De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Removendo botão "hibernar" do Gnome em terminais gráficos

Colaboração: Rogério Acquadro

Data de Publicação: 01 de Dezembro de 2006

Recentemente me deparei com um enorme problema ao montar um servidor de terminais gráficos. Um usuário em um terminal gráfico (ou thin client) era capaz de colocar o servidor em hibernação. A opção estava disponível na caixa que se abre quando se clica no botão de logout.

Procurando documentação na Internet, encontrei um site que relatava o mesmo problema e trazia uma solução. Criar um arquivo ~/.gnomerc e acrescentar a seguinte linha:

export LTSP_CLIENT=1

Realmente, essa solução funcionou e o botão de hibernação sumiu do controle do usuário. Mas eu não posso simplesmente criar um .gnomerc para cada usuário. E se eu tiver uma centena de usuários? Deve haver uma maneira de fazer isso para o sistema todo de uma só vez!

Para fazer isso, basta acrescentar a mesma linha no arquivo /etc/X11/Xsession.d/55gnome-session_gnomerc (de preferência, faça isso na primeira linha do arquivo). Dessa maneira, o sistema inteiro reconhecerá a variável e não será mais necessário criar o arquivo individual para cada usuário.

Esta solução foi testada no Ubuntu Edgy 6.10.



Veja a relação completa dos artigos de Rogério Acquadro