De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


O Linux fala

Colaboração: Moesio Medeiros

Data de Publicação: 01 de Fevereiro de 2005

Reconhecimento e sintetização de voz é o próximo passo para a integração entre o homem e o computador. Desde os antigos TK3000 e Spectrum, computadores com barramento 8 bits, uma geração anterior ao XT, já existia um software chamado SAM Software Automated Mouth, que impressionava por conseguir falar um texto previamente escrito.

Hoje já existem muitas soluções proprietárias para 'entender' o que se diz e transformar tudo isso em comandos de voz. O Freetts, por exemplo, é um pacote desenvolvido em java para sintetizar voz. Assim como ele existem outros como o Festival e o Sphinx.

Para se ter um exemplo pode-se instalar os pacotes ktts (Kde Text to speek), Festival lite para poder ter uma aplicação direta do sintetizador de voz para Linux, e fazer com que um site aberto no Konqueror seja lido parcial ou integralmente, acionando o menu Ferramentas/Speak text.

Para aqueles que usam debian podem usar o apt-get adicionando no /etc/apt/sources.list a linha

— deb http://ftp.acc.umu.se/mirror/mirrors.evilgeniuses.org.uk/debian/backports/woody gnome2.2/

Referências:


Links & Links

Free/Open Source Research Community

Uma grande quantidade de artigos analisando o movimento de código aberto/software livre.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Moesio Medeiros