De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


OpenDns

Colaboração: Francisco A Silva

Data de Publicação: 27 de August de 2008

Nas redes que administro, utilizo o squid para controle de acessos e cache dos acessos web. Uma opção interessante para bloqueio e que tenho testado com relativo sucesso juntamente com o squid, é o OpenDns. Basta fazer o cadastro no site www.opendns.org e lá cadastrar sua rede (ip) fixo e colocar o dns 208.67.222.222, 208.67.220.220 como resolvedor da sua rede e pronto. Além do benefício de um dns rápido, o opendns compara todas as requisiçoes a sites de phishing, permite criar alias como mail -> mail.example.com e permite fazer bloqueios de sites baseados em diversas categorias, como Sharing, Dating, Adware, Pornography, Drugs entre outras coisas.

No site, existe um passo a passo que explica inclusive como cadastrar os ips do opendns em servidores, gateways etc. Exceções também podem ser cadastradas, permitindo liberar um site falso positivo.



Veja a relação completa dos artigos de Francisco A Silva