado dizia era – "procure uma de nossas assistências técnicas". Isso me deixou com muita raiva! Afinal, o que custava dizer que cabo era? Eu já tinha comprado um cabo S-Vídeo (R$7,00), mas o que a HP usa é diferente, descobri que o da HP é um de 7 pinos que é difícil para achar, ao menos aqui em Brasília. Indicaram-me uma loja que monta cabos para eu ir, mas queriam me cobrar R$50,00 pelo cabo e diziam que o da HP custava R$200,00 (vou procurar saber). A pessoa que me atendeu disse que tinha que fazer uma configuração diferente no cabo... hahahaha... Configuração para mim em cabos é mudar os fios de dentro. Fui para a casa, procurei na net mais ou menos como o cabo funcionava, cortei o que eu tinha e coloquei para funcionar... Gastei R$7,00, a HP queria me cobrar R$200,00.
Roberto Slepetys
15 Jul 2007, 00:32
O mais grave ao ler seu POST é o fato das lojas ocultarem os comentários, o que mostra que o serviço é mentiroso.
Comprei um DVD Player da PHILCO, modelo D400 que veio quebrado e entrei em vários sites reclamando e alertando para futuras compras, nenhum publicou.
Na Amazon onde usualmente compro livros é comum ter resenhas bastante negativas e também bastante positivas, o que é muito importante na decisão de compras, aqui no Brasil tropicalizaram esta ideia através de censura.
Alexandre Luiz Graff
14 Jul 2007, 09:58
Prezado Carlos,
Concordo plenamente contigo, acho que aqui é extamente o lugar para você postar este assunto, por se tratar de um canal de tecnologia.
Temos que nos unir e mostrar para estas grandes empresas que se optamos por adquirir via WEB, no conforto do lar ou do escritório ou de qualquer outro local, não queremos tem que sair de casa para comprar um maldito cabo USB.
A má qualidade da informação do vendedor, a má vontade do fabricante em inserir o cabo, acabam denegrindo o real objetivo da internet, que é ter a informação precisa e mais rápida possível para agilizar o processo, a pesquisa, etc.
Você esta de parabéns pela publicação do POST. Se todos agissem de tal maneira, o descaso ao consumidor não aconteceria e isto vale para todos os órgãos que nos cercam.
Um abraço.
Renato S. Yamane
13 Jul 2007, 19:38
Ridículo o seu post!
Filho, a empresa deve informar o que acompanha o produto e NÃO os componentes que NÃO ACOMPANHAM!
Se fosse assim, eles teriam que informar:
- Esse produto não acompanha o cabo USB
- Esse produto não acompanha mostarda
- Esse produto não acompanha maionese
- Esse produto não acompanha cabo serial
- Esse produto não acompanha mouse
- Esse produto não acompanha peças de reposição
- Esse produto não acompanha teclado
- Esse produto não acompanha o Livro do Morimoto
- Esse produto não acompanha o autógrafo da Xuxa
- Esse produto não acompanha uma foto de um gnomo
- Esse produto não acompanha um bouquet de flores
- Esse produto não acompanha preservativo
Realmente, tenho que concordar com você. Você realmente é um burro!
E detalhe: o Submarino não censura os posts negativos como você afirmou. Eles apenas boicotam os posts idiotas.
Jociel C. Andrade
13 Jul 2007, 16:51
Tenho o mesmo sentimento quando trata-se de contratação de internet banda larga. Vc assina a internet banda larga mas para usar vc precisa assinar um provedor.
SuelyBCS
13 Jul 2007, 16:29
Nepô, curto teus textos, e não é de hoje... Neste vc fez uma provocação muito inteligente e os mais espetadinhos "morderam na chum
bada", como diriam os pescadores... Como vc, o que normalmente me deixa indignada é minha burrice e teimosia em ACREDITAR E CAIR NO CONTO DO VIGARIO, e nao por "coisas" como um cabo usb... oras, cabos...
Luiz Antonio
13 Jul 2007, 08:57
O minimo que a submarino tinha ter feito na hora que você reclamou é ter enviado um cabo USb.
Nós devemos continuar denunciando as coisas erradas.
Carlos Nepomuceno
13 Jul 2007, 06:28
Como não havia salvo a minha resenha anterior, resolvi postar uma nova resenha na Submarinho, hoje, agora, que é a seguinte, bem moderada, fruto de todos os debates que fizemos por aqui:
"A impressora é ótima, mas há uma confusão quanto ao cabo USB. Como diz a Submarino, o cabo não vem, o que significa, entretanto, que a impressora NÃO VAI FUNCIONAR COMO IMPRESSORA OU SCANNER se você não comprar o cabo em uma loja de informática. Liguei para a HP que me recomendou a compra do cabo UDB A/B, de três metros que custa em torno de R$ 7,00 reais. A impressora não usa mais aquele cabo antigo que estávamos acostumados nos modelos mais velhos, nem manda mais, infelizmente, o cabo na caixa como era costume".
Vamos rezar.
A página que ela deve aparecer, na qual existem dois elogios ao aparelho é:
http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&ProdId=1593509&ST=SR&showreview=1
Vejam os comentários que já existem:
Todas as Resenhas (2)
Antonio Ivan Bastos Filho (ivanbastos@hotmail.com) de MANAUS, AM, 07/03/2007
Muito prática!!!
Ótima qualidade, silenciosa e extremamente prática!!! Vale a pena o investimento.
Ana Claudia Oliveira de Barros de RIO DE JANEIRO, RJ, 02/02/2007
MARAVILHOSA!
Ela tem um tamanho ideal, parece que é grande, mas não é o tamanho real. É prática e silenciosa. Olhando ninguém diz que ela é 4 em 1, mais eu garanto que ela é. Só não da para xerocar e scanear livros. Foi uma ótima aquisição.
A política de não publicação da Submarino é essa:
http://www.submarino.com.br/client_include/br/popup_resenha_clientes.asp
Para que sua resenha seja publicada em nosso site, é necessário atentar-se as regras abaixo:
* Não conter erros gramaticais ou linguagem de internet (por ex: entaum, naum, aki, etc);
* Não utilizar termos ou palavras de baixo calão ou ofensivos;
* Não fazer alusão à concorrência (entende-se por concorrência outras lojas virtuais e varejo em geral) nem a preços vigentes no Submarino ou outras lojas;
* Não fazer alusão à concorrência do fabricante (produtos similares de outras marcas ou modelos);
* Não divulgar endereços de blogs e sites de conteúdos diversos;
* As resenhas de filmes e livros não devem possuir conteúdo do enredo que indiquem seu desfecho;
* As resenhas devem conter exclusivamente opiniões a respeito do produto. Não serão divulgadas comentários a respeito de disponibilidade de produtos, fabricante ou sugestões.
*Não conter comentários de ordem política, religiosa, social, cultural que possam gerar qualquer tipo de discriminação ou discussão ideológica.
* A avaliação (pontuação) deve estar de acordo com seu comentário.
Bom, rezemos.
FABIO BARBOSA
12 Jul 2007, 20:46
Meu amigo carlos, vou ser solidário a voce. comprei uma maquina fotografica da SONY. UMA CYBER-SHOT . Ulala. uma camera e tanto ne. R$ 1.000 (mil reais) isso mesmo mil reais. Fui todo feliz pra casa ancioso pra usar a gracinha da maquina, mas pra minha decepcao, ops nao vem com capa para a mesma. Fiquei furioso, pois imagina so voce comprar uma maquina fotografica digital por 1.000 mil reais e a SONY faz o favor da mesma vir na embalagem sem ao menos uma flanelinha. è mole ou quer mais. Mas infelizmente moramos nesse pais .
Abracus. Fabio
Fabiano
12 Jul 2007, 19:29
Carlos, concordo que a HP devia enviar o cabo junto, que não tendo o cabo junto isso devia ficar em destaque para evitar reclamaçõe e que o site devia oferecer a venda casada para facilitar aos clientes.
Para todos esses problemas tem uma solução simples... não comprar mais desse povo.
Quanto ao post não ter sido publicado concordo com o submarino. Imagino que dizer que impressora não vem com o cabo e que isso te frustrou seria suficiente. O restante das críticas considero que realmente deveriam ser expostas direto ao pessoal da loja e não nos comentários do produto.
Quanto ao modelo do cabo, é padrão para periféricos esse modelo USB A/B. Acho que você desesperou nesse ponto. Imagino que toda loja que vende esse tipo de cabo ia lhe perguntar o que pretendia ligar para definir exatamente o modelo.
Abraço.
Christian
12 Jul 2007, 18:09
Caro Carlos,
Concordo com você que deveria vir tudo que seja necessário para o produto funcionar.
Entretanto, acredito que sua crítica à política da Submarino não procede, pois eles são bem claros sobre qual é a política e por quais motivos uma resenha pode ser recusada.
Você parou para pensar em qual dos critérios a sua resenha pode ter sido encaixada?
Talvez não se importe em publicá-la aqui para verificarmos se o Submarino não tinha razão em vetá-la, por estar de desacordo com suas políticas. E nesse caso, podemos ajudá-lo a identificar qual item foi desrespeitado, para que você possa corrigi-la e reenviá-la. Assim, estaremos todos contribuindo, dentro das regras, para alertar os potenciais compradores, desta situação desagradável que a HP nos cria com este "produto incompleto".
Mestre dos Covardes Anônimos
12 Jul 2007, 17:06
Nada a ver a crítica: o Submarino é apenas mais um vendedor e tem todo o direito de censurar as avaliações. Quanto a HP, faz o mesmo que todos os outros fabricantes: coloca quilos de isopor na embalagem, uns impressos inúteis (alguém lê Manual de Usuáro além do "Getting Started" ?) e escamoteia esse cabinho A/B ... Se aceitassem o isopor e papel da embalagem para reciclar, podiam dar o cabinho de brinde. Porém, valeu pelo "Você é um robô?"! Vou perguntar também!
alfredo
12 Jul 2007, 15:15
Sr. Nepomuceno : concordo com sua opinião. Realmente, nesta éopa de plug & play esse posicionamento não condiz.
Iran
12 Jul 2007, 14:53
Muito besta mesmo...
Meire Brod
12 Jul 2007, 13:52
Muito, mas muito bom mesmo teu texto!
Só não entendo por que tem gente tão estreita que não consegue ver a relação deste assunto com o tema da tua coluna! Ainda bem que eu sou leiga e entendo!
Abraços!
Andre Gomes
12 Jul 2007, 13:36
Denuncias são importantes, nem sabia que o submarino só coloca comentários que falam bem dos produtos, mas este não é o espaço pra isso. Vc poderia ter escrito um texto relacionado a Web 2.0, por exemplo, e depois poderia colocar essa denuncia como um comentário.
Carlos Nepomuceno
12 Jul 2007, 10:47
Pessoal, vou ponderar algumas coisas.
Quando resolvi publicar também no Dicas-L tive a preocupação de fazer uma frase inicial:
"Hoje, vou sair um pouco sobre o tema geral da coluna, mas no fundo o assunto passa também pelo conhecimento em rede, como veremos".
É interessante comparar os comentários feitos aqui, com os feitos no Webinsider:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/07/09/hp-nao-da-o-cabo-submarino-nao-da-a-menor-bola/
Aqui no Dicas-L temos um público mais especializado e lá, apesar de técnicos, com um perfil mais próximo do atendimento a usuários, desenvolvedores de sites, etc.
Aqui se tem mais informações, esse tipo de impacto é menor, pois aqui parece algo tão óbvio, mas no geral, se lerem por lá, verão que não é.
Um dos problemas que temos com a necessidade da especialização é perder um pouco a noção do todo.
A informática, entretanto, é feita para a sociedade e não para quem vive dela.
Assim, problemas tão óbvios podem ter um impacto negativo entre o mundo lá fora e aqui considerados triviais.
Sobre os comentários acima, acredito que temos que ponderar o seguinte:
1) quando se faz um post off-topic, que está avisado na primeira linha, esse espaço é válido, seja em uma lista, num chat, etc...é a chamada lei da rede, a não ser...
2) ..que o assunto sendo off-topic seja totalmente fora do ambiente, como seria algo sobre o caso de doping do Dodô, que até comentei no meu blog, que não foi o caso, mas sobre um problema de uso de equipamentos de informática, afeto a todos que usam o site;
Na lógica, o que vale é o seguinte, se é off-topic não leio, mas quem quiser ler, que leia. Dê nota zero, mas deixe que os outros interessados caminhem...
Isso é a democracia da rede....Basta ver os comentários de quem leu e não sabia, por exemplo, dos problemas das críticas na Submarino, vejam mais exemplos sobre este problema na discussão da Webinsider.
O que não se pode é tudo ser off-topic e nisso acho que o Rubens tem tido grande sensibilidade.
É o meu primeiro da coluna.
(Apesar de achar que já esse debate é totalmente web 2.0 e conhecimento em rede, de forma indireta.)
Dito isso, nada justifica que mesmo sendo uma prática antiga - não adotada por todos fabricantes, já que tem gente que envia o cabo - seja algo que devemos aceitar.
Diferente de um HD, uma impressora não é artigo de consumo de técnicos experientes, mas de qualquer pessoa, desde a sogra até um adolescente, desde uma pessoa que mora em cima de um shopping de informática, que liga encomendando e tem o cabo em 5 minutos, a uma pessoa que mora em uma cidade, que não tem loja de informática no raio de duas horas de carro.
Vendas pela rede servem para isso.
O que me chama a atenção no caso da HP não é apenas não vir o cabo, mas uma falta total de explicação, entre a documentação enviada para o cliente especificando qual cabo e até o tamanho, como a atendente disse depois.
Existem cabos de 1 metro, 2 metros e 3 metros, a HP indica o último. Se faz diferença não sei, mas se há essa recomendação, deveria vir na documentação, ou não?
Deveria ser enviada uma carta junto com a caixa, ou não?
Justificando, inclusive, o motivo do equipamento vir incompleto. Ou não?
Aliás, alguém tem uma explicação plausível?
Acreditem: é a primeira vez na minha vida que compro algo de consumo geral que não vem com tudo que se precisa para funcionar.
E olha que meu primeiro computador é de 1983. Não falo de peças internas, mas de produtos de uso de massa, como uma impressora.
Outro aspecto do problema é que não se troca de impressora todo ano, ou não se trocava.
A impressora que tinha era a 850c ainda era com o cabo antigo.
Acredito que a mudança para a USB é novidade para muita gente que migra de modelos antigos para novos e não sabe que sem USB não vai funcionar.
O otário aqui deixou o cabo ligado no equipamento, procurando o plugue....
Para isso existe venda pela Internet e se espera, para que isso cresça, que comprar pela rede, seja o mesmo que ir numa loja.
Tudo mastigado.
Não se discute aqui um cabo de 7 reais, mas o direito de se comprar sem tudo que precisa.
Quem sabe amanhã já evitam mandar também o cartucho? Como já quiseram vernder certa vez - na crise dos pneus - carro sem estepe?
Quanto à Submarino, não reclamei da entrega, foi ótima.
Acredito apenas que a loja não está jogando o jogo da interação, pelo contrário, ao censurar críticas de uns e de outros, leva o consumidor a ter uma visão distorcida de determinados produtos.
É uma ação, no mínimo, perversa.
Ela poderia dizer que problemas teve com a sua contribuição e investir que os usários opinem, para o bem ou para o mal.
Fiz de tudo para publicar a minha crítica a tevê da Gradiente e não consegui. Nem agora.
Por fim, não acho que qualquer cabo seja padrão, quando existe mais de que um modelo.
Cabo padrão era o antigo da impressora tradicional: cabo de impressora.
Se vamos ter "cabo usb de impressora" e isso vale para todas, tudo certo, foge ao meu conhecimento.
O que não é um cabo A/B.
Podem dizer: leia na Internet! Ok, mas se pago 500 reais, espero que o fabricante, no qual confio, me dê tudo mastigado, ainda mais quando estou com pressa.
Por fim, acredito que a informática tem de ir de encontro as pessoas e não o contrário.
Esse é o objetivo do meu protesto em forma de artigo.
Quem gostou, me dá cinco. Quem não gostou, mete um zero.
E vida que segue...
Abraços,
Nepomuceno.
Luis Alves
12 Jul 2007, 10:40
Fica aqui minha indignação, pois também passei por esses mesmo problemas :( comprei um pc zerado com a tal impressora pensando que ia chegar e ter tudo ligado imprimindo de boas... depois de 15min rss procurando o cabo eu vi que nao tinha vindo com o bendito mesmo..
eh foda!
Daniel
12 Jul 2007, 10:29
Só para levantar uma questão sem a pretenção de apoiar qualquer um dos lados. Quando vamos fazer uma compra em uma loja real, não temos como nos informarmos sobre a opinião dos clientes. Geralmente o vendedor comenta somente coisas boas.
João Carlos
12 Jul 2007, 10:25
Concordo com o post, só não concordo que pessoas gastem energia para escreverem certas críticas, que mereceriam um pouco mais de inteligência.
Não demonstrem sua ignorância em público.
Antonio Passos
12 Jul 2007, 10:12
É isso, Carlos!
Só denunciando, pondo a boca no trombone, mesmo, poderemos ter alguma change de ver alterada a política do Submarino.
Doiche
12 Jul 2007, 10:03
Pessoal, também possuo uma novela em relação ao MercadoLivre.
Cuidado.
Wagner
12 Jul 2007, 09:57
Esse seu POST traz um ar de reporter de fundo de quintal. Faz com que a Dicas-L perca sua moral, seu respeito e admimiração de toda comunidade. Dá impressão de ser matérias escritas por amadores e leigos.
Já faz muito tempo, muito mesmo, que vários fabricantes de impressoras não estão mandando junto o cabo USB. Este cabo USB é padrão sim, sempre foi o mesmo cabo padrão AxB.
Não é novidade que as impressoras não vem completas, você sempre teve de comprar papel, os cartuchos que acompanham a impressora em alguns casos vem com capacidade menor do que os comprados, e o cabo USB também nem sempre vem junto.
Agora esse seu POST enorme e mal escrito, parece coisa de bebê chorão!!! Conta tudo p/ sua mãe Quico....
E vê se não vai dar uma de Submarino e remover este meu comentário tá?!
Fabio Augusto
12 Jul 2007, 09:38
Sem mais comentários... Altamente desnecessário!
Rafa
12 Jul 2007, 09:34
A reportagem está de parabens sim!!! Voces acham ridiculo porque convenhamos, nos acostumamos a fazer compras pela metade no que diz respeito a artigos de informatica. Cansei de comprar algo em lojas de informatica e ver que estava incompleto e ter que novamente ir a loja para poder complementar. Fico sempre indignada. Como sou formado em computação sempre fico pensando: e se fosse um leigo, o que faria????... concordo com Rubens em publicar esses arquivos sim. Vamos ser solidarios. Afinal, estamos na era web 2.0 e uma coisas dessas ainda acontecer para mim é um absurdo.
Att.
Rafa
Marco
12 Jul 2007, 09:34
Acho válido o artigo. Informar sobre o desrespeito ao consumidor chega a ter uma utilidade pública.
Sugiro mais informações sobre empresas que fornecem produtos para computadores sem drivers para linux.
AlexSmith
12 Jul 2007, 09:09
Achei muito interessante o relato, apesar de ser um assunto off-topic e o texto ser bastante longo e um tanto repetitivo.
Realmente algum órgão de defesa do consumidor deveria tomar uma atitude frente ao fato de o Submarino não publicar os comentários negativos sobre os produtos. Isso é ridículo!
O cabo USB é padrão mesmo (USB tipo A/B, que significa formato A (aquele com o qual todos estamos acostumados) em uma ponta e B (o de formato mais quadrado, com dois pinos em cima e dois embaixo) na outra).
O primeiro post, que fala da "preocupação da HP com o Efeito Estufa" me chamou a atenção. Uma empresa como a HP não deixaria de usar isso para se autopromover, se sua intenção fosse mesmo a de "proteger o meio ambiente". Afinal, não consta, segundo o autor da matéria, nenhuma justificativa para a ausência do cabo. Simplesmente informam que não acompanha o produto e pronto.
Por fim, mas não menos importante, me chamou a atenção a forma de tratamento para com o autor da matéria. É admirável que os autores ainda se disponham a publicar matérias, mesmo após serem tratados de forma tão mal educada por alguns leitores.
Obrigado pela matéria, Carlos.
X.
Bruno Sant'Anna
12 Jul 2007, 09:02
Muito caso somente para a falta de um cabo USB.
Eu diria que é uma tempestade num copo d'agua.
Max Boaventura
12 Jul 2007, 08:42
Artigo altamente desnecessário.
Parabenizo o site pela enorme contribuição que tem dado mas essa foi lamentável.
Robson
12 Jul 2007, 08:26
De tudo que ja li sobre web 2.0, esse texto se encaixa perfeitamente nas premissas da web 2.0, alem de interatividade e flexibilidade, transparencia acima de tudo. Se for para termos aqui um box Deixa seu comentario plubicaremos se nos agradarmos. Nao coloquem. Talvez nao fosse o melhor lugar mas encontremos um espaço para tal e nao deixe de publicar. Web 2.0 tmb é um espaco de critica.
Otbono
12 Jul 2007, 08:24
Interessante este post Off-Topic, enfrento estas situações de impressora sem cabo, brinquedo sem pilha, computador sem software, etc.. desde que me conheço por gente (será que sou mesmo?), esta semana fui a uma casa de ferragens comprar um chuveiro e a vendedora me ofereceu todos os complementos para instalá-lo, coisas que não me lembrei na hora como fita-isolante, fita de teflon para vedar o cano etc.
No caso da impressora, talvez seja uma forma da HP se isentar ou de ter mais um no caminho para o suporte culpar caso o equipamento não funcione.
Enfim a meu ver esta é uma questão de quem vende, seja on-line ou não..., o bom vendedor vende a solução e sinceramente falando a loja do Submarino é algo mais para ingês ver (leia-se acionistas) do que uma engine de venda com interface consistente e focada em atender bem.
Pedro Pires
12 Jul 2007, 04:53
Já ouviste falar no efeito de estufa?
muitas pessoas já têm cabos em casa com a impressora antiga, já há muito tempo que se usa usb nas impressoras. Isto é uma forma de reduzir a produção de elementos que já tens em casa. Se não tens compras.
Tens que ter atitude ecológica. Para a proxima já sabes, lê bem o que compras.
Seja como fôr também não me parece que isto seja o sitio ideal para comentar um assunto destes.
Atitude Ecológica!
Cumprimentos
Charles Bronson
12 Jul 2007, 04:46
Parabéns meu caro Rubens. Se outros fizessem como você, as empresas provavelmente começariam a mudar sua maneira de trabalhar. Infelizmente alguns amigos não entenderam seu post e criticaram negativamente. Graças a pessoas como eles as empresas continuam nos enrolando; e quando nos pedem o acessoramento para a compra de impressoras no trabalho e indicamos a compra de uma HP, o povo da empresa fica chateado conosco e diz: "Você não é técnico de informática? Não sabia que esta impressora não vinha com o cabo?".
Heitor Moraes
12 Jul 2007, 03:55
Eu achei o post legal e válido, mas dizer que o cabo não é padrão é um exagero.
O cabo A/B tem um lado chato e outro quadrado. É um cabo USB padrão.
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:USB_TypeAB_Diagram.svg
Isso sem falar dos modelos mini e micro USB, que também são padrão.
Gustavo Scalet
12 Jul 2007, 01:41
Achei muito interessante a conscientização exposta aqui, sendo o mais intrigante pra mim o meio anti-democrático da submarino de liberar apenas os comentários desejados por ela nos seus produtos, nao achei q isso fosse possível uma vez que se for aberto aos usuários, deve ser aberto a TODOS, independente de sua opinião, a não ser que fuja do escopo
É como se fosse uma espécie de racismo. Só pq o cliente não gostou do produto ele nao pode ter o comentário dele publicado, sendo que esse ato, ao meu ver, deveria ser encarado como crime.
obs: Acredito que chamar essa notícia (post, enfim) de dicas para conhecimento em rede simplesmente porque não vem um cabo numa impressora meio fraco, mas a mensagem é realmente muito boa.
João
11 Jul 2007, 23:51
O submarino é grande, a HP é grande, numa dessas esses que estão criticando tem contato com alguém que trabalha lá... (no mínimo).
A propósito: também não sabem ler, pois está claro que não foi o Rubens quem escreveu.
David Reis
11 Jul 2007, 23:19
Parabens!!!!.....Rubens....Só tenho a lhe agradecer pelo seu POST.
O lugar também é aqui....afinal chama-se "Dicas-L"
E o seu POST é uma dica valiosa para que outros possiveis interessados em comprar esta impressora HP no site Submarino possam ficar atentos e como diz vc. não se sintam "BURROS".
FOI UMA DICA DE UTILIDADE PUBLICA....
Espero que alguém da HP e do Submarino tenham lido este POST para fazer as correções necessárias para deixar de induzir o consumidor ao ERRO !!!!....
PARABÉNS PELA CORAGEM DESTE POST....
O LUGAR DESTAS DENUNCIAS E DICAS É AQUI TAMBÉM....
Domingos
11 Jul 2007, 23:07
Que sirva de lição e antes de comprar leia atentamente a descrição do produto.
Fábio Becamp
11 Jul 2007, 22:13
Amigo, compreendo sua indignidade com a situação, mas o Dicas-L não é o lugar apropriado para tal denúncia, seu espaço no portal poderia ser melhor aproveitado escrevendo algum artigo/tutorial/DICA sobre SL ou Redes, como mencionado acima.
Abraços.
Fernando
11 Jul 2007, 22:08
Minha opinião sincera: ridiculamente ridículo o fato de uma reclamação sobre a falta de um cabo USB entrar no site da Dicas-L. Com certeza Rubens Queiroz ou qual responsável pelo site seja não lê as publicações. Um horror.
Glaudiston
11 Jul 2007, 21:36
Concordo plenamente, hoje é um cabo, ontem foi uma tv problemática... amanhã será oque?
acredito que é necessário ter regras éticas para a publicação, como mensagens legíveis e sem ofensas entre outras regras como não dizer que "quem matou foi o mordomo" no caso de um filme...
mas qualquer pessoa, e não só compradores, deveria ter o direito de publicar sua opnião sobre o produto, e deixar à critério de outros usuários acreditar nos argumentos ou não.
Jorge Pereira
11 Jul 2007, 21:35
Cara,
tanto um quanto IDIOTA este seu POST, o que que isto tem haver com SL?
ou melhor, com "Redes"?
sinceramente,
aqui não e o melhor lugar para este seu post.
sem mais