De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


vi - uso de abreviações

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 17 de Novembro de 1999

O editor de textos vi possui um recurso muito útil que permite abreviar textos. Por exemplo, é possível configurar o vi para que ao se digitar rqa o texto seja expandido para Rubens Queiroz de Almeida. Ou ainda, ao digitar, mrqa, se expanda para mailto:queiroz@unicamp.br.

Isto é bastante simples de se fazer. Basta editar o arquivo .exrc e incluir linhas do tipo:

ab rqa Rubens Queiroz de Almeida
ab mrqa mailto:queiroz@unicamp.br

Além disto você pode incluir textos em múltiplas linhas. Basta inserir no ponto onde será feita a quebra de linha o caracter ^M. Por exemplo:

ab vc --^MVocabulary Help

Esta abreviação eu uso frequentemente em outra lista que mantenho, chamada EFR (English For Reading). A lista envia diariamente uma piada ou citação em inglês com comentários sobre as palavras mais difíceis. Para simplificar a minha vida eu criei esta abreviação de forma que quando digito "vc" tenho

 --
 Vocabulary Help

Então, pense em seus hábitos de digitação e crie algumas abreviações para lhe ajudar. Economize toques e dê um descanso aos seus dedos, pulso, braço, etc.

Para quem se interessar, para assinar a lista efr basta enviar uma mensagem vazia para <efr2-subscribe (a) yahoogroups com>



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida