De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Mensagens Instantâneas no Linux

Colaboração: Fagner Gonçalves

Data de Publicação: 19 de Abril de 2004

Geralmente estes programas são bem suportados em plataforma Windows, pois visam sempre o usuário final. Mas muitas vezes facilitam bastante a comunicação entre membros de um certo grupo, como é o nosso caso, se tornando uma ferramenta bem útil. Assim, como o protocolo para a troca destas mensagens é de conhecimento público, fica fácil aprender a programar os sockets. Com estes recursos ao alcance, desenvolvedores em linux e outros sistemas *NIX têm se empenhado bastante em resolver o problema de comunicação intra-protocolos, ou seja, comunicação entre os diversos protocolos de comunicação existentes.

Assim, desenvolveram um software bastante robusto, chamado GAIM. O GAIM, utiliza as redes dos serviços suportados para se conectar e poder trocar mensagens entre usuários. Desta forma consegue-se trocar mensagens entre usuários de diferentes sistemas operacionais e diferentes serviços, de maneira totalmente integrada.

Este programa, eu tenho testado nos últimos dias, com diversas pessoas, usuárias de diferentes 'programas/protocolos', tendo exibido um excelente desempenho e estabilidade.

A troca de arquivos só é possível entre pessoas que usem o yahoo (meu caso!). Alguns dos protocolos suportados :

  • Yahoo
  • MSN
  • ICQ
  • Gadu-Gadu
  • IRC
  • Mais um monte deles...

Para mais detalhes, visite http://gaim.sourceforge.net/



Veja a relação completa dos artigos de Fagner Gonçalves