De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


WebCam no Ubuntu ou Debian

Colaboração: Ribamar FS

Data de Publicação: 18 de Julho de 2008

Tenho um Notebook Acer Aspire 5610, que vem com WebCam. Ele vem com o Windows XP e instalei o Ubuntu no mesmo.

Acontece que com pouco tempo a webcam parou de funcionar no XP (no ubuntu não funcionou por padrão e tive que desabilitar sua detecção para evitar alguns erros). Com o tempo não suportava mais esperar pelo boot do XP (carga de anti-virus, firewall, anti-spy, etc) e passei a usar somente o Ubuntu, assim como no desktop de casa. Em busca sobre o problema da wecam na Internet o que encontrei foi que o problema foi gerado por atualizações incompatíveis do XP.

Detalhe: o suporte do Acer foi uma negação, tanto o nacional quanto o Internacional. A máquina muito boa, mas o suporte zero ou menos.

Como passei a usar somente o Ubuntu e acreditando na força da comunidade open source fiz uma pequena busca sobre o uso de webcam com ubuntu. Rapidamente encontrei uma solução que tanto funcionou na webcam do meu Acer quanto numa que tenho no desktop. Veja a simples solução:

sudo su

echo "deb http://blognux.free.fr/ubuntu hardy main" >> /etc/apt/sources.list

echo "deb-src http://blognux.free.fr/ubuntu hardy main" >> /etc/apt/sources.list

sudo apt-get update
sudo apt-get install easycam2

Execute Aplicações - Acessórios - EasyCam2 para a instalação.

Para usar veja o outro item instalado:

Aplicações - Gráficos - Cheese



Veja a relação completa dos artigos de Ribamar FS