De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Transparent Proxying (Continuação)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 19 de Agosto de 1998

A dica sobre "Transparent Proxying" suscitou bastante interesse. Uma das perguntas foi a possibilidade de implementação desta facilidade utilizando-se equipamentos da CISCO. Eu não fiz uma pesquisa sobre produtos da CISCO sobre este assunto. Fiz algumas perguntas para alguns especialistas e a resposta que obtive foi de que a CISCO, é claro, oferece uma solução comercial, que custa por volta de uns U$ 20.000,00. Por este valor dá para comprar um supermicro, com montes de disco, instalar Linux ou FreeBSD e o filtro de IP e possivelmente ainda sair ganhando, tanto em performance quanto em custo.

Hoje em dia, com as solucoes de dominio publico, da para fazer coisas simplesmente inacreditaveis. Quem quiser saber o que anda acontecendo neste mundo, deve dar uma olhada http://www.linux.org/projects/index.html. Para o FreeBSD a pagina e http://www.freebsd.org/projects/projects.html.

So de olhar para estas paginas voce pode economizar muito dinheiro, tanto para voce como para a empresa em que voce trabalha. Quem sabe sobra algum para aumentarem o seu salario? :)

Voltando ao "transparent proxying", e claro que as opinioes podem divergir neste assunto. Quem se tiver mais informacoes, por favor me envie (<queiroz (a) unicamp br>) que eu me encarrego de fazer uma compilacao e distribuir para a lista.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida