você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Agronegócio e Código Aberto - 2

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 16 de Janeiro de 2007

É muito gratificante quando um artigo que escrevo repercute a ponto de incentivar-me a explorar mais o assunto. Melhor ainda quando os próprios leitores contribuem com sugestões que posso tomar por base para seguir adiante. Foi o caso do e-Mail que recebi do Wladimir Pena Camargo que, além de reconhecer que "falta profissionalização e, conseqüentemente, informatização nas propriedades agrícolas", resolveu contribuir para a solução deste problema em sua dissertação para a obtenção de seu título de mestre, ainda em março de 2005.

A dissertação, disponível na íntegra na Internet, não teve fim nela mesma, como infelizmente acontece com muitas boas idéias pelos mais diversos motivos. Ao contrário, resultou em um portal e em um sistema disponibilizado sob a licença GPL.

A primeira vez em que ouvi falar sobre "agricultura de precisão" foi em meados dos anos 90, quando ainda trabalhava na Tandem Computers, hoje uma divisão da HP. Em uma apresentação sobre o futuro da computação de alto desempenho estavam oportunidades associando a rápida avaliação de imagens de satélite e sensores de solo para o máximo aproveitamento de áreas férteis e a rápida ação que permitisse antever e contornar problemas. Lembro que através da análise automatizada de níveis de insolação e umidade do solo, com o uso de sensores, associada a imagens de satélites meteorológicos, seria possível, por exemplo, controlar a irrigação de um imenso parreiral, garantindo a quantidade ideal de açúcar nas uvas a serem usadas na produção de vinho. Obviamente, toda esta infra-estrutura requer uma quantidade considerável de investimento não só em softwares e equipamentos, mas também em recursos humanos especializados, o que só permite que seja utilizada por grandes produtores agrícolas.

A proposta de Camargo é, com a utilização de uma série de softwares existentes em código aberto e o desenvolvimento de outros novos, permitir que os benefícios da agricultura de precisão estejam ao alcance de todos. Um protótipo foi possível através do desenvolvimento de um ambiente web, onde o usuário interage graficamente com mapas que refletem a produção agrícola diretamente através de um navegador (browser) comum, sem a necessidade de instalação de novos softwares. Esta interação pode ocorrer na forma da simples obtenção e análise de dados, mas também na inserção de elementos de informação e controle.

Certamente, este é outro projeto em código aberto que merece a atenção daqueles que buscam melhorar a produtividade, com respeito ao meio ambiente, de um setor absolutamente importante para a economia de nosso país.

Para mais informações, visite o site do projeto Open Precision Farming.

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod