você está aqui: Home  → Colunistas  →  Filosofia Digital

Songbird e MiroPlayer

Por Frederick Montero

Data de Publicação: 05 de Dezembro de 2008

Talvez há seis meses atrás, a história deste artigo fosse diferente. Era muito provável que eu escrevesse um longo texto reclamando da falta de boas alternativas OpenSource para o programa iTunes. Foi então que recentemente aproveitei a instalação de um HD maior no meu laptop para poder montar uma discoteca no formato FLAC, sem perda de qualidade. Daí surgia um outro problema: como gerenciar este conteúdo de forma eficiente e fácil, montando listas de reprodução conforme o meu humor no dia, no formato FLAC? Para mim, não havia um único bom programa que fizesse isso com esses arquivos. A minha sorte foi que, nem um mês depois, a versão 1.0 do programa Songbird foi anunciada.

Eu já conhecia de muito antes o programa, porém até então ele tinha me parecido arrastado na sua utilização e com uma interface muito confusa, na qual tentava exibir todas as suas funcionalidades em destaque de uma única vez. Mas os seus desenvolvedores fizeram o caminho mais fácil de se acertar e imitaram o concorrente de maior sucesso, o iTunes, enquanto mantinham caminhos para aprimorar alguns dos seus conceitos com o tempo.

Por enquanto, o Songbird se restringe a reproduzir arquivos de áudio, mas a POTI, responsável pelo seu desenvolvimento, promete que no futuro o programa será capaz de reproduzir vídeos também. Isso deve aumentar a briga diretamente com o iTunes, que já possui esta capacidade. Porém a vantagem do Songbird sobre o iTunes está na sua capacidade de abraçar uma variedade maior de formatos de audio e vídeo, como o MiroPlayer. Aliás, o ideal seria esses dois projetos, MiroPlayer e Songbird, buscarem uma colaboração maior entre eles e tentarem fortalecer ambos no que cada um tem de melhor.

Por exemplo, enquanto o Songbird é muito bom para gerenciar conteúdos, porque no final das contas é uma imitação bem feita do iTunes, o MiroPlayer leva a vantagem na integração com canais de vídeo na internet, para a atualização e download de conteúdos, por meio do protocolo BitTorrent. Portanto, táo logo incorporasse a função de reproduzir vídeos, o bom seria que o Songbird utilize o BitTorrent como forma de baixar podcasts de vídeo, no estilo do MiroPlayer. Em contrapartida, o MiroPlayer poderia aprender com o Songbird como criar uma interface leve, com foco no gerenciamento de canais de vídeo pela internet e conteúdo. Talvez no seu caso, o melhor fosse que não seguisse o caminho do seu primo, de imitar o iTunes ao privilegiar a disposição dos vídeos em listas. Ou seja, o MiroPlayer poderia aprimorar a exibição de podcasts, ao tornar mais sutil a diferença entre o conteúdo que está publicado na internet e aquele que está disponível no HD do computador do espectador. Algo muito próximo ao que a Adobe fez com o programa de mediaplayer que ela lançou. Isso tudo, sem negligenciar da flexibilidade na exibição do material, criando opções fáceis e dinâmicas de exibir os vídeos em listas inteligentes. Uma possibilidade seria a de permitir aos usuários desses programas compartilharem as regras que selecionam automaticamente alguns conteúdos em listas inteligentes.

De qualquer forma, com o desenvolvimento desses dois programas, quem reclamava da falta de boas opções OpenSource para curtir uma boa música ou assistir alguns vídeos no seu computador agora pode relaxar um pouco e apreciar sua discoteca ou videoteca com mais prazer.

É claro que ainda falta muito chão para os dois alcançarem os seus equivalentes comerciais, em termos de funcionalidades, mas o Songbird já indica que será uma boa promessa para o futuro, sem deixar de ser uma boa alternativa para o presente.

Sobre o autor

Frederick Montero, diretor, produtor e editor de vídeo. Formado em Filosofia pela Unicamp, é diretor do vídeo Supermegalooping, premiado no Primeiro Festival de Vídeos pela Internet. Mantém o blog sobre mídias digitais d1Tempo Digital.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Educação e Tecnologia:     >>NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod