De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


vi e awk -> emacs

Colaboração: Ricardo Biloti

Data de Publicação: 31 de Outubro de 2001

Gostaria de fazer uns comentários sobre a dica "vi e awk". Para a turma pro-emacs também há maneiras (mais) fáceis de se fazer, por exemplo, a inserção de um texto no começo de várias linhas. Na verdade podemos inserir, apagar, copiar, mover e preencher colunas com o emacs. Para isso usa-se os comandos do modo "retângulo".

Para manipular de retângulos no emacs primeiro é necessário marcá-lo. Com Ctrl-SPC marcamos o canto superior esquerdo e a posição corrente do cursor (ou ESC-w) define o canto inferior direito.

  Ctrl-x r t insere um texto qualquer em cada linha do retângulo
  Ctrl-x r d apaga o retângulo
  Ctrl-x r k apaga o retângulo, guardando-o para eventuais colagens
  Ctrl-x r y cola o último retângulo apagado com Ctrl-x r k

Há mais comandos para manipular retângulos, mas esses aqui já ajudam muito.

Para comentar algumas linhas de um programa, só precisamos ir a primeira coluna da primeira linha do bloco a ser comentado e marcar essa posição com Ctrl-SPC, ir a última linha primeira coluna do bloco e digitar ESC-w. Agora com Ctrl-x r t inserimos a string //, por exemplo.

Note que não é necessário que o retângulo comece na coluna um, poderíamos ter retângulos começando na última coluna das linhas e assim, por exemplo, inserir um bloco de comentários ao finas de cada linha.

Para saber mais leia a página de info do emacs (basta digitar no terminal info emacs), seção rectangles.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Ricardo Biloti