De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 29 de Janeiro de 2003
É cada vez mais comum o uso de sistemas GNU/Linux para uso doméstico, em equipamentos desconectados da rede e com um único usuário.
Nestas condições, muitos preferem evitar o trabalho de ter que digitar uma identificação e uma senha.
Existem diversas formas de se fazer isto, porém uma maneira bem interessante está descrita em http://www.linuxgazette.com/issue72/chung.html, em um artigo da Linux Gazette.
O procedimento é bem simples. Basta compilar um pequeno programa e colocá-lo no arquivo /etc/inittab.
autologin.c int main() { execlp( "login", "login", "-f", "queiroz", 0); }
Compile este programa:
# gcc -o autologin autologin.c # cp autologin /usr/local/sbin
No caso, este programa determina que o usuário que terá o login feito automaticamente será queiroz.
Resta agora modificar o arquivo /etc/inittab.
Neste arquivo procure pelas linhas:
#Run gettys in standard runlevels 1:2345:respawn:/sbin/mingetty tty1 2:2345:respawn:/sbin/mingetty tty2 3:2345:respawn:/sbin/mingetty tty3 4:2345:respawn:/sbin/mingetty tty4 5:2345:respawn:/sbin/mingetty tty5 6:2345:respawn:/sbin/mingetty tty6
Vamos agora alterar as definições da tty1 para invocar o programa autologin:
#Run gettys in standard runlevels #1:2345:respawn:/sbin/mingetty tty1 1:2345:respawn:/sbin/agetty -n -l /usr/local/sbin/autologin 38400 tty1 2:2345:respawn:/sbin/mingetty tty2 3:2345:respawn:/sbin/mingetty tty3 4:2345:respawn:/sbin/mingetty tty4 5:2345:respawn:/sbin/mingetty tty5 6:2345:respawn:/sbin/mingetty tty6
Estamos modificando apenas a entrada para tty1. As demais continuam inalteradas. O programa mingetty também é substituido visto que não suporta praticamente nenhuma alteração. O programa agetty (Alternative Linux Getty), suporta as diretivas -l (programa a ser invocado em substituição ao programa /bin/login) e -n (não apresentar o prompt de login na tela).
O arquivo .bash_profile do usuário que terá o login feito automaticamente (queiroz) deverá conter as seguintes linhas para ativação do ambiente gráfico:
if [ -z "$DISPLAY" ] && [ $(tty) == /dev/tty1 ]; then startx fi
A última providência a ser tomada é desabilitar o gerenciador gráfico de login (xdm ou gdm). Para isto, também no arquivo /etc/inittab, comente as seguintes linhas:
# Run xdm in runlevel 5 # xdm is now a separate service #x:5:respawn:/etc/X11/prefdm -nodaemon
Só para garantir, na linha
id:5:initdefault:
mude para
id:3:initdefault:
O runlevel (nível de execução) 3 é não gráfico.
Para saber mais sobre níveis de execução leia o artigo Níveis de Execução, que se encontra em http://www.dicas-l.com.br/artigos/linux/linux17-1.shtml
Todos estes comandos foram executados em um sistema RedHat Linux versão 8.0 mas devem funcionar, com ligeiras modificações, em qualquer sistema GNU/Linux.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários