De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Tamanho do fonte em Xterm (Unix)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 31 de Agosto de 1999

Antes da dica de hoje, apenas um lembrete. Devido à mudança do servidor Web do Centro de Computação da Unicamp, o material da palestra "O Futuro do Linux" encontra-se em http://www.dicas-l.com.br/Palestras/Futuro-do-Linux

Agora, a dica ... :)

O fonte padrão utilizado para o programa xterm geralmente é muito pequeno, quase ilegível. Para aumentar o tamanho do fonte, posicionar o mouse sobre a janela do xterm e pressionar o botão direito do mouse juntamente com a tecla [CTRL]. Aparecerá então um menu onde serão apresentadas diversas opções para redimensionamento do tamanho da fonte utilizada. Eu prefiro o maior valor, "HUGE".

Outra opção é invocar o xterm já com seu fonte preferido. Para isto digitar:

xterm -fn 12x24 &

A flag "-fn" significa "font name". O fonte 12x24 é o meu favorito. É bastante grande e legível. Existem centenas de fontes disponíveis. Para ver a lista completa utilize o comando xlsfonts.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida