você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Scrum, para o infinito e além!

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 23 de Abril de 2013

Acabo de ler um texto recente (17 de abril de 2013) de Geoffrey Etwein sobre a expansão do Scrum para além da Tecnologia da Informação. Geoffrey divide a história do Scrum em três Sprints:

  • O primeiro sprint, entre 1950 e 2001, quando os pioneiros começaram a experimentar novas práticas para atacar problemas não solucionados por metodologias clássicas de desenvolvimento. Geoffrey cita Jeff Sutherland, Jeff McKenna e Mike Cohn dentre esses pioneiros. Incluo nessa lista Fred Brooks Jr., que em seu livro O Mítico Homem-Mês já apresentou várias ideias que viriam, depois, a ser consideradas basais para o desenvolvimento ágil.

  • O segundo sprint, de 2001 em diante, tem seu marco no Manifesto Ágil, quando os praticantes das novas metodologias passam a trocar, de forma mais constante e consistente, informações entre si e colocam o foco do desenvolvimento na relação humana entre clientes e equipes de desenvolvimento.

  • O terceiro sprint, iniciado nos dias de hoje, leva o Scrum além do desenvolvimento de software e da tecnologia da informação, através da adoção de seus ritos e artefatos em qualquer tipo de projeto. Aqui, Geoffrey cita a Wikispeed, empresa de prototipagem de automóveis que respeitam o meio ambiente, formada por um grupo de voluntários.

Foi bastante interessante ler isso hoje, logo após eu ter ministrado uma oficina de Scrum para os gestores de projeto da Aiesec Porto Alegre no dia 20 de abril. Uma pena que eu não tinha, na ocasião, esse artigo em mãos, pois uma das conversas ao final da oficina foi, justamente, a aplicação do Scrum em projetos sociais dos mais variados tipos, como os muitos tocados pela gente boa da Aiesec.

Em 2007 eu escrevi uma série de artigos propondo o uso do Scrum para o planejamento estratégico das empresas e, de fato, começamos a utilizar essa metodologia em nosso próprio planejamento a partir daí. Foi minha primeira experiência com o Scrum fora do desenvolvimento de software mas, ainda assim, dentro de uma empresa de TI. O pessoal da Aiesec, porém, concedeu-me a honra de vislumbrar o quanto o Scrum pode ser útil, muito além de qualquer coisa que eu pudesse ter imaginado. Ouso dizer que a Aiesec vai ter muito a ver com o "terceiro sprint" visualizado pelo Geoffrey Etwein. É só esperar para ver!

Aiesecers, acho vocês o máximo!

Tudo o que falei na oficina para os gestores de projeto da Aiesec Porto Alegre

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod