De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


XTerm - Configuração do Texto na Barra de Topo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de Janeiro de 2001

É possível configurar a barra de topo de uma aplicação Xterm de várias formas. Para administradores de sistemas que frequentemente trabalham em vários computadores simultaneamente, é interessante saber onde se encontra.

Na shell Bash, padrão na maioria dos sistemas GNU/Linux, isto pode ser feito definindo a variável de ambiente PROMPT_COMMAND:

export PROMPT_COMMAND='echo -ne "\033]0;${USER}@${HOSTNAME}: ${PWD}\007"'

O comando acima irá exibir na barra de topo de topo algo do tipo usuario@hostname: diretório. \033 representa o código para a tecla [ESC] e \007 significa o apito (BELL).

A definição desta variável de ambiente pode ser incluída no arquivo .bashrc (definição individual) ou em /etc/bashrc, onde então se aplicará a todos os usuários do sistema.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida