De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Seti@home agora é BOINC

Colaboração: Marcio Merlone

Data de Publicação: 27 de Junho de 2006

Há muito tempo participo do programa Seti@home, mas ultimamente estava meio esquecido do projeto. Recentemente quis novamente instalar e rodar o aplicativo de computação distribuída e resolvi ver se havia alguma novidade além daquele instalador que já está comigo há anos. Para minha surpresa o projeto cresceu, passou a se chamar BOINC (Berkeley Open Infrastructure for Network Computing) e pode ser utilizado para outros cálculos além de procurar sinais de inteligência fora de nosso planeta. Também é possível agora participar de projetos de descobrimento de novas proteínas, aceleração de micro-partículas, descoberta de curas de doenças e muito mais. Também fizeram um upgrade no visual do screensaver :)

Atualmente são estes os projetos para os quais podemos emprestar processamento ocioso de nossas estações:

  • Quantum Monte Carlo at Home
  • Rosetta@home
  • LHC@home
  • Climateprediction.net
  • BBC Climate Change Experiment
  • Seasonal Attribution Project
  • Predictor@home
  • SETI@home
  • World Community Grid
  • SZTAKI Desktop Grid
  • Einstein@home
  • SIMAP

Ao acessarmos a home-page do BOINC em:

http://boinc.berkeley.edu/

temos a lista destes projetos e sua descrição em uma interface web muito limpa e direta. Lá também encontramos o link para download do cliente em versões binário e fonte para as plataformas Windows, Linux, Mac e Solaris/SPARC. Também há link para download de clientes alternativos para várias outras plataformas.

Este me parece um ótimo exemplo de trabalho em comunidade que se encontra um nível acima da disputa de plataformas e seus xiitismos, onde seus benefícios tornam as opiniões praticamente unânimes.


Xen 3.0.2 (+ Debian e LVM): Tutorial atualizado

Fonte: Notícias Linux

O Xen é um "monitor" que permite a utilização de diversas máquinas virtuais, simultaneamente, a um custo computacional extremamente baixo em relação aos seus similares. É uma excelente opção para quem, por exemplo, deseja trocar várias máquinas servidoras antigas e com pouco hardware por um único computador com um bom processador e memória. É possível, por exemplo, dizer a quantidade de memória que cada máquina virtual poderá consumir.

O tutorial Debian Sarge + Xen 3.0 + LVM + ReiserFS, disponível em http://www.eriberto.pro.br/xen , foi atualizado em 21 de junho de 2006. A nova versão (v1.3) está trazendo algumas correções e várias novidades.

Postada por: Eriberto <<eriberto NOSPAM (a) eriberto pro br>>

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1150944836.html#comentarios

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Marcio Merlone