você está aqui: Home  → Colunistas  →  Bancos de Dados Livres

Acessando Firebird SQL com Open Source

Por Luiz Paulo de Oliveira Santos

Data de Publicação: 11 de Outubro de 2006

Atualmente encontramos banco de dados SQL Open Source de todos os sabores, para todos os gostos. E existe uma certa tendência de uso do banco, obviamente não representada, nem seguida por todos os desenvolvedores, mas comumente notamos um vínculo forte do MySQL com o PHP (praticamente todos os provedores oferecem a dobradinha), e do PostgreSQL com Perl e do Firebird com Delphi. Mas Delphi não é Open Source! Embora a Borland, ou DevCo, ou seja quem for atualmente o dono do Delphi tenha lançado uma versão free do Turbo Delphi (com restrições sim), ainda a IDE e o compilador não são Open Source.

Porém existe um projeto de um compilador Pascal chamado FreePascal, que têm crescido muito, e com algumas vantagens sobre o Delphi. É o FreePascal, que além de Open Source é multiplataforma, e pode acessar o Firebird SQL via API (através de chamadas ao cliente de acesso). Mas a IDE do FreePascal é texto, ou seja, não fornece um ambiente nem não gera facilmente aplicações para ambiente gráfico, e isso é um fator que desmotiva o desenvolvedor, além da dificuldade de implementação. Para contornar esse problema um grupo de desenvolvedores ( Cliff Baeseman, Shane Miller e Michael A. Hess ) criou em 1999 o projeto Lazarus, que é uma IDE gráfica, completa para gerar aplicação para ambiente gráfico para Linux, Win32, OS/2, 68K, mas que usa FreePascal como compilador.

Obviamente o Lazarus ainda não tem todos os recursos e implementações do seu concorrete comercial (quero deixar isso claro, antes que alguns extremistas venham com pedras nas mãos), porém pode-se produzir software de qualidade e multiplataforma com IDE gráfica em ambiente 100% Open Source.

Mas para o Lazarus acessar o Firebird SQL, devemos utilizar outro pacote Open Source, o FBLib, que é o Firebird Library, que nada mais é que conjunto de controles, criados por Alessandro Batisti, que uma vez instalado no Lazarus, permite acessar o Firebird SQL de forma mais amigável. Alessandro Batisti é italiano, portanto se quiser escrever para ele, faça em inglês ou italiano.

Principais características do FBLib:

  1. Acesso direto para Firebird 1.0.x, 1.5.x e 2.0 Classic ou SuperServer
  2. Multiplatforma (Win32,Gnu/Linux,FreeBSD)
  3. É compatível com FreePascal 2.0.2 ou +, Delphi PE, Kylix OE, e TurboDelphi
  4. Permite seleção da biblioteca de acesso fbclient ou gds32
  5. Suporta Query com parâmetros
  6. Suporte a dialetos SQL 1/3
  7. LGPL License agreement
  8. Permite a extração de Metadata do banco
  9. Após compilado com a aplicação agrega apenas 100-150 KB na aplicação
  10. Suporte a campos BLOB
  11. Exporta Dados para HTML SQL Script
  12. Serviços de gerenciamento (backup, restore, gfix...)
  13. Events Alerter
  14. Compatível com Firebird SQL 2.0

Outra informação importante: Versão a versão, tanto do Delphi como do Firebird SQL, os componentes que acompanham o Delphi (projetados para rodar com Interbase) se tornarão gradativamente incompatíveis com o Firebird, ou simplesmente não poderemos num momento futuro e incerto, acessar certas funcionalidades do Firebird SQL com os componentes do Delphi para Interbase. Logo, o FBLib é um opção para substituir esses componentes, mesmo no Delphi.

Se você programa em Delphi, experimente o Lazarus+FBLib. Você poderá rodá-lo em Windows ou Linux.

Porém já falamos de linguagem, componente para acesso ao banco, mas falta um manager para o banco, uma ferramenta que nos permita criar bancos, tabelas, domains e etc. Pois com o Firebird SQL temos ferramentas de linha de comando, mas uma ferramenta gráfica facilita muito e torna o trabalho mais produtivo, uma ferramenta Open Source é FenixSQL, que roda em Win32, Linux ou FreeBSD.

Obs: O FreePascal não é o único compilador Pascal Open Source que existe, porém é o que eu uso para ambiente Linux.

Espero que essa pequena dica seja útil, principalmente se for desenvolver para Linux.

Um forte abraço e até mais!

Sobre o autor

Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna