De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Script para fazer backup da pasta de usuário em sistemas GNU/Linux sem copiar os arquivos ocultos.

Colaboração: Mário Jorge Limeira dos Santos

Data de Publicação: 09 de dezembro de 2013

Para quem quer fazer backup da pasta home do usuário no seu sistema GNU/Linux pela linha de comando, o código abaixo é uma das formas de copiar todos os arquivos não ocultos (que não comecem com "." (ponto)) do diretório home do usuário para outro qualquer:

  #!/bin/bash
  ls > listagem.txt
  read -p "Informe o diretório de destino: " destino
  while read linha
  do
  cp -vr "$linha" $destino
  done < listagem.txt

Basta copiá-lo para um arquivo texto, por exemplo "copia.sh", tornar o arquivo executável:

  #chmod +x copia.sh

E executá-lo dentro da pasta que você quer que os arquivos sejam copiados:

  #./copia.sh

O script irá pedir que o usuário informe o diretório de destino. Basta informá-lo, teclar "ENTER" e esperar a cópia terminar.

Caso se deseje copiar também os arquivos ocultos, basta acrescentar a opção "-a" na linha 2 do script depois do comando ``"ls". Para quem faz backups constantes do diretório home ou de qualquer outro diretório, pode-se utilizar a opção "u" no comando "cp" da linha 6 do script para que sejam copiados apenas os arquivos novos ou que foram atualizados depois do último backup.

Mário é Analista de T.I. do IFCE, usuário e apoiador de Software livres há quase 10 anos. Perfil do LinkedIn: br.linkedin.com/in/mariojsantos/

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Mário Jorge Limeira dos Santos