De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Console no KDE a la Quake

Colaboração: Rogério Acquadro

Data de Publicação: 18 de Março de 2006

Quem já jogou o jogo (agora livre) Quake, lembra-se. Existia um console que podia ser aberto no meio do jogo para que o jogador digitasse comandos. Em modo multi jogador, podia-se colocar bots, mandar mensagens para os times de maneira muito simples e rápida. Bastava apenas uma tecla para que o console "descesse" na tela. A mesma tecla pressionada e o console "subia".

Eis que surge, no software livre, um aplicativo similar. YaKuake [1] é um console semelhante ao do Quake para KDE. Disponível para Debian a partir da versão testing, na primeira vez que o usuário executar o console uma pequena caixa de diálogo informará "Application successfully started! Press xxx to use it...".

No sistema Debian (unstable) instalado, o YaKuake assumiu as seguintes teclas de atalho:

  • Acesso ao console: F12
  • Recolhe console: F12
  • Novo console: Shift + Para cima
  • Fecha console: Shift + para baixo
  • Console a direita: Shift + direita
  • Console a esquerda: Shift + esquerda
  • Cola do clipboard: Shift + insert

Outras opções ainda são configuráveis, como tempo de animação na exposição do console, tamanho de ocupação na tela (tanto horizontal como vertical) e tamanho do texto.

Independentemente do usuário ter ou não jogado Quake, sem dúvida, trata-se de um excelente aplicativo para acesso rápido ao console do sistema, pela sua facilidade de acesso e seu caráter dinâmico.

Para mais informações, visite o review publicado pela Newsforge [2] e o site do aplicativo [3]. Este review foi inspirado no review publicado pelo Newsforge e está disponível no site da (PC)² [4].

Referências:

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rogério Acquadro