De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Search for Extraterrestrial Intelligence - SETI

Colaboração: Anchises M. G. de Paula

Data de Publicação: 21 de Julho de 1999

O instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) desenvolveu um software que permite aos internautas ajudarem na busca por inteligências extra-terrestres. A idéia é simples: usar a capacidade ociosa de milhares de desktops, no mundo todo, para analisar os sinais de rádio vindos das mais distantes galáxias, coletados pelo Radio Telescópio Arecibo.

Para ajudar o nessa tarefa, basta abaixar um protetor de tela, chamado de Seti@home, disponível no web site deles: http://setiathome.ssl.berkeley.edu/ Depois de instalá-lo, o programa pede que você se registre nos computadores do instituto e depois puxa um pacote de dados para começar a análise (cerca de 250 kilobytes, correspondentes a uma faixa de freqüência de rádio de 10 kilohertz). Uma vez estando o micro ocioso, o Seti@home vai começar a analisar os dados do pacote recebido. Quando terminar, ele envia as análises de volta ao instituto e pega outro bloco, enquanto milhares de outros computadores também estarão fazendo o mesmo. No site deles você pode ver também estatísticas do andamento da análise, como quantos micros estão participando, etc. O projeto deve durar cerca de 2 anos. O software está disponível para Windows, Mac e Unix.



Veja a relação completa dos artigos de Anchises M. G. de Paula