HISTÓRICO TCP/IP


NOTAS

A plataforma TCP/IP surgiu através dos trabalhos do DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) dos Estados Unidos, em meados da década de 70, constituindo a ARPANET, que mais tarde se desmembrou em ARPANET, para pesquisa, e MILNET, para instituições militares.

Para encorajar os pesquisadores universitários a adotar o TCPIP, o DARPA fez uma implementação de baixo custo, integrando-o ao UNIX da Universidade de Berkeley (BSD) já em uso em todas as universidades americanas. Além disso, teve-se o cuidado de definir aplicações de rede similares às já conhecidas em Unix, como rusers e rcp.

Mais tarde a NSF (National Science Foundation) estimulou o seu crescimento criando a NSFNET, que ligava centros de supercomputação espalhados por todo o país, numa rede de longa distância, também com os protocolos TCP/IP.

Existe um grupo chamado IAB (Internet Activities Board) que coordena os esforços de pesquisa na área, através de vários grupos de trabalho.

A documentação dos trabalhos, propostas para novos protocolos ou alteração de outros já existentes é feita através de artigos conhecidos como RFCs (Request for Comments). Propostas ainda em estudos são chamadas de IEN (Internet Engineering Notes) ou Internet Drafts.

Tanto as RFCs quanto as IENs são numeradas sequencialmente e em ordem cronológica. São distribuídas pelo SRI-NIC, órgão que executa várias tarefas administrativas na INTERNET.

Centro de Computação
UNICAMP
© Rubens Queiroz de Almeida