De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Restrição de Acesso a Computadores

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de Maio de 1997

Para impedir que usuários acessem o sistema durante horários de manutenção programada, ou qualquer outra razão, a maioria dos sistemas Unix oferece um recurso bastante simples.

Basta criar um arquivo denominado /etc/nologin e qualquer usuário, à exceção do usuário root, terá seu acesso ao sistema bloqueado.

É conveniente que o administrador coloque uma mensagem dentro deste arquivo justificando o bloqueio de acesso e o horário estimado para retorno às atividades normais. Esta mensagem será exibida sempre que algum usuário tente acessar o sistema.

Caso o arquivo /etc/nologin esteja vazio, o usuário simplesmente terá o seu acesso bloqueado sem nenhuma explicação, o que poderá gerar telefonemas (irados ?) à operação de computadores ou ao suporte de sistemas, o que ninguém deseja :-)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida