INTRODUÇÃO AO SHELL LINUX - AULA 1

Descrição

Partindo do princípio que o Shell é indispensável ao Linux, poucos o conhecem direito.

Essa palestra é focada em mostrar que, muitas das facilidades básicas do Shell como os redirecionamentos, p. ex, não são usados em sua plenitude:

  • Para gerar um log de erros, o seu script tem de mandar os erros para sdterr. O seu script faz isso ou simplesmente dá um echo na mensagem de erro?
  • Se quiser que a entrada de seu script seja a saída de um outro programa, você saberá receber os dados via pipe?
  • E se a entrada do seu script vier por um dos 3 buffers de clipboard?
  • E se precisar receber os dados de um arquivo?

Como você pode ver, o assunto é mais extenso e completo do que muitos pensam.

Nesta palestra serão apresentadas diversas formas de fazer isso, bem como técnicas que aceleram, e muito, o seu script, comparando tempos de execução.

Julio Cezar Neves

Trabalhou por 8 anos na empresa Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros, que foi a primeira empresa brasileira a desenvolver, fabricar e comercializar computadores. Participou da equipe de desenvolvimento do SOX, que foi o 4º sistema operacional reconhecido com padrão Unix e que é o único sistema, até hoje, desenvolvido fora dos Estados Unidos. Além de ter trabalhado na criação de diversas ferramentas para o mercado bancário brasileiro que, para se adaptar a uma inflação de 80% ao mês, tornou-se o sistema mais ágil e eficiente e exportou a nossa tecnologia de hardware e software bancário para todo o mundo. Possui mais de 35 anos de experiência em sistemas com a filosofia Unix e sua vivência com o desenvolvimento de sistemas operacionais e muitas linguagens de programação, lhe permitiu estudar a fundo o código da shell Bash e descobrir recursos não documentados que facilitam enormemente a vida de quem programa. É autor do bestseller Programação Shell Linux, atualmente na 12ª edição, e do livro Bombando o Shell - Caixa de Ferramentas Gráficas do Shell Linux.

Abrir conversa
Podemos te ajudar?