você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Portais Corporativos 13 - O que mais?

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 22 de Outubro de 2007

Este é, literalmente, um assunto sem fim. O cenário da Web é novo, há muito o que se aprender sobre o que já existe. Além disto, é um cenário tão mutável que é preciso manter a atenção nas tendências, no que ainda pode acontecer. Os usuários da Internet, as pessoas que visitam o seu portal, são cada vez mais exigentes. Exigentes a ponto de, elas mesmas, escolherem "pedaços" de portais daqui e dali para montarem aquilo que elas querem ver na sua tela. Sua empresa não está só competindo com seus concorrentes, mas também pela parcela de atenção de seus clientes na Internet. Por isto, é melhor oferecer a eles ferramentas que valorizem o pequeno espaço que você pode ter. Corre-se o risco agora de voltar à sopa de letrinhas, mas certifique-se que seu portal oferece a seus clientes a possibilidade de acessar parcelas dele como se o cortassem em uma linha pontilhada (RSS é o nome da tecnologia que permite isto). Você ainda vai ouvir falar muito de Mashup, a miscelânea de informações montada quase como um quebra-cabeças pelos que acessam a Web, não como você imagina, mas como cada um deseja, no leiaute em que cada um deseja.

Você pode também querer identificar o usuário de seu portal com um nome e uma senha, mas saiba que, cada vez mais, as pessoas usarão "identidades eletrônicas" e não vão querer criar uma senha para cada novo portal em que entram. No Brasil, iniciativas como o e-CPF já estão trabalhando para a solução de questões desta natureza.

Você também já deve estar ouvindo falar, muito, de Web 2.0 (algumas aplicações que mencionamos no decorrer destes artigos já estão baseadas neste conceito). Se não ouviu ainda, logo vai ouvir falar da Web 3.0, a Web semântica e inteligente, e termos como "microformatos" começarão a aparecer cada vez mais. Muitas vezes, conceitos assim lembram a história do vendedor do primeiro fax: "Você vai poder usar este aparelho para mandar documentos para qualquer outro que tenha um aparelho igual!", "Mas quem tem um aparelho igual?", perguntou o cliente. Ainda assim, o fax teve uma adoção exponencial. Boas idéias pegam. Mesmo que não consigamos entendê-las completamente, acabaremos por usá-las. Quantos sabem explicar como funciona um fax? Quantos usam, ou já usaram?

Para onde vou agora?

Na construção desta série de artigos e até na migração do portal da Brod Tecnologia para uma nova estrutura, utilizamos uma série de links e referências. A quase totalidade destas referências aparecem em links dentro dos próprios artigos. Aqui, apenas um resumo deles:

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod