De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Postgresql - Ajustes de Performance

Colaboração: Fabio Mengue

Data de Publicação: 24 de Fevereiro de 2003

Encontrei a dica na documentação do postgres. Existe também uma seção dedicada exclusivamente a melhoria de performance.

Basicamente, a dica diz que uma das tarefas mais importantes do administrador do postgres é schedular o comando vacuumdb -a. /Esse comando deve ser executado periodicamente (desde todo dia ate algumas vezes por mes, dependendo do uso das tabelas), quando o postgres estiver com a menor carga possivel. O comando também pode ser usado para adquirir informação sobre os índices que tornam a performance ainda melhor para SELECT's complexos (vacuumdb -a -z).

A execução periodica do vacuumdb é importante pois o postgres guarda seus dados em arquivos binários em disco. Quando acontece um UPDATE ou DELETE, o registro propriamente dito não é alterado; o postgres inclui um novo registro e marca o registro antigo como expirado. Assim, a base cresce sem parar, e torna a pesquisa mais lenta (principalmente nos casos onde o SELECT usa campos que não fazem parte do índice, pois o postgres tem que varrer o arquivo inteiro para formar o resultado).



Veja a relação completa dos artigos de Fabio Mengue