De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Vários servidores a partir de um único IP

Colaboração: Charles Roberto Pilger

Data de Publicação: 08 de Maio de 1998

Nao sei se aqui no Brasil se costuma registrar "alias" para um endereco IP, mas tenho aqui uma rotina que permite que um unico endereco IP seja utilizado para abrigar varios nomes de dominios diferentes. Ela usa de forma combinada os recursos de SSI (server side include) e de programacao perl.

Primeiro, cria-se um script simples para identificacao do nome de dominio que está sendo acessado, utilizando a variavel de sistema SERVER_URL:

  
  #!/usr/local/bin/perl
  
  # Nome do arquivo: alias.pl
  
  $servidor = $ENV{'SERVER_URL'};
  if ($servidor EQ 'http://www.servidor.com.br') {
    $arquivo = 'servidor.htm';
  } elsif ($servidor EQ 'http://www.alias_do_servidor.com.br') {
    $arquivo = álias_do_servidor.htm';
  } else {
    $arquivo = "menu_ip.htm";
  }
  
  open(FILE, $arquivo);
  print <FILE>;
  close(FILE);
  
  # Fim do script

Criado o script e definido o nome do servidor e do(s) alias de forma correta, cria-se um arquivo index.shtml, com o seguinte conteudo:

  
  <!--#exec cmd="./alias.pl"-->        

Repare que aqui o arquivo alias.pl encontra-se no mesmo diretorio que as demais paginas. Nao há problemas em colocar este arquivo em outro local, desde que a variavel $arquivo aponte de forma correta para o arquivo indice do nome do site. Assim, se o servidor que voce utiliza obriga que apenas arquivos situados no diretorio /cgi-bin tem status de execucao, nao há problemas.

Detalhe importante: seu webserver deverá estar configurado para dar preferencia a arquivos index.shtml dentro de subdiretorios. Se nao for possivel configura-lo, uma solucao é criar um arquivo index.htm (ou default.htm) com uma meta tag que faca com que o navegador automaticamente 'salté para a pagina index.shtml. Mais: usuarios de servidores baseados em solucao Microsoft (IIS) tambem podem fazer uso desse recurso, renomeando o arquivo para index.stm.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Charles Roberto Pilger