De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Quotas de disco no OpenBSD

Colaboração: André Luiz Facina

Data de Publicação: 03 de August de 2008

Quotas de disco são usadas para limitar o espaço disponível para cada usuário utilizar. Isso pode ser muito útil em situações onde possui recursos limitados. Quotas podem ser configuradas por usuário e/ou por grupo.

O primeiro passo para a configuração de quotas é ter certeza que a opção option QUOTA está na configuração do Kernel. Essa opção está por padrão no kernel GENERIC. Depois disso, você precisa marcar no /etc/fstab os sistemas de arquivos que terão as quotas ativas. As opções userquota e groupquota devem ser usadas para marcar cada sistema de arquivos que usarão quotas. Por padrão, os arquivos quota.user e quota.group serão criados na raiz do sistema de arquivos para manter as informações de quotas. Esse padrão pode ser alterado especificando o path e o nome do arquivo com a opção de quota em /etc/fstab, tal como userquota=/var/quotas/quota.user. Aqui é um exemplo do /etc/fstab que tem um sistema de arquivos com userquota ativado e o arquivo de quotas em uma localização não padrão:

  /dev/wd0a / ffs rw,userquota=/var/quotas/quota.user 1 1

Agora vamos setar as quotas dos usuários. Para isso use o utilitário edquota. O uso é simples, apenas edquota < user>. O edquota usa o vi parar editar as quotas, ao menos que a variável de ambiente EDITOR esteja definida para um editor diferente. Um exemplo do edquota:

  # edquota facina

Isso terá uma saida similar a essa:

    Quotas for user facina:
  /: KBytes in use: 62, limits (soft = 0, hard = 0)
        inodes in use: 25, limits (soft = 0, hard = 0)

Para adicionar limites de quota, edite os resultados como esse:

  Quotas for user facina:
  /: KBytes in use: 62, limits (soft = 1000, hard = 1050)
        inodes in use: 25, limits (soft = 0, hard = 0)

Note que a quota alocada é de 1000 blocos. Nesse caso, o softlimit é setado para 1000 e o hardlimit é setado para 1050. Um softlimit é um limite onde o usuário é apenas avisado enquanto o grace period não foi esgotado ou ainda está abaixo do hardlimit. Grace Periods pode ser configurado com a opção -t do comando edquota. Depois que o grace period foi esgotado, o softlimit é tratado como um hardlimit. Isso normalmente resulta em fracasso na gravação.

Agora que as cotas estão configuradas, você precisa ativar as quotas. Para isso use o comando quotaon. Por exemplo:

  # quotaon -a

Com a opção -a ele ativará as quotas em todos os sistemas de arquivos que tenham as opções userquota e groupquota no /etc/fstab. Agora que as quotas estão ativas e em execução, você pode vê-las usando o comando quota. Use quota < user > para obter informações de um usuário. Por exemplo:

  # quota facina

O resultado será:

  Disk quotas for user facina (uid 1001):
     Filesystem  blocks   quota   limit   grace   files   quota   limit   grace
              /      62    1000    1050              27       0       0

Por padrão as quotas setadas em /etc/fstab são inicializadas no boot. Para desligá-las use:

  #quotaoff -a
OpenBSD, secure by default! André Facina é analista de suporte e possui dois anos de experiência com OpenBSD.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de André Luiz Facina