De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Projeto de Web Sites Acessiveis a Deficientes Visuais

Colaboração: Leonardo Couto Chueri

Data de Publicação: 10 de Janeiro de 2000

O uso estrito de HTML como originalmente projetado (pre Netscape e pre Microsoft), ou ainda o HTML 4 + CSS (usando-se os arquivos de estilo em separado) tambem favorece a interpretacao por deficientes visuais. Gravuras para implementar frases com estilisticas e fontes especiais podem ser substituidas por estilos com controle da fonte, corpo etc e permitindo o texto ser armazenado, copiado e ate diminui o tamanho total de arquivos. Enfim mantendo ateh grande controle sobre a editoracao de sua pagina, usando um HTML mais "inteligente" e diga-se tambem mais facil consegue-se uma pagina em que a estilistica (podendo ser facilmente separada) nao perturba a interpretacao pelo deficiente visual.

Sugiro a leitura da http://www.webstandards.org e leitura da documentacao de HTML 4 e CSS 2 na http://www.w3.org

Para exemplo de sites implementados com atenção a deficientes visuais consultar o endereço http://www.prodam.sp.gov.br/acess



Veja a relação completa dos artigos de Leonardo Couto Chueri