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Decisão

Por Jefferson Santos

Data de Publicação: 01 de Abril de 2023

Em toda e qualquer atividade nossa e em qualquer momento nós precisamos tomar uma decisão. Por mais simples que seja a atividade, por mais simples que seja o contexto é necessário que nós saibamos tomar uma decisão.

Decisões estão no nosso dia a dia desde a escolha da roupa que nós vamos usar para poder iniciar nossas atividades, ou o tipo de alimentação que nós vamos comer no iní­cio da manhã, como faremos a barba, o cabelo, qual roupa vestiremos. Enfim, são pequenos atos que resultam de decisões, de pequenas decisões.

É importante que nós saibamos que uma decisão ela é tomada para fazer ou não fazer alguma coisa. É importante que isso fique bem claro: também tomamos decisões para não fazer alguma coisa.

Outra coisa importante e para se ter em mente é que toda e qualquer decisão resultará em algum tipo de impacto, não só para você como também para as pessoas a sua volta. É importante ter isso em mente.

Considere então você em suas atividades diárias na empresa onde você trabalha.

É um erro acreditar que você, em sua função ou em suas atividades diárias, não tome decisões ou que se tomar decisões elas não venham a causar impacto em outros setores, em fornecedores, em clientes, em parceiros ou em outras pessoas.

Assim, o primeiro requisito para se tomar uma decisão adequada é o de se ter CONHECIMENTO. Sim, o conhecimento é a parte inicial, fundamental de uma decisão quando precisa ser tomada. E um conhecimento necessário, adequado ou, por vezes, essencial é importante para que nós possamos ENTENDER o cenário, o contexto no qual nós estamos inseridos e que a nossa decisão de fazer ou não fazer alguma coisa irá impactar de alguma forma.

Em se falando de contexto, é importante avaliar que nós precisamos entender quais são as influências de alguns fatores externos não só aos nossos lares como, também, nas nossas atividades na empresa onde trabalhamos.

Dentre esses fatores eu cito fornecimento de energia elétrica, transporte, mobilidade urbana, capacidade de comunicação, segurança, segurança pública dentre outros requisitos fundamentais para o nosso dia a dia. (Há um artigo no meu blog, explicando as influências de cada um desses fatores externos).

Além desses fatores é importante que também nós saibamos que somos influenciados, somos impactados ou que sofremos restrições de alguns outros atores do ambiente externo, sejam eles órgãos públicos de âmbito municipal estadual ou federal agências reguladoras ONG imprensa. (para o entendimento desses atores, escrevi um artigo publicado no meu blog).

E um terceiro elemento, também do ambiente externo, que nós precisamos levar em consideração para tomar nossa decisão para fazer ou deixar de fazer alguma coisa são os eventos intervenientes. Eles podem ser de natureza climática ou topográfica, por exemplo: chuvas, alagamentos, acomodação de solo que dão deslizamentos que normalmente redundam, terminam em bloqueios de estradas, cancelamento de serviços de energia elétrica ou de fornecimento de água, ou comprometimento dos serviços de saneamento dentre várias outras coisas. Todos esses eventos dificultam nosso dia a dia, nossas atividades privadas ou profissionais e PRECISAM SER CONSIDERADAS em nossos planos, nossas escolhas, nossas decisões.

Eu coloco esta situação porque é importante para você, em uma organização, sendo você um funcionário executor ou um supervisor ou um lí­der setorial tome uma decisão pertinente com base no conhecimento desses fatores e da influência que eles tem. Esse entendimento fará com que você tome uma decisão adequada de fazer ou não fazer algo. Aliás, em qualquer função, ou ní­vel hierárquico na empresa onde você trabalha, uma avaliação cuidadosa sobre esses fatores revelarão sua capacidade de entender o cenário a sua volta. Este será um refinamento de seu "Situation awareness".

Ainda que seja em âmbito doméstico privado ou na sua organização, normalmente a decisão que nós tomamos ela vai impactar outras pessoas. Então, o entendimento que temos é que uma decisão tomada para fazer ou não fazer alguma coisa irá impactar positiva ou negativamente outras pessoas na nosso no nosso lar o na nossa empresa.

Voltando à  questão das decisões a serem tomadas em qualquer ní­vel da organização onde estamos trabalhando, em que nós estejamos executando nossas atividades, ainda que sejamos funcionários novos ou de setores que aparentemente não tem um protagonismo na empresa, a capacidade de decidir será fundamental para o funcionamento fluido, o funcionamento eficiente e produtivo das nossas atividades que, em última análise, impactarão as atividades de entrega de um bem ou de serviço para os quais o nosso setor é responsável de fazer.

Não tenha medo de decidir. Estando você no iní­cio da carreira, ou em atividades de menor protagonismo, não deixe de decidir. Não demonstre incerteza ou insegurança. Sendo você um profissional dedicado e escorreito, as lideranças verão que você eventualmente errou ao decidir. Empresas consistentes com lideranças maduras costumam aproveitar os erros em ní­veis e funções iniciais como lições valiosas, as chamadas lessons learned.

Sobre este assunto convido a leitura do artigo "O erro bom".

Enfim, eu lhe desejo sucesso.

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Comentários (1)

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Simples e perfeito. Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Sobre o autor

Jefferson Wanderley dos Santos atualmente é Professor, Consultor, Palestrante e Facilitador. Foi piloto militar e civil em mais de 15 aeronaves (aviões e helicópteros) de diferentes tipos e piloto offshore (SK-76C) na Líder Aviação. Possui, no total, mais de 5.000 horas de vôo. Possui ampla experiência em Planejamento Institucional com base em Avaliação de Cenários (organizacional e institucional: Brasil e América do Sul) atuando em treinamentos como orientador de diplomatas civis e militares no módulo Peace Operations Executive Seminar do Pearson Peacekeeping Centre no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA e no módulo Large Scale Emergencies and Desasters Seminar também no Interamerican Defense College em Washington - DC - USA. Possui ampla experiência em Consultoria para organizações do Comando da Aeronáutica na área de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Proferiu palestras sobre Gestão de Recursos Humanos na Aeronáutica para militares dos países das três Américas e Caribe no 27º Comitê de Gestão de Recursos Humanos e Ensino em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

Proferiu palestras sobre o Brasil e seus cenários social, político e econômicos para diplomatas civis e militares do Interamerican Defense College e National Defense University, ambos na cidade de Washington - DC - USA no ano de 2007; foi coordenador acadêmico no Interamerican Defense College, Washington- USA, 2007 a 2008; foi professor-chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea RJ no ano de 2009; possui ampla experiência em Assessoramento e Avaliação de Processo Decisório para funções de assessoria, chefia e direção de organizações do Comando da Aeronáutica.

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