você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Concurso de porte e performance Linaro

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 06 de Outubro de 2014

Nos últimos dias tive a oportunidade de conversar bastante com o Jon "maddog" Hall, velho conhecido de toda a comunidade de software livre. Através das apresentações que ele fez e de vários bate-papos informais, conheci mais sobre o concurso promovido pela Linaro, envolvendo o porte de módulos do kernel Linux para a arquitetura ARM de 64 bits e a melhoria da performance desses módulos.

Para quem não sabe, a Linaro é uma associação formada pelos fabricantes dos chips ARM que visa, dentre outras coisas, coordenar os trabalhos de todos os desenvolvedores, atuando como uma frente única quando da submissão de patches (melhorias, correções de erros) para o kernel Linux.

O concurso implica na seleção, por parte do participante, de um dos módulos do Linux que ainda contenha código em assembly (cerca de 1400) e que esse código seja, ou reescrito em uma linguagem de alto nível para que seja compilado para a arquitetura ARM, ou que seja reescrito para o assembly do ARM. Só por fazer o porte de um módulo, o participante já ganha uma bonita camisa polo e uma entrada no concurso que pode levá-lo a uma reunião com os desenvolvedores da Linaro. Caso consiga uma melhoria de performance, as chances de ganhar a viagem, com tudo pago, para essas reuniões, aumentam.

Agora, independente das premiações, o simples fato de adicionar uma contribuição ao kernel Linux a seu currículo, contribuindo com a comunidade, já é algo bastante importante. Lembre-se que estamos falando de software livre e que toda a contribuição é muito apreciada.

Como nem todos programam em assembly, resolvi disponibilizar as partes de meu novo livro sobre Sistemas Operacionais (ainda em elaboração, para a editora Novatec) que introduzem a linguagem assembly através da depuração de um bootloader com o QEMU e o gdb, ferramentas essenciais no porte de aplicações do Linux para múltiplas plataformas. Essas partes foram reunidas em um livreto que podem ser acessado nesse link.

Agradeço toda e qualquer sugestão para a melhoria do texto e a continuidade da elaboração do livro e espero que isso funcione como um incentivo para que mais gente se envolva na contribuição para o desenvolvimento do software livre.

Leia mais:

Concurso Linaro

Conheça o livro "Scrum: Guia Prático para Projetos Ágeis", de autoria de Cesar Brod

Resenha: O maior desafio desta obra é tornar-se um livro de cabeceira e referência simultaneamente. A expectativa do autor é a de que os leitores o leiam de cabo a rabo e, ao final, o guardem na biblioteca pública de sua preferência para que ele esteja ao seu alcance e ao alcance de todos os demais que, por qualquer razão, não pagaram por ele.

O livro não discute se o Scrum é um processo de engenharia, um método ágil ou um conjunto de ferramentas. O Scrum é uma atitude. Aqui você encontrará histórias sobre o Scrum e métodos ágeis, começando por suas origens, suas aplicações, sempre ilustrando com casos práticos de uso. Várias referências serão apontadas (algumas escritas pelo próprio autor, outras em parceria com Joice Käfer), muitas mais ou menos acadêmicas, para enriquecer a experiência do leitor, mas apenas como acessórios à leitura deste livro.

Em resumo, aqui você encontrará história, contextualização, aplicação, método e documentação. Não espere encontrar burocracia, chatice e opressão. Todo método deve ser divertido. Qualquer livro deve ser prazeroso. Temos plena consciência dos excelentes competidores na prateleira a seu lado, atraindo sua visão.

Downloads

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod