De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Vim - A Máquina do Tempo

Colaboração: Rubens Queiroz de Allmeida

Data de Publicação: 06 de julho de 2010

A dica que se segue foi extraída do livro "O Editor de Textos Vim", de autoria de várias pessoas, e anunciado na Dicas-L no dia 17 de fevereiro de 2009. O livro é excelente, muito bem escrito e pode ser redistribuído segundo os termos da Free Documentation License.

O livro pode ser baixado na íntegra a partir do endereço http://code.google.com/p/vimbook

A Máquina do Tempo

O Vim possui muitas formas para desfazer e refazer, e uma das mais interessantes é a máquina do tempo! A máquina do tempo é extremamente util quando no meio de um texto se percebe que boa parte do que foi adicionado é inútil e que nos ultimos 10 minutos não há nada que se possa aproveitar. Utilizando a máquina do tempo é possível eliminar os ultimos 10 minutos de texto inútil do seu documento facilmente, utilizando:

  :earlier 10m

Com esse comando o documento ficará exatamente como estava 10 minutos atrás! Caso após a exclusão perceba-se que foi excluído um minuto a mais, é possível utilizar o mesmo padrão novamente para avançar no tempo:

  :later 60s

Note que dessa vez foi utilizado later ao invés de earlier, e passando segundos como argumento para viajar no tempo. Portanto o comando acima avança 60 segundos no tempo.

Para uma melhor visão de quanto se deve voltar, pode ser usado o comando:

  :undolist

O comando acima mostra a lista com as informações sobre Desfazer e Refazer.

E com essas informações pode-se voltar no tempo seguindo cada modificação:

  :undo 3

Esse comando fará o documento regredir 3 modificações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Allmeida