De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 20 de agosto de 2013
O aplicativo bookletimposer pode ser usado com os seguintes propósitos:
Explicando, um livreto é um documento em que as páginas são grampeadas no meio e a ordem das páginas não é linear, como por exemplo em uma revista como Época ou Veja. Em uma mesma folha de papel, por exemplo, eu posso ter as páginas 1 e 30.
O uso é bastante simples e intuitivo:
![]() |
Para instalar em distribuições baseadas no Debian GNU/Linux, basta fazer o download do software e em seguida executar o comando:
# dpkg -i bookletimposer_0.2-2_all.deb
Na distribuição que uso, LinuxMint, este pacote não está disponível por padrão, então fiz o download da versão para Debian e instalei. O pacote tem como dependência o software pyPdf ou python-pypdf, como é chamado na distribuição LinuxMint.
Esta dica foi criada a partir da sugestão do leitor Márcio, na seção de comentários da dica publicada no dia 20 de março de 2006.