De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


A Leitura nos Oceanos da Internet

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 29 de Maio de 2003

Gostaria de anunciar o lançamento do livro "A Leitura nos oceanos da Internet", do qual participei como colaborador. Este livro foi resultado de um trabalho realizado sob a coordenação do Professor Ezequiel Theodoro, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Além do Prof. Ezequiel, participaram a Profa. Fernanda M. P. Freire (Unicamp), o Prof. Sergio Ferreira do Amaral (Unicamp) e eu.

A seguir incluo mais detalhes sobre o livro. Quem puder ajudar na divulgação, falando bem, comprando etc, tem a minha eterna gratidão :-)

Obrigado,

Rubens


Livro: Leitura nos oceanos da Internet (A) http://www.cortezeditora.com.br Preço: R$ 17.00

Os ensaios contidos no livro se orientam por uma estratégia de adensamento crescente e contínuo de idéias. A partir de um texto gerador, os quatro autores foram trocando impressões, reparos, críticas e sugestões de modo a encaminhar a produção do livro.

Três áreas são mais intensamente tratadas na obra: (1) a formação, pela escola, do leitor do texto eletrônico; (2) as características inerentes aos suportes que produzem e fazem circular esse texto (Internet e computador); e (3) as formas de estruturação ou configuração dos textos digitais nas suas relações com os comportamentos do leitor. Outrossim, muitas outras questões foram tangencialmente tratadas pelos autores, abrindo caminho para outros estudos e pesquisas nessa área.

Embora seja impossível controlar os rumos da leitura de uma obra, os autores parecem ter escrito para os professores de todos os níveis de ensino. Alguns autores foram mais formais em termos de formulação dos seus ensaios; outros, um pouco mais soltos, tentando um diálogo com os professores das escolas fundamental e média. Por tabela, estudantes e profissionais que estudam comunicação, informática e lingüística também poderão se beneficiar dos insights aqui veiculados."

Sumário

  • Apresentação

    ==CAPÍTULO 1 - Texto gerador==

  • Leitura no mundo virtual: alguns problemas (Ezequiel Theodoro da Silva)

CAPÍTULO 2 - Rodada inicial e comentários

  • A palavra (re)escrita e (re)lida via Internet (Fernanda M. P. Freire)

  • Comentários

  • O leitor navegador (I) - Rubens Queiroz de Almeida

  • Comentários

  • Internet: novos valores e novos comportamentos - Sergio Ferreira do Amaral

  • Comentários

  • Reflexão da reflexão - navegando rumo ao espaço escolar - Ezequiel Theodoro da Silva

  • Comentários

CAPÍTULO 3 - Rodada final

  • Formas de materialidade lingüística, gêneros de discurso e interfaces - Fernanda M. P. Freire

  • O leitor navegador (II) - Rubens Queiroz de Almeida

  • As novas tecnologias e as mudanças nos padrões de percepção da realidade Sergio Ferreira do Amaral

  • Formação do leitor virtual pela escola brasileira: uma navegação por mares bravios - Ezequiel Theodoro da Silva

  • Sobre os autores
  Autor: Silva, Ezequiel Theodoro da (coord.)
  Formato: 16 x 23
  nº de páginas: 128
  ISBN: 85-249-0930-7

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida