De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


pathname

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de Julho de 1997

Quando se deseja saber onde se encontra determinado programa, o comando which pode ser utilizado. Por exemplo, se eu desejar saber onde se encontra, dentro do path que eu criei, o programa vi, eu posso obter esta informação através do comando:

% which vi
/bin/vi

Este comando irá varrer o path definido na variável de ambiente PATH e irá retornar a primeira ocorrência encontrada. No caso acima, sempre que o comando vi for invocado será executado o programa contido dentro do diretório /bin. Pode ocorrer entretanto de existirem várias versões de um comando dentro do path. Caso eu deseje conhecê-las, o shell script abaixo pode me dar esta informação:

pathname


#!/bin/csh
foreach cmddir ($path)
    if ( -e $cmddir/$1 ) echo " $cmddir/$1"
end

Para cada diretório contido dentro da variável path, será testada a existência do comando fornecido ao ser invocada a shell. Por exemplo:

% pathname vi
        /bin/vi
        /home/queiroz/bin/vi

Ou seja, além do diretório /bin, existe um comando chamado vi também dentro do diretório /home/queiroz/bin.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida