De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Suspensão de processos

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de Fevereiro de 1998

Quando se é administrador de sistemas, não é conveniente trabalhar-se diretamente na conta do super usuário (root). Eventuais erros têm consequências muito mais trágicas quando quem erra é o usuário root.

Mas também não se pode negar que é aborrecido dar o comando "su -" todas as horas em que se precisa realizar uma tarefa que requeira privilégios.

Uma maneira fácil de se contornar este problema é colocar o processo "su -" em background quando não se necessitar mais dos privilégios.

xyz % /bin/su -
Password:
xyz # 
xyz # suspend
stopped
xyz % fg
/bin/su
foo 3#

Antes que alguém reclame, esta facilidade não funciona em todos os sistemas operacionais. Eu testei apenas em ambientes Solaris e FreeBSD. Em FreeBSD não funciona (ainda) e em Solaris não tem problema.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida