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Extensão Google Chrome - Lista Segura
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 15 de junho de 2013
O Procon de São Paulo criou uma extensão para o browser Google Chrome que
alerta usuários sobre sites de vendas suspeitos de operações ilegais ou fraude.
Esta lista possui um total de 274 itens e pode também ser baixada a partir do
site do Procon/SP.
A extensão agiliza o processo de verificação da idoneidade de sites de compras.
Para ajudar a divulgar esta iniciativa e evitar que mais
pessoas sejam vítimas de falsários, curta a
página no Facebook, que será o meio
de comunicação dos desenvolvedores.
Além da extensão, o Procon/SP publica um guia de comércio eletrônico, relacionando
os cuidados que devem ser tomados ao fazer compras via Internet. O guia na íntegra pode
ser baixado a partir do site do Procon/SP.
Downloads
Reproduzo a seguir as páginas de 9 a 12 do "Guia de Comércio Eletrônico":
CUIDADOS AO CONTRATAR PELA INTERNET
Informamos a seguir, alguns cuidados fundamentais para evitar problemas ao
comprar ou contratar pela internet e dicas de como fazer uma boa escolha e
garantir seus direitos.
- Reflita sobre seus interesses: não compre por impulso. Analise friamente
a oferta. Embora os descontos possam lhe parecer muito atrativos, o valor
final de suas compras pode comprometer seu orçamento. Responda, sinceramente,
a quatro perguntas:
- preciso realmente desse produto ou serviço?
- tenho informações suficientes sobre ele?
- tenho que comprar agora?
- essa decisão vai comprometer meu orçamento?
- Identifique o fornecedor: procure a identificação do site e de todos os
demais fornecedores envolvidos em sua compra virtual (razão social, CNPJ,
endereço, telefone e outras formas de contato além do email). Redobre seus
cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.
- Busque referências de fornecedores recomendados por amigos ou familiares
ou que possuam também estabelecimentos físicos. A consulta no cadastro de
reclamações do SINDEC (cadastro nacional de reclamações dos Procons) e em
redes sociais pode ser um bom instrumento para auxiliá-lo na escolha.
- Verifique o registro de produtos e serviços: alguns produtos e serviços
exigem registro em órgãos específicos. Por exemplo, é o caso de produtos
de telecomunicações (telefone celular, modem, tablets, etc.), que exigem
registro na ANATEL; produtos e serviços de saúde, estética e alimentação
precisam de registro na ANVISA; agências de viagens devem ter registro na
EMBRATUR, entre outros.
- Observe a segurança eletrônica: para contratar, efetuar compras ou
transações bancárias pela Internet, usualmente é necessário o envio de
dados pessoais, número de telefone, endereço para entrega, número do cartão,
senha, etc. Para evitar que outras pessoas consigam acessar esses dados e
os utilizem indevidamente, somente os forneça em sites:
- com endereço eletrônico iniciado pela sigla "https";
- que exiba no seu navegador de acesso à internet um ícone em forma de
cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o
certificado de segurança do site. É recomendável instalar o certificado de
segurança e acessar o site da empresa que emite esse certificado.
Atenção
Antes de clicar em um link, passe o mouse em cima para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo. Se não for, o site é falso.
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão
e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha sempre
atualizados. Existem opções gratuitas na Internet.
- Cuidado com as mensagens recebidas em seu email, principalmente
aquelas que venham de remetentes desconhecidos. Tenha especial
cuidado ao abrir anexos e acessar links enviados, pois eles podem conter
vírus ou programas que visam capturar suas informações.
- Desconfie de mensagens que prometem prêmios, solicitem seus dados cadastrais,
enviem fotos, mensagens de amor ou amizade, cartões virtuais, etc. Se tiver
dúvidas, procure contatar o remetente antes de qualquer ação.
- Evite realizar transações on-line em lanhouses, cybercafés ou computadores
públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
- Troque periodicamente a sua senha do Internet banking e de sites de
comércio eletrônico.
- Leia a política de privacidade do site para saber como o fornecedor
vai cuidar do armazenamento e manipulação de seus dados pessoais. Além
disso, durante todo o processo de compra, observe atentamente se há itens
pré-selecionados, tais como "desejo receber ofertas em meu e-mail", pois
essa deve ser uma opção do consumidor e não uma imposição do fornecedor.
- Escolha uma senha segura: evite senhas que já são utilizadas em outros
sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), número de
telefone, palavras conhecidas e seqüências numéricas ou alfabéticas (como
123456 ou abcdef). O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres,
alternando letras minúsculas, maiúsculas e números.
- Verifique as características do produto: antes de realizar a compra,
analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite
a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele
atende à sua necessidade.
- Compare preços: não se esqueça de comparar também o preço e a forma de
pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas), especialmente
para verificar se os descontos ofertados pelos sites valem a pena e são reais.
- Fique atento às condições da entrega: o prazo de entrega deve ser
especificado. Muitas vezes o preço exibido no anúncio do produto não contém
o custo de envio. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete.
- Conheça a política de troca e devolução dos produtos: essa informação deve
constar no site e pode variar de fornecedor para fornecedor.
- Guarde os comprovantes: guarde todos os documentos que demonstrem a compra
e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).
- Exija a nota fiscal: no ato da entrega do produto, recuse o recebimento se
a nota fiscal não for apresentada.
- Fique atento às formas de pagamento: redobre os cuidados quando o site
coloca como única forma possível de pagamento o depósito em conta corrente
ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.
- Quando a oferta não foi cumprida e não houver acesso ao fornecedor:
Caso você tenha feito o pagamento através de cartão de crédito, ou de sites
especializados em serem meios de pagamento aos fornecedores de e-commerce,
poderá solicitar diretamente à administradora do cartão o cancelamento da
compra e o estorno do valor pago.
Atenção
No Estado de São Paulo o fornecedor é obrigado a dar a opção ao consumidor de escolher data e turno de entrega do produto adquirido.
(Lei 13.747/09)