De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 30 de Junho de 1997
Como noticiado recentemente, todas as dicas veiculadas na lista Dicas-L e mais alguns serviços, foram disponibilizados na Web.
Toda a criação de arquivos html, atualização de páginas, o envio das mensagens, etc, foi automatizada através de alguns scripts.
No começo de tudo está o mais importante, a dica em si. Os arquivos que contêm as dicas são denominados como
yymmdd.src
onde yy designa o ano, mm o mês e dd o dia do mês. O sufixo "src" indica ser este o arquivo fonte, a partir do qual todos os demais serão derivados. O arquivo fonte (sufixo src) contêm algumas diretivas que são convertidas para diretivas html. São suportadas hoje as seguintes diretivas:
O carácter "~" indica um parágrafo de título (diretiva <H1> do html).= O caráter "." indica o começo de um parágrafo (<P>) Os carácteres ".." e ";;" indicam o começo e fim do uso de carácteres pré-formatados (<PRE> e </PRE> respectivamente). E finalmente, a string "--" indica uma linha horizontal (diretiva <HR> O arquivo fonte é editado e a partir dele são criados os arquivos html (yymmdd.html), um arquivo doc (yymmdd.doc) que é semelhante ao original e contêm toda a acentuação e que teve todas as diretivas para conversão para html removidas, e finalmente, um arquivo de extensão txt (yymmdd.txt), que é exatamente igual ao arquivo de extensão .doc, porém com a diferença que todos os acentos foram removidos. O arquivo com extensão .txt é o arquivo que é enviado aos assinantes da lista (alguns mailers não conseguem tratar de maneira correta mensagens que contenham caracteres acentuados). Na dica de amanhã (01/07/97) serão analisados os arquivos de trabalho e a shell script que efetua todas estas tarefas.
Bastard Operator From Updated: Tuesday 14 November 1995 BOFH © 1990-1995 by Simon Travaglia and Datamation. All rights reserved.
So the second engineer rolls up, but the FedEx man has been and gone, so he misses out altogether.
This guy's a techno, (you can tell by the tie) but he's smart (no grazes), so I'm going to have to be wary.
"What's the problem?" he asks, in a business-like manner.
"It's the Model Three" I say (what the hell, it worked before)
"What the f*ck's a model three?" he asks confused.
He could be just testing me, but I decide to come clean. He doesn't notice so I just walk funny for a couple of minutes and then show him the terminal that I'd poured the iron filings into.
"It just went dead!" I say (having previously vacuumed the iron filings up, of course)
So anyway, he gets to work opening the cover and making board replacement noises. I decide to help and point out a fuse that's blown on the power supply board.
"Oh, I haven't got the parts for that - I've only got a replacement board." he says in a confused manner. "Which one was the fuse again?"
I point it out to him.
"Wow! And what does it do again? You know, I've been working at the same place for 6 years, and I've never seen one of those fuse thingys. It's amazing what you learn isn't it?!"
"What are you again?" I ask, already suspecting the answer
"Chief Engineer"
Thought so.
"Say, do you know anything about waffle irons?"
"A little..."
Click!Fzzzzzzeeet!Clunk