De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Gnu Linux - Preenchimento Automático de Caminhos de Diretorios e Comandos

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 03 de Março de 2000

Hoje e aniversario da Dicas-L. Tres anos na luta :) Foram ate hoje 859 dicas enviadas, 235.868 palavras escritas e 7735 assinantes.

E mais uma dica para voces...


Linux: Preenchimento Automático de Caminhos de Diretorios e Comandos

Outra característica bastante útil da shell padrão do Linux, `bash', é o preenchimento automático. Para ir ao diretório /usr/local/src, podemos fazer da seguinte forma

  $ cd /u[TAB]/lo[TAB]/g[TAB]

Sempre que pressionarmos a tecla [TAB] o sistema automaticamente preencherá o nome do diretório para nós, desde é claro que não hajam conflitos. As teclas pressionadas acima nos levarão ao diretório /usr/local/games. Note que para irmos ao diretório `local' precisamos digitar as letras lo', isto por que em/usr' existem os diretórios lib',libexec' e local'. Ao digitarmos a segunda letra,o', temos então um nome único e o sistema completa o restante. Se digitarmos a letra i', precisamos ir mais além, poislib' e `libexec' somente se diferenciam a partir da quarta letra.

Sempre que houver algum conflito, o sistema emitirá um ruído sonoro nos alertando que não foi possível completar o nome digitado. Se insistirmos pressionando novamente a tecla [TAB], o sistema nos exibirá as opções existentes:

  $ cd l[TAB][TAB]
  lib      libexec  local   

Escolhemos então a letra conveniente que permita o preenchimento adequado do caminho desejado.

Esta facilidade além de economizar tempo nos economiza também os nossos braços, ombros, pescoço e saúde. Quanto menos digitarmos melhor. Não se esqueçam da L.E.R (Lesão por Esforços Repetitivos).

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida