De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


RAD C++ para Linux? Que tal QT Creator?

Colaboração: Franklin Ronald

Data de Publicação: 25 de Março de 2009

A Nokia QT Software liberou o download do QT Creator 1.0. Uma IDE poderosa, simples e muito bem documentada. Seguindo bem a filosofia "Deploy everywhere" o QT Creator funciona muito bem e o framework QT 4 se mostrou muito maduro e abrangente, praticamente tudo que você precisa está lá (aguardo ansiosamente as libs de SOAP da QT, depois de tudo que eu ví, é a única coisa que faz falta atualmente. De resto, está tudo lá!).

Lembrando que não estou dizendo que QT é melhor que GTK. Já que estamos falando de desenvolvimento de software, sabemos que o GTK é apenas um toolkit gráfico, enquanto no QT o tooltik gráfico é apenas uma parte do Framework.

Aconselho aos atuais desenvolvedores de aplicações Desktop darem uma olhada no C++ com QT 4. O binário é nativo (afinal é C++) e a integração do QT é ótima em Windows assim como a QT 4 está magnífica no Linux e no OpenSolaris (agora até o KDE 4 está disponível via IPS).

Meu post sobre o QT Creator:

http://ticorporativa.blogspot.com/2009/03/rad-multiplataforma-e-o-melhor-descente.html

Download do QT Creator:

http://www.qtsoftware.com/developer/qt-creator

Abraço a todos.

Franklin Ronald é desenvolvedor Java EE, SE e ME e mantenedor do blog http://ticorporativa.blogspot.com.


Veja a relação completa dos artigos de Franklin Ronald