você está aqui: Home  → Colunistas  →  Interessa?

Firefox - Extensões

Por Fátima Conti

Data de Publicação: 19 de Janeiro de 2009

Sumário

Definição e importância

O navegador Firefox admite dezenas de "extensões", ou seja de programas que se fundem a ele e que lhe adicionam novos recursos.

Esses pequenos programas são criados por usuários e programadores externos à equipe do Firefox objetivando melhorá-lo, em algum aspecto, pois extensões podem acrescentar desde um botão na barra de ferramentas até uma função nova.

Assim, as extensões acrescentam ao Firefox recursos que seus autores nunca imaginaram, que provém da imaginação e talento de milhares de pessoas e são integrados ao sistema, possibilitando que o Firefox seja personalizado

Evidentemente, cada extensão terá um efeito diferente.

Portanto, cada internauta que instala o Firefox, pode escolher entre vários recursos, adicionar novos e adaptar o Firefox ao seu próprio estilo de navegar. Ou seja, quem escolhe como o Firefox deve ser é quem o utiliza, atendendo seus desejos e necessidades.

É importante notar que o Firefox detecta automaticamente quando há novas versões das extensões instaladas, e avisa se uma delas não vai funcionar com a versão atual do navegador.

Deve-se ressaltar que os autores de muitas extensões aceitam doações.

Onde encontrar extensões

Há muitas extensões disponíveis em https://addons.mozilla.org/firefox/extensions/ ou em http://pt-br.add-ons.mozilla.com/pt-BR/firefox/ (site em português, mas com muitas descrições em inglês)

Plugin e extensão - diferenças

Um plugin é um programa instalado no Firefox que adiciona recursos que podem ser utilizados por diversas páginas na internet. Por exemplo, os plugins Flash Player, Java, ShockWave Player e Windows Media Player permitem que as páginas tenham recursos que não são suportados por padrão, como som e vídeo. Extensão é um pequeno programa, feito para o Firefox, que cria ou modifica alguma função do próprio Firefox.

Como salvar uma extensão?

Acessar a página da extensão e clicar no link de instalação fornecido. É possível salvar um arquivo de extensão (formato xpi) no seu HD para instalar depois Na página da extensão desejada, clicar no link de instalação com o botão direito e selecionar Salvar destino como

Como instalar uma extensão?

1. A partir de uma página com o link 'Instalar``

  • Clicar em Ferramentas - Opções - Facilidades
  • Selecionar Permitir que sites instalem programas
  • Clicar em Permissões
  • Em Endereço do site digitar o endereço da extensão
  • Clicar em Ok - Ok Mas, se essa página não estiver em update.mozilla.org, por razões de segurança o Firefox impedirá o processo de continuar.
  • Surgirá uma barra no topo da janela. Para autorizar a instalação de extensões a partir daquele, site clique no botão Autorize. Depois tente instalar novamente (clicando no link da página).
  • Finalmente, clicar em Adicionar a Firefox ou Install ou Instalar agora. Atualmente é comum o link estar em imagem semelhante a

Na janela de Instalação de programas que irá aparecer, clique em Instalar agora, conforme mostra figura abaixo.

Quando terminar a instalação clique em Reiniciar o Firefox.

2. Se o arquivo xpi foi salvo

Para instalar um arquivo com formato xpi salvo no seu HD utilize um dos métodos abaixo:

  • Arrastar o arquivo xpi para a janela de extensões ( Ferramentas - Extensões ) ou
  • Clicar no menu Arquivo - Abrir arquivo e selecionar o arquivo xpi ou
  • Manter as janelas do Firefox e do gerenciador de arquivos abertas e visíveis. Arrastar o arquivo xpi para a janela do Firefox

Tanto seguindo o procedimento 1 como o 2 deve aparecer um aviso que a extensão será instalada quando o Firefox for reiniciado.

Política de privacidade

Se aparecer a observação Este complemento tem uma política de privacidade. quando se clica no botão instalar agora ou quando o Firefox é reiniciado aparecerá uma outra página em que as regras estarão enunciadas.

Após ler e concordar deve aparecer a opção para instalar.

Como desinstalar uma extensão?

Uma extensão ativa está instalada e em pleno funcionamento.

Depois de instaladas as extensões são ativadas automaticamente.

Se você estiver insatisfeito com algum complemento poderá desativar temporariamente, se desejar reativar depois, ou desinstalar.

É importante notar que uma extensão desativada (fica acinzentada no menu) está instalada, mas seu funcionamento está suspenso. Já uma extensão desinstalada será efetivamente retirada do Firefox. Se desejar instalar novamente será necessário refazer a instalação.

Como desinstalar ou desativar / ativar

  • Clicar em Ferramentas - Complementos - Extensões
  • Selecionar a extensão
  • Clicar em Desinstalar ou Desativar ou Ativar
  • Reiniciar o Firefox

Nota: Temas só podem ser desinstalados, pois todos os temas, exceto o que está sendo exibido, são desativados automaticamente.

Configuração da extensão

Um botão de Preferências ou Opções poderá existir.

Isso só acontece se a extensão selecionada apresentar possibilidades diferentes para os usuários.

Se for o caso, quando o botão é pressionado, um painel de configurações será aberto.

Evidentemente, o painel será diferente em cada extensão, mas em geral são detalhados e fáceis de se entender.

Atualização da extensão

Como o próprio Firefox, os complementos já contam com programas de atualização. Devido à necessidade de manter esses arquivos sempre atualizados, esse recurso efetua a atualização (update), facilitando a vida do usuário.

Clicar em Ferramentas - Complementos - Localizar atualizações

Por meio dessa opção são procuradas atualizações para todas as extensões instaladas.

Onde obter mais informação

Texto publicado originalmente em http://www.cultura.ufpa.br/dicas/mozi/fire-ext.htm

Sobre a autora

Fátima Conti lida com software há algum tempo. Especialmente usando computadores velhinhos. Gosta da filosofia do movimento do Software Livre. Aos poucos tem implementado o uso de programas grátis e/ou livres por pensar que seu bom uso na educação, em geral com problemas de carência de recursos, é absolutamente necessário para garantir o início e a continuidade da aprendizagem, qualquer que seja o tema de interesse pessoal e/ou institucional.

Eu não acredito em extraterrestres. Eles são muito mentirosos.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna