De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Sincronismo de processos assíncronos com named pipes

Colaboração: Júlio Cezar Neves

Data de Publicação: 29 de janeiro de 2018

Vamos falar hoje em named pipes. Você sabia que pode sincronizar 2 ou mais processos assíncronos, trocando informações entre eles usando esta técnica? Deixa eu te mostrar: abra 2 terminais no mesmo diretório e em um deles faça:

$ mkfifo paipi
$ ls -l paipi
prw-r--r-- 1 julio julio 0 Nov  4 18:08 paipi

Viu!? É um arquivo do tipo p e se o seu ls for colorido, verá que seu nome tem uma cor de burro quando foge. Agora em um terminal escreva:

 cat paipi 

Calma, não se desespere! Ele não congelou (pinguim não congela, janelas congelam ;), ele está ouvindo uma ponta do named pipe, esperando que se fale algo na outra ponta. Então vamos para o outro terminal para falar. Redirecione qualquer saída para o named pipe que ela "miraculosamente" aparecerá no primeiro terminal, que a esta altura já não terá aparência de "congelado". Por exemplo, faça:

ls -l > paipi

E dessa forma podemos trocar dados entre 2 processos. Genial, não é?

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Júlio Cezar Neves