INTRODUÇÃO AO SHELL LINUX - AULA 3

Descrição

Esta aula procura explicar o que está por trás do estrondoso sucesso de sistemas baseados em GNU/Linux. O GNU/Linux se baseia na filosofia dos criadores do sistema operacional Unix e que tem por base diversos pilares, que resultaram em um código de qualidade superior, simples e ao mesmo tempo elegante. 

A filosofia Unix, idealizada por Ken Thompson, é um conjunto de normas culturais e abordagens filosóficas para o desenvolvimento de software modular e minimalista. Os primeiros desenvolvedores Unix foram importantes para trazer os conceitos de modularidade e capacidade de reutilização para a prática da engenharia de software, gerando um movimento de "ferramentas de software". Com o tempo, os principais desenvolvedores do Unix estabeleceram um conjunto de normas culturais para o desenvolvimento de software; essas normas se tornaram tão importantes e influentes quanto a tecnologia do próprio Unix.

A filosofia Unix enfatiza a construção de código simples, curto, claro, modular e extensível que pode ser facilmente mantido e adaptado por desenvolvedores que não sejam seus criadores.

Referências

Rubens Queiroz

Criador do portal Dicas-L, um dos primeiros portais no Brasil a tratar de software livre em geral. Engenheiro eletricista, trabalhou no Centro de Computação da Unicamp de 1988 a 2019. Possui grande experiência em sistemas operacionais Unix e derivados, protocolos TCP/IP e aplicativos e tecnologias Web. Experiente instrutor e palestrante, com participação em diversos simpósios e eventos no Brasil e no exterior.

Trabalhou no Centro de Computação da Unicamp de 1988 a 2018.

Abrir conversa
Podemos te ajudar?