De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Monitor de Conectividade e Port Mapping Rede (Open-Source) por Hardware

Colaboração: José Ricardo de Oliveira Damico

Data de Publicação: 06 de Agosto de 2007

Pessoal, desenvolvi um novo software open-source (GPL) com um hardware bem simples para monitorar a conectividade de uma rede interna, o acesso da mesma à Internet e fazer a verificação se alguém está mapeando as portas da minha rede. O resultado foi o JScanlogAlert (Aplicação em Java com um hardware conectado na porta paralela). Bem útil para aqueles que tem o seu próprio firewall/roteador em Linux.

A idéia nasceu de uma necessidade de se saber se a minha rede interna estava funcionando, se as pessoas da minha rede interna tinham acesso à Internet e por fim se havia alguém de dentro ou de fora da minha rede rastreando as portas do meu firewall/roteador Linux. Bom existem dezenas de softwares que fazem isso, desde o bom e velho ping até o scanlogd, a diferença é que eu queria um indicador visível sem a necessidade de abrir um terminal e digitar alguma coisa, além disso, eu gostaria que qualquer um pudesse saber essas informações sem ao menos usar o teclado ou o mouse, daí veio a idéia de fazer uma série de leds indicadores conectados a uma porta do computador. Deu certo! Vejam os resultados, façam seus comentários e participem do projeto!

Mais informações podem ser encontradas em:



Veja a relação completa dos artigos de José Ricardo de Oliveira Damico