De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Daniel Cardoso Alves
Data de Publicação: 21 de Novembro de 2007
Há mais ou menos 2 meses instalei meu linux preferido (Slackware) em um notebook IBM Evo 610c e desde então percebi que o cooler do notebook não estava funcionando. E isto era um transtorno, claro. Em dias quentes nem podia pensar em usá-lo. Foram dois longos meses procurando uma resposta para o problema. Postei o meu problema em diversos fóruns e não Obtive respostas.
Como todos sabem os notebook costumam desativar seus periféricos para economia de energia e então imaginei que poderia ser algo desativado, então alterei a BIOS para deixar tudo ativado e ainda não funcionou.
Hoje em mais uma das minhas tentativas eu instalei o acpitool, e ele não funcinou pois estava desativado ainda o que era preciso para o meu cooler rodar. Mas foi através desta ferramenta que eu tive uma idéia. Quando rodei o comando "acpitool" apareceu a linha:
Thermal info : < not available>
Foi ai que pensei: "Será que existe algum módulo thermal?". Claro que fui testar. Logo que digitei "modprobe thermal" meu cooler começou a rodar.
Resumindo: Durante a inicialização do Slackware 12 no meu notebook, os "medidores de temperatura" não tiveram seus modulos carregados e a temperatura estava sempre igual a zero, então o sistema desabilitava o cooler para economizar energia. Portanto se você tem um problema parecido tente carregar estes módulos com o comando:
modprobe thermal
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários (1)
Passados 18 anos da publicação, parabéns em 2025!